O Kuwait testará o caça Rafale em junho antes de tomar uma decisão final sobre a compra das aeronaves fabricadas na França, informou o Ministro da Defesa ao Parlamento nesse domingo.
“O Ministro da Defesa informou aos parlamentares que o acordo está apenas nos primeiros estágios de ofertas e passando pela avaliação técnica pelo ministério”, informou o porta-voz do governo Mohammad al-Baseeri aos jornalistas que aguardavam do lado de fora do parlamento.
“Essa fase vai continuar até junho quando a aeronave será testada no Kuwait,” Baseeri, também comunicando palavras do Ministro, disse apos o Ministro da Defesa Sheikh Jaber Mubarak al-Sabah falar ao comitê de defesa e interior do Parlamento.
“O Ministro da Defesa também afirmou que o acordo não será assinado antes de serem completadas todas exigências legais e constitucionais e após o acordo passar através de um Comitê de Auditoria,” adicionou Baseeri.
O acordo veio após inúmeras oposições parlamentares na semana passada que ameaçavam “fritar” desde o primeiro ministro ou o ministro da defesa se o acordo multi-bilionário fosse assinado.
Os parlamentares da oposição alegaram que avaliações técnicas feitas para Força Aérea do Kuwait recomendaram não efetuar o acordo, dizendo que o Rafale foi tecnicamente inferior a outras aeronaves internacionais e mais caro.
O chefe das forças armadas da França, Alimrante Edouard Guillaud, que esteve no Kuwait na semana passada, defendeu o caça Rafale como um dos melhores jatos do mundo, dizendo que a negociações sobre o acordo estão sendo efetuadas numa completa transparência.
Ele disse que a França propos que o Kuwait substitua seus antigos caças Mirage por jatos mais avançados Rafale e o governo do Kuwait pediu para estudar a oferta.
No mês passado, o Sheikh Jaber disse que o acordo do caça Rafale permanecia como prioridade.
Em outubro, o Kuwait e a França assinaram um novo acordo de defesa e discutiram detalhes do acordo sobre os caças Rafale.
Durante a passagem pelo Golfo em fevereiro de 2008, o Presidente da França Nicolas Sarkozy disse que as discussões começaram com o Kuwait sobre a venda entre 14 e 28 caças Rafale, os quais são fabricados pela Dassault Aviation.
Fonte: AFP – Tradução: Cavok
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação