No dia 19 de janeiro de 2009 o primeiro de quatro oficiais da Luftwaffe (Força Aérea da Alemanha) do esquadrão de helicópteros de transporte aéreo do Grupo de Transporte Aéreo 62 (LTGrp LTG 62) de Holzdorf, começaram seu treinamento de voo na Escola de Aviação do Exército (HFlgWaS) em Bückeburg.
Após essas três semanas de teoria, eles começaram os voos de treinos no simulador.
O simulador testava eles nos processos básicos de decolagem, pouso, procedimentos de emergência e padrões de tráfego aéreo, bem como seus primeiros procedimentos táticos.
Mesmo depois dessas etapas, a complexidade de uso do NH90 foi visível. Embora apenas as versões restritas do NH90 +IOC e IOC (Capacidade Operacional Inicial) estarem disponíveis, a aeronave é – conforme esperado – um tremendo avanço tecnológico sobre o modelo que será substituído, o Bell UH-1D.
O NH90 é muito ágil apesar de seu tamanho e pode voar numa velocidade de até 175 kts, 55 kts mais rápido que seu antecessor. Um cockpit digital com cinco telas LCD significa que os instrumentos analógicos do UH-1D serão rapidamente esquecidos.
O sistema fly-by-wire quatro vezes redundante permite que o piloto automático voe em rota e possa voar pairado sem a intervenção manual do piloto.
A aeronave apresenta radar meteorológico, FLIR (Visor Frontal Infra-Vermelho) e um sistema defensivo com aparelhos de alerta radar e chamarizes (chaffs & flares) expandem significativamente a área de aplicações sobre o modelo UH-1D.
Após cerca de 45 horas no simulador, os quatro pilotos treinadores puderam começar a voar num modelo real em abril de 2009.
Os procedimentos aprendidos no simulador puderam ser implementados imediatamente e eles voaram o helicópteros sem problemas desde o início.
Em setembro de 2009, o primeiro estágio do treinamento com autorização VFR (voos visuais diurnos) foram finalizados.
A versão NH90 + IOC deve completar o programa de testes operacionais antes de receber a permissão para entrar em operação plena. Ele está nessa fase, onde o sistema de armas é checado sob condições operacionais, e o desempenho dos componentes individuais do NH90 são testados e onde for aprorpiado, novos procedimentos de voos são desenvolvidos.
Com os procedimentos de voo em Holzdorf programados a partir de outubro de 2010, a parte específica dos testes operacionais da Luftwaffe serão continuadas. Além disso, os preparativos já começaram para o início das operações de treinamento das tripulações da Força Aérea Alemã.
Para o apoio efetivo, educação e treinamento, novos sistemas de treinamento foram desenvolvidos. Além do CAI (Instrução Assistida por Computadores) existe ainda o PTT (Treinamento de Tarefas em Lotes), EUA (Sistemas de Apoio as Operações) e o acima mencionado FFS (Simulador de Voo Completo) estão disponíveis. Isso permite que a prática dos procedimentos e a preparação para as missões tenham um custo efetivo menos.
A capacidade operacional plena será atingida somente com a entrega do helicóptero NH90 FOC (Full Operational Capability) mas isso somente será possível após ser finalizado todos testes operacionais e/ou após a implementação das exigências de utilização dos helicópteros.
Fonte:Cavok / Luftwaffe – /Youtube.com
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