No dia 21 de janeiro, a Northrop Grumman Corporation, a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) e a NASA Dryden Flight Research Center realizaram um grande passo na demonstração do reabastecimento aéreo de forma autônoma entre duas aeronaves não tripuladas para grandes altitudes, uma operação jamais realizada anteriormente.
No teste de redução de riscos, a aeronave de teste Proteus da Northrop Grumman e um Global Hawk da NASA voaram a cerca de 10 metros um do outro numa altitude de 45.000 pés, marcando um recorde da indústria.
O voo foi conduzido num desafiador ambiente de grande altitude requerido para reabastecer sistemas aéreos não-tripulados (UAS) de longa duração de voo em grandes altitudes (HALE).
A esteira de turbulência entre as duas aeronaves bem como o desempenho dos motores e a resposta dos controles de voo na estratosfera foram também avaliados.
Manobras de afastamento simulado foram conduzidas.
O voo de janeiro foi um dos momentos chaves para reduzir os riscos do programa enquanto são preparados os reabastecimentos aéreos autonônomos em série para duas aeronaves Global Hawks no segundo trimestre de 2012.
“Demonstrar um voo de formação próxima entre duas aeronaves em grandes altitudes, tripuladas ou não, é um notável feito,” disse Geoffrey Sommer, gerente geral do programa KQ-X no setor da Northrop Grumman Aerospace Systems. “Quando você adiciona um voo autônomo de duas aeronaves no processo, que nós faremos a seguir no KQ-X, você ganha uma capacidade que as aplicações das missões vão muito além do simples reabastecimento aéreo.”
O programa DARPA KQ-X de US$33 milhões demonstrará a trasnferência aérea de combustível de forma autônoma entre duas aeronaves não tripuladas Global Hawks, permitindo que as aeronaves possam permanecer em voo por uma ou duas semanas..
Fonte:Cavok/Video:redneckland-Via:Youtube
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