Image above: Weather conditions partially obscure this view of the Shuttle Landing Facility at Kennedy Space Center in Florida. Image credit: NASA TV
"Eu sei que vocês estão trabalhando duro”, disse o comandante da missão Alan Poindexter. "Estamos ansiosos para que uma melhora no tempo aconteça nas próximas horas."
"Vamos manter os olhos abertos nisso e informamos vocês”, disse o controle de missão.
Até o nascer-do-sol, a chuva que caiu sobre o Centro Espacial Kennedy Space Center de madrugada começou a se mover para a costa.
No entanto, grossas nuvens ainda pairam e choveu um pouco – o que abortou a missão de pouso, pois o Controle de Missão não queria correr nenhum risco.
Se o tempo melhorar para uma segunda tentativa, a Discovery irá cruzar os Estados Unidos para voltar para casa da Estação Espacial Internacional.
O rastro brilhante poderia ser visto do chão, enquanto a nave passa pelos estados de Washington, Idaho, Wyoming, Colorado, Kansas, Oklahoma, Arkansas, Mississipi, Alabama, Georgia e, finalmente, Flórida.
A última vez que um ônibus espacial passou por tantos estados americanos foi em 2007.
A NASA tentou manter os vôos continentais reduzidos desde que a Columbia sofreu um acidente em 2003 sobre o Texas.
Tipicamente, uma nave retorna do sudeste, passando sobre o pacífico, América Central e Golfo do México.
A NASA mudou a rota da Discovery antes da decolagem, em 5 de Abril, para maximizar o tempo de trabalho da equipe em órbita e reduzir a fadiga.
A erupção vulcânica na Islândia, pelo menos, não interferiu com os esforços de trazer a Discovery para casa.
Se a tentativa de hoje de trazer a Discovery falhar, a próxima janela será na terça , e há sempre um local alternativo de pouso no sul da Califórnia.
A nave tem suprimentos para permanecer em órbita até quarta.
Os astronautas estão encerrando uma viagem bem sucedida de duas semanas a Estação Espacial Internacional.
Eles deixaram toneladas de experimentos científicos e equipamentos para os próximos anos de operação.
A maior contribuição foi um novo tanque de refrigerador de amônia; foram necessárias três caminhadas no espaço para posicioná-lo. .
Este é o penúltimo voo da Discovery. A NASA tem só mais três voos de ônibus programados.
A Atlantis deve decolar em menos de quatro semanas. E a Discovery fará o derradeiro voo dos ônibus espaciais em setembro.
A nuvem de cinzas vulcânicas que atrapalha o tráfego aéreo na Europa não deve impedir a aterrissagem da nave espacial Discovery na Terra , de acordo com o Centro Espacial Kennedy.
“A erupção do vulcão não afetará o pouso da Discovery. O percurso de regresso não é próximo à nuvem de cinzas”, afirma o centro espacial.
A Discovery deixou a Estação Espacial Internacional neste sábado, encerrando uma missão de 10 dias para entrega de suprimentos e peças sobressalentes, antes que a Nasa aposente sua frota no fim deste ano.
O piloto Jim Dutton impulsionou suavemente os motores de navegação para retirar o ônibus espacial de seu porto na Estação às 12h52 (9h52 no horário de Brasília).
A nave partiu em direção a Nova Guiné, no sudoeste do Oceano Pacífico.
Fonte: desastresaereosnews/Cavok/O Globo/INFO Online - Foto: AFP/NASA/Videos NASA by Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação