Fumaça de vulcão cancela 20 mil voos pelo mundo
A OMS advertiu que as partículas de cinzas podem afetar principalmente as pessoas que sofrem de problemas respiratórios crônicos.
A paralisação dos voos na Europa por causa da erupção de um vulcão se agravou nesta sexta. E a Organização Mundial da Saúde advertiu também sobre o perigo para quem está em terra.
O perigo que sai das profundezas da terra na Islândia ameaça o céu de toda a Europa.
A nuvem de fumaça vulcânica andou mais de três mil quilômetros em apenas dois dias.
Parou o tráfego aéreo de quase todo o velho continente e provocou o cancelamento de pelo menos 20 mil voos ao redor do planeta.
O maior caos aéreo da história da aviação, pior até do que a paralisação provocada pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
A erupção lançou as cinzas a uma altura que varia de cinco mil a 11 mil metros.
É onde voam os aviões. As nuvens de fumaça vulcânica são formadas de pequenas partículas de silício, principal componente do vidro. O material derrete ao passar pelas turbinas e pode causar uma pane.
Foi o que aconteceu com o piloto Eric Moody em 1982. O jumbo com 247 passageiros atravessou as nuvens de cinzas expelidas por um vulcão na Indonésia. Os quatro motores pararam, e o comandante conseguiu planar durante 15 minutos.
Perto do chão, abaixo da fumaça, três motores voltaram a funcionar e permitiram o pouso de emergência.
Para evitar esse risco, as autoridades decidiram manter quase cinco milhões de passageiros no chão.
As leis europeias garantem a devolução do valor das passagens, mas a maioria prefere esperar. Nos aeroportos de Paris e da Alemanha, foram montadas camas de campanha.
Onde não houve o tratamento vip, o jeito foi improvisar. Em Copenhagen, o saguão ficou vazio. E Heathrow, em Londres, onde normalmente circulam 180 mil passageiros por dia, virou um aeroporto fantasma.
Estar com os pés no chão não significa escapar dos riscos. As autoridades afirmam que a fumaça certamente vai descer.
A Organização Mundial da Saúde advertiu que as partículas de cinzas podem afetar principalmente as pessoas que sofrem de problemas respiratórios crônicos e recomendou que neste fim de semana os europeus tentem ficar o máximo possível dentro de casa.
No Rio de Janeiro, houve duas partidas canceladas.
Fonte:G1.com/Videos G1.com/Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação