24/04/2010

H2 SABRE Esquadrão Potí

H2 SABRE Esquadrão Potí



Sediado na Base Aérea de Recife, Pernambuco, o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º Gav), conhecido como Esquadrão Poti, tem suas origens no Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv), na então Base Aérea de Natal.

Essa Unidade operava os bimotores Douglas B-26 Invader e foi transferido no início do ano de 1971 para a Base Aérea do Recife.

Através da Portaria nº R-004/GM3, de 17 de abril de 1973, foi determinada a desativação no 15 de julho de 1973 do 1º/5º GAv e a ativação do Segundo Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (2º EMRA), subordinado ao Comando Aerotático, adotando como símbolo a figura do índio Poti.

http://www.fs98fabmil.hpg.ig.com.br/projeto2/t-6/fab_t-6d_eda.jpg

http://www.varican.xpg.com.br/varican/Contosaer/T6FAB_BH.jpg

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2008/10/t-6.jpg

Inicialmente equipado com aeronaves North American T-6D/G Texan, Neiva L-42 Regente e helicópteros Bell OH-4 Jet Ranger, estes depois substituídos ao final de 1974 pelos Bell UH-1H Iroquois, teve também em sua dotação aeronaves Neiva T-25 Universal e Embraer U-7 Seneca.

http://www.fs98fabmil.hpg.ig.com.br/projeto/Regente_foto2.jpg

Neiva L-42 Regente FAB

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCNKQzB3nv9HWenaIDv_7JDLYHCdPYAdZf6YHq2lmJUe4LkPKDAbPr8YILHnZ81qPIOCaMmhBTx3kxwbcGlzIc5fNxAcxEk6NGken9jC4UsYOzG-hoNRYagZIf7LTgm00Uz-9oi9iN7xE/s400/Slide133.JPG

Jet Ranger FAB

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjuLAuv6Fh-4aFD34RZ5v5_0jhV72Sa74CziyEtrOHHFsCRiHydVIYYWYY4k73DDztlbbMr5mJgtmUs7BMKqkrbE-iFrqct2_FHsIsOTIDOjJLEohmhJSvthp3y4QDHn5tNoMrwerJRXOB/s400/UH-1H+Bell+Huey.jpg

Bell UH-1H FAB

http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/fotos/universal/universal_t25.jpg

Neiva T-25 FAB

http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/fotos/seneca_u7/seneca004.jpg

Embraer U-7 Seneca FAB

A denominação Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAv) foi implantada através da Portaria nº R-239/GM3, de 09 de setembro de 1980.

Subordinado à Segunda Força Aérea (II FAe), o Esquadrão Poti opera atualmente as aeronaves Helibras H-50 Esquilo, montados no Brasil sob licença da Eurocopter, podendo ser armados com pods para lançadores de foguetes SBAT 70/7 de 70 mm e metralhadoras MAG calibre 7,62 mm ou FN Herstal calibre 12,7 mm.

Em 2006 a FAB alterou a designação de todos os seus helicópteros, retirando a letras C e U do nome, dessa forma, o UH-50 Esquilo passou a ser H-50 Esquilo.

http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/fotos/esquilo/esquilo.jpg

H-50 Esquilo FAB


A sua principal missão é formar e treinar pilotos e tripulantes de helicópteros em diversas missões, mantendo o preparo técnico-profissional de suas equipagens, permitindo o cumprimento de missões na Tarefa Operacional de Superioridade Aérea: Interceptação, Ataque, Escolta, PAC (Patrulha Aérea de Combate) e demais missões da Tarefa Operacional de Apoio ao Combate.

Em um plano secundário, executar as chamadas Operações Especiais: infiltração e exfiltração de tropas (utilizando as técnicas de Rapel, Pouso de Assalto e McGuire), Busca e Salvamento (SAR) e Busca e Salvamento em Combate (C-SAR) tanto na selva como no mar, evacuação aeromédica, entre outras.

O esquadrão, atualmente formado por cerca de 200 militares e 12 helicópteros de ataque, será deslocado este ano para base de Porto Velho.

Os 12 MI 35, comprados da Rússia, seguirão direto para Rondônia, e não mais para Pernambuco, como havia sido planejado inicialmente. Em maio desde ano, os primeiros pilotos seguiram para a Rússia com o propósito de realizar a instrução na aeronave.

FONTE: FAB

2 comentários:

  1. A foto postada do Bell Jet Ranger é de um modelo daqui da Macega/RJ (Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Leitor agradecemos pela participação em nosso Blog

    Realmente uma excelente maquina ,um pouco arisca ,mas excelente

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação