- 11h00 AM 4 – Rafale C (Esquadrão Provence) armados com mísseis MICA deixaram a Base Aérea de Saint the Dizier para exercer a “No Flight Zone” sobre a Líbia (Resolução UN 1973)
- 11h10 AM – Uma patrulha de 2 Rafale B com pods Reco-NG deixaram a Base de Saint the Dizier para uma missão de reconhecimento sobre a Líbia.
- 02h30 PM – 2 Mirage 2000D (Esquadrão Ardennes / Base Aérea Nancy) escoltados por 2 Mirage 2000-5 (Esquadrão Cigognes/ Base Aérea Dijon), bem como 2 Rafale com bombas AASM juntaram-se às operações CAS sobre a Líbia.
Outros meios aéreos usados no primeiro dia: Boeing C-135 franceses (Esquadrão Bretagne) e jatos E-3F das bases de Istres e Avor.
Aviões americanos F-18G Growler também foram vistos numa base aérea italiana e tomarão parte das operações.
Às 05h45 o MoD francês revelou que os caças acertaram um veículo militar líbio.
A TV Al Jazzeera noticiou que pelo menos 4 carros de combate líbios foram destruídos por jatos franceses.
Foi confirmado que um Rafale B do Esquadrão Gascogne atacou uma coluna de tanques líbios com bombas AASM, destruindo 4 deles.
EUA dizem que ataques aéreos à Líbia são apenas "primeira fase"
Uma série de mais de 110 ataques com mísseis de cruzeiro sobre alvos na Líbia é somente o primeiro estágio de uma operação de múltiplas fases, declarou um militar norte-americano de alta patente neste sábado.
O vice-almirante Bill Gortney, diretor militar do Estado Maior dos EUA, negou-se a discutir qual será o próximo estágio das operações. Ele disse que mais de 20 locais foram alvejados por ataques da coalizão até o momento.
FONTE: Rafale News-via :Poder Aéreo;Reuters/Videos: ;AssociatedPress
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação