21/04/2010

EMBRAER REALIZA CORTE DA PRIMEIRA PEÇA DO JATO LEGACY 500

EMBRAER REALIZA CORTE DA PRIMEIRA PEÇA DO JATO LEGACY 500






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EMBRAER REALIZA CORTE DA PRIMEIRA PEÇA DO JATO LEGACY 500

Vôo inaugural da aeronave está programado para o segundo semestre de 2011 São José dos Campos, 20 de abril de 2010 – A Embraer realizou ontem o corte da primeira peça para os programas Legacy 450 e Legacy 500.


Esta peça fabricada pertence ao primeiro protótipo do avião Legacy 500. O evento aconteceu na sede da Empresa em São José dos Campos.


O Legacy 500 tem o primeiro vôo programado para o segundo semestre de 2011.

“O corte da primeira peça do jato executivo Legacy 500 é um importante marco para o progresso do programa”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Temos o forte compromisso de entregar jatos inovadores que ofereçam o melhor desempenho e conforto de suas categorias.

O Legacy 450 e o Legacy 500 são os únicos aviões em seus segmentos que oferecem um sistema completo fly-by-wire e uma cabine de piso plano, com altura de 1,82 metro.”

O primeiro componente fabricado pela Embraer é parte integrante da fuselagem dianteira, ao
qual estão acoplados o radome, o radar e a antena do glideslope.

Ele foi cortado de uma placa de liga de alumínio por uma máquina de usinagem de alta velocidade com cinco eixos.

O processo estava em total integração com a maquete digital, de onde os dados do projeto foram extraídos e convertidos em um programa de controle numérico e, então, carregados no equipamento.

A superfície da peça também foi tratada e verificada com uma máquina de medição coordenada antes de prosseguir ao processo de montagem.


“Projetados com a versão mais recente do software de engenharia CATIA (V5), os programas
Legacy 450 e Legacy 500 são favorecidos pelo uso intensivo de ferramentas de fabricação digital para a produção de peças metálicas e compostos, bem como das simulações de montagem”, disse Artur Coutinho, Vice-Presidente Executivo de Operações da Embraer.

A estrutura principal dos jatos será feita em ligas de alumínio, contendo uma parcela significativa de materiais compostos. Haverá um aumento considerável do uso de robôs no processo produtivo, além da utilização, pela primeira vez na Embraer, da tecnologia de soldagem por atrito e fricção (fricton stir welding), desenvolvida pela TWI, na produção da aeronave.

A Empresa adotará uma estratégia industrial com múltiplas instalações fabris para a produção de peças e estruturas principais dos novos jatos.

As empresas Sonaca, Alestis, Ducommun e Fabricação da primeira peça do Legacy 500 SLCA são as principais fornecedoras de estruturas.

A montagem final, assim como o acabamento e a pintura serão feitos na fábrica de São José dos Campos.

Os conceitos dos jatos Legacy 450 e Legacy 500, das categorias midlight e midsize, foram apresentados em setembro de 2007, durante coletiva de imprensa na 60ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (National Business Aviation Association – NBAA) dos EUA.

O Conselho de Administração da Embraer aprovou oficialmente os programas de desenvolvimento seis meses mais tarde, sendo lançados comercialmente na Conferência e Exposição de Aviação Executiva da Europa (EBACE), em maio de 2008, em Genebra, Suíça.

Atualmente, mais de 650 empregados da Embraer estão totalmente envolvidos no desenvolvimento destes dois novos jatos.

Sobre os jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500

O Legacy 450 e o Legacy 500, das categorias midlight e midsize, estabeleceram novos paradigmas em suas respectivas categorias.

Marca alemã BMW ja efetua a customização da cabine dos jatos Phenom 100 & 300 bem como o Legacy 600 e 450.



Os interiores foram projetados em parceria com a BMW Group DesignworksUSA e oferece espaço e estilo inigualáveis.

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Estas aeronaves terão a maior cabine e o melhor isolamento acústico das suas classes.

Piso plano, altura de cabine de 1,82 metro, ótima pressurização e toalete a vácuo são outras características de destaque que complementam o desempenho superior e os baixos custos operacionais dos jatos.


O avançado sistema aviônico da Rockwell Collins – Pro Line Fusion™ – oferecerá um amplo alerta situacional com interface altamente intuitiva.

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Os motores de última geração HTF7500E, fabricados pela Honeywell, incorporam as mais recentes tecnologias para atender aos requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e reduzido nível de emissão de ruídos e poluentes, diminuindo o impacto ambiental.

Os jatos serão os mais rápidos das suas categorias e os únicos equipados com o moderno sistema eletrônico de comandos de vôos flyby- wire, tecnologia de última geração que aumenta a segurança das operações e o conforto dos passageiros, além de reduzir a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

Fonte:Sala de Imprensa Embraer

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