O Irã reparou e modernizou suas aeronaves de combate, incluindo os “sofisticados” caças F-14 Tomcat (Persian Cats, como são chamados no Irã), conforme informações de um oficial militar iraniano divulgadas nessa terça-feira, dia 20.
O Comandantes Representante da Força Aérea General Aziz Nasirzadeh disse numa entrevista a agência de notícias FNA que radares e novos motores fabricados no Irã foram instalados nos caças F-14 Tomcat, desenvolvidos na década de 70.
Ele disse que apesar da maioria dos caças possuir “design antigo”, todos seus componentes “incluindo sistemas e peças, foram otimizados e modernizados numa base regular do Irã.”
Ele também disse que os bombardeiros iranianos foram armados com “bombas inteligentes de 900 quilos fabricadas no Irã”, as Qassed (Mensageiras).
A Força Aérea do Irã havia anunciado em setembro que com sucesso havia lançado em testes as bombas Qassed 1 e 2 durante exercícios aéreos sobre o Golfo Pérsico e no Mar de Omã.
A frota iraniana de aeronaves Grumman F-14 Tomcat foi adquirida dos Estados Unidos durante o reino do último xá. Desde a Revolução Islâmica de 1979, o Irã está sob um embargo de armas dos EUA.
Os Estados Unidos anunciaram em janeiro de 2007 que a venda de peças sobressalentes de caças f-14 foram suspensas devido a preocupações de que essas poderiam acabar chegando ao Irã.
Fonte: RIA Novosti – Tradução: Cavok
Parabéns ao IRÃ, que tem tecnologia para clonar os seus F-14 PERSIAN CATS, graças a ENGENHARIA REVERSA!!!!!!!
ResponderExcluir