16/04/2010

Novo cargueiro cria oportunidades no segmento de defesa

Cargueiro KC-390 da Embraer Cria Oportunidades no Segmento de Defesa

http://panamericandefense.files.wordpress.com/2009/04/air_kc-390_refuels_amx_concept_lg.jpg


O projeto do novo avião de transporte militar da Embraer, o cargueiro KC-390, é o carro chefe da estratégia de crescimento da área de defesa da companhia, que em 2009 registrou um faturamento de US$ 500 milhões e representou cerca de 9% da receita. “Para 2010 estamos prevendo um faturamento de US$ 650 milhões na área de defesa.

O valor representa mais de 12% da receita global projetada para a Embraer em 2010″, disse o vice presidente executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Embraer, Luiz Carlos Aguiar.

Até o fim do ano, segundo o executivo, a Embraer pretende iniciar a comercialização do KC-390. “Existem hoje no mercado internacional dois mil aviões cargueiros em fase final de vida útil.

A nossa expectativa é a de capturar 10% da renovação dessa frota, a maioria do modelo C-130 Hércules, um mercado estimado em 200 aviões em dez anos”, afirmou.

Sobre a possibilidade de venda de um número superior a 100 aeronaves Super Tucano para a FORÇA Aérea dos Estados Unidos, Aguiar disse que não se trata de uma venda simples. “Os EUA estão com um problema de crescimento econômico sério e, numa situação dessas, a tendência é que a compra seja feita internamente.”

A Embraer, segundo ele, não se associou a nenhuma empresa americana para participar dessa licitação.

Na opinião do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, o acordo militar assinado esta semana entre o Brasil e EUA, pode favorecer a venda do Super Tucano para a FORÇA Aérea americana. “Estamos acompanhando de perto a negociação e torcendo para que a Embraer consiga exportar os aviões”, disse.

A FORÇA Aérea Brasileira (FAB) é a proprietária do projeto do Super Tucano, desenvolvido pela Embraer. A empresa recebeu encomenda de 99 aeronaves da FAB e já entregou 85.

O Super Tucano da FAB, conhecido pela sigla A-29, opera nas unidades de caça instaladas em Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande. (VS)

Comentário do Blog Defesa BR:

Cargueiro KC-390 da Embraer Cria Oportunidades no Segmento de Defesa

Interessante sabermos que a Embraer pretende iniciar a comercialização do KC-390 ainda em 2010. Na verdade, esse processo já está bastante adiantado, é óbvio.

Como o mundo possui hoje 2 mil cargueiros militares em fase final de vida útil, supõe-se que o mercado potencial do KC-390 seja bem maior que apenas 200 unidades em 10 anos, visto que a Lockheed até hoje não se interessou por uma nova versão bem mais avançada do venerável e ultrapassado C-130.

Quantos KC-390 o governo brasileiro já confirmou que estará adquirindo? E os países parceiros, como Portugal? Os Correios ainda têm interesse formal por uma versão civil, como foi anunciado há alguns anos ou nada mais se falou a respeito?

Quanto aos Super Tucanos, a encomenda americana seria de algo entre 100 e 200 unidades.

Não serão os problemas atuais que os farão deixar de adquirir aeronaves tão importantes para o pessoal em terra e tão baratas. O Afeganistão existe.

Os EUA não têm problema de crescimento, eles já são grandes.

O Acordo Estratégico Brasil X EUA dispõe exatamente que o Brasil não precisa mais participar de licitações para vender equipamentos de Defesa aos EUA. As vendas podem agora ser diretas.

O KC-390 e o A-29 são importantes para aumentar as vendas da Embraer na área de Defesa.

O KC-390 também poderá levar a empresa a desconcentrar suas vendas para além dos EUA.

No mercado da aviação civil regional, a Embraer teve uma mudança radical das suas vendas por região, em 2010. A América do Norte, que em 2009 respondia por 43% das suas vendas, caiu para 23% e o Brasil subiu de 4% para 11%.

Na Europa, também houve um crescimento importante de 18% para 32%.

Mas e a Ásia, cadê? Imaginem agora se Índia e China sozinhas resolvem fazer umas “comprinhas” de KC-390, nosso futuro avião cargueiro militar tático.

Roberto Silva

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