19/06/2010

Equador reduz encomenda de Super Tucano à Embraer

Equador reduz encomenda de Super Tucano à Embraer


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O governo do Equador decidiu reduzir em seis unidades a encomenda de 24 aviões Super Tucano, da Embraer.

O contrato, estimado em US$ 270 milhões, está sendo cumprido desde março de 2009.

O corte é avaliado em US$ 57 milhões.

O presidente Rafael Correa anunciou a compra em maio de 2008, como resposta ao bombardeio, pela aviação da Colômbia, contra um acampamento do comando das Farc montado na fronteira equatoriana. Super Tucanos armados com bombas inteligentes foram usados na ação.

O avião brasileiro de ataque leve é utilizado pelas forças de cinco nações – Brasil, Colômbia, Chile, República Dominicana e Equador. Um dos 170 aviões já vendidos é operado pela empresa Blackwater, prestadora de serviços militares terceirizados.

Com sistemas eletrônicos de última geração e capacidade para levar até 1,5 tonelada de mísseis, bombas e foguetes – além de duas metralhadora .50 -, o turboélice é empregado pesadamente pela Força Aérea Brasileira, a FAB, que dispõe de 95 aviões.

Com uma carteira acumulada próxima de US$ 1,5 bilhão, é o produto militar de maior sucesso da Embraer.

Segundo o general Leonardo Barreiro, comandante da força aérea do Equador, a decisão foi tomada há um mês. “Antes da oficialização, tentamos vários tipos de manobras financeiras, infelizmente frustradas”, disse.

A situação da aviação de combate chefiada por Barreiro é crítica. Sua frota, formada por 12 caças Kfir, israelenses, e 13 Mirage F-1, franceses, não tem condições de uso efetivo.

Doação de Chávez

No final de 2009, a Venezuela, doou ao Equador seis supersônicos Mirage 50, todos com mais de 25 anos de uso.


Dassault Mirage 50EV aircraft picture

Foram entregues revisados, sem programas de revitalização.

A Força Aérea do Equador vai usar o dinheiro disponível com a redução na negociação com a Embraer para atualizar a tecnologia das aeronaves cedidas pela Venezuela – o que é considerado pouco provável, considerados o alto custo e o resultado pouco expressivo obtido por países como o Paquistão, que se empenharam em empreendimentos semelhantes com o mesmo tipo de avião.

Um assessor técnico do Ministério da Defesa disse que o governo do Equador está considerando a possibilidade de comprar até 12 supersônicos Cheetah, da África do Sul, usados e revitalizados. Trata-se de uma versão avançada criada em 1986 pela companhia Denel Aviation, então conhecida como Atlas, do modelo francês Mirage III.

A Espanha entrou na disputa pela escolha com um lote de Mirage F-1, mais modernos, que chegariam com sistemas digitais de navegação e combate.

O mercado regional de equipamentos militares está em alta, e o segmento da aviação é um destaque.

Dados de organizações que monitoram os gastos bélicos dos países indicam que a América do Sul é uma região cada vez mais armada. Segundo o Centro de Estudos Nueva Mayoría, em 2008 os países da região gastaram US$ 51,1 bilhões em defesa, 30% a mais do que em 2007.

A Rede de Segurança e Defesa da América Latina estima que foram US$ 48 bilhões. Mas o volume dos gastos pode ser superior.

A Venezuela, por exemplo, contabiliza a Defesa em um orçamento secreto.

Fonte:Cavok- O Estado de São Paulo/foto Airliners.net

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