Helicópteros para o pré-sal
O Sikorsky S-92 custa em média US$27 milhões.
A Líder Aviação acaba de receber mais dois helicópteros Sikorsky S-92, para operação em plataformas do pré-sal da Petrobras.
O início das operações está previsto para julho/2010.
Este é o terceiro helicóptero de grande porte que compõe a frota própria da Líder, a maior da América Latina.
O S-92 é o maior do segmento executivo, com quase 20 metros de comprimento e capacidade para atender a 21 passageiros, incluindo dois pilotos e um comissário de bordo. Possui autonomia de voo de cinco horas, a melhor dentre os helicópteros da categoria. Seu valor de mercado é US$ 27 milhões.
As aeronaves estão equipadas com aviônicos de última geração, que atendem as exigências específicas para operação em plataformas pré-sal, como: .TCAS (Traffic Collision avoidance system): sistema de segurança de vôo cujo objetivo é evitar a colisão entre aeronaves no ar;
. GPWS (Ground proximity warning system): sistema de segurança de voo cujo objetivo é alertar o piloto sobre o perigo imediato de colisão com o solo ou outro obstáculo. | . FMS: sistema de segurança de voo para monitoramento| . ADELT (Automatically Deployable Emergency Locator Transmitter): sistema de segurança de voo cujo objetivo é localizar a aeronave automaticamente.
Parceria líder e Petrobras - Em março deste ano, a Líder Aviação assinou contrato com a Petrobras para operação em plataformas do pré-sal, para operar com três Sikorsky S-92.
A Líder e a Petrobras são parceiras desde 1972, quando houve o início dos trabalhos de suporte de óleo e gás (Off Shore) nas regiões norte e nordeste do Brasil.
A exploração do pré-sal apresenta exigências específicas, em função da distância das plataformas, principalmente as localizadas na Bacia de Santos.
“Quando falamos sobre o alcance das aeronaves, as exigências nunca foram tão extremas, chegando até a 220 milhas náuticas (396 km). A Líder Aviação é a única empresa no Brasil, com infra-estrutura implantada para viabilizar uma operação deste porte”, afirma o presidente da Líder Eduardo Vaz.
As operações se darão a partir do Aeroporto de Jacarepaguá, onde a Líder mantém o maior e mais bem equipado hangar do Estado do Rio de Janeiro, capaz de acomodar até seis helicópteros S-92 conjuntamente, proporcionando um ganho em produtividade e segurança único no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação