Está sendo aguardado para essa semana a assinatura entre a Índia e a Rússia do primeiro de uma série de acordos para o desenvolvimento do novo caça de quinta-geração FGFA de acordo com as exigências futuras da Força Aérea da Índia. Esse primeiro acordo deve ser assinado quando o Primeiro Ministro Vladimir Putin visitar a Índia amanhã, dia 11.
“Nós aguardamos a assinatura desse acordo do desenvolvimento conjunto do design e dos parâmetros técnicos da aeronave FGFA ainda nessa semana,” disseram fontes da empresa United Aircraft Corporation (UAC).
A versão biplace do novo caça multimissão de quinta-geração FGFA para Força Aérea da Índia poderá ser desenvolvida entre a fabricante indiana Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) e a russa Sukhoi Corporation sobre o design do projeto PAK-FA. A Sukhoi faz parte do conglomerado de fabricantes de aeronaves da Rússia UAC.
“A Índia será a única parceira no desenvolvimento do projeto FGFA e os dois lados estão de acordo em compartilhar a renda das vendas dos caças para outros países, tendo em vista os direitos de propriedade intelectual,” disseram as fontes.
O design do FGFA para Força Aérea da Índia seria baseado no caça demonstrador de tecnologia Sukhoi T-50 PAK-FA, o qual após ter feito seu voo inaugural no dia 29 de janeiro está começando uma série de testes.
De acordo com informações locais, o custo do projeto poderia beirar os US$ 10 bilhões e seria compartilhado entre a Índia e a Rússia.
O preço de custo da aeronave deverá ser entre 85 e 100 milhões de dólares e estará disponível no mercado global após a Índia e a Rússia receberem as aeronaves incialmente exigidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação