Um jornal da Turquia disse que a gigante italiana Alenia está em negociação com a fabricante russa Sukhoi para trazer um novo jato executivo supersônico para o mercado em 2015.
Hurriyet, um jornal diário inglês, disse que a aeronave voará no máximo a Mach 1,6, poderá transportar seis passageiros e será projetado para atenuar o “sonic boom”.
Isso parece muito com a colaboração da Gulfstream com a Sukhoi para desenvolver o jato executivo supersônico S-21.
A Gulfstream saiu fora do projeto a anos atrás, mas a Sukhoi aparentemente manteve os trabalhos nesse jato.
A Sukhoi e a Alenia vêm trabalhando juntas no Superjet 100, o jato regional que atualmente está na fase de testes de voo.
O S-21 foi vislumbrado como uma aeronave tri-jato que poderia ser tão grande como um jato regional (mais de 30 metros de comprimento e mais de 50.000 lbs de peso) mas a maior parte da fuselagem seria empregada na busca aerodinâmica pela velocidade.
A Aerion, uma empresa norte americana, continua a trabalhar no projeto de um jato executivo supersônico e está em busca de um fabricante parceiro.
Video meramente ilustrativo
General characteristics
* Crew: 2
* Capacity: 6-10
* Length: 124.2 ft (37.86 m)
* Wingspan: 65.4 ft (19.93 m)
* Wingsweep: 32° unswept (68° swept)
* Height: 27.1 ft (8.26 m)
* Empty weight: 54,167 lb (24,570 kg)
* Useful load: 2,000 lb (907 kg)
* Max takeoff weight: 114,200 lb (51,800 kg)
* Fuel: 58,465 lb (26,519 kg)
* Powerplant: 3× Aviadvigatel D-21A1 turbofan, 16,535 lbf (73.55 kN) each
Performance
* Maximum speed: 1,483 mph (2,386 km/h)
* Cruise speed: 1,483 mph (2,386 km/h)
* Range: 4,600 mi (7,403 km)
* Range (1.4 Mach): 2,715 mi (4,369 km)
* Range (0.95 mach): 4,600 mi (7,403 km)
* Service ceiling: 63,900 ft (19,477 m)
* Thrust/weight: 0.43
Fonte:Cavok/Video :Youtube.com
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