A crise financeira que atinge a Romênia faz com que o país não tenha condições de adquirir os caças F-16 de segunda-mão dos EUA durante 2010, informou o Ministro da Fazenda Sebastian Vladescu.
“Atualmente não temos verba para compra dos caças F-16. Eu não consigo ver onde podemos conseguir 1% de Produto Interno Bruto para poder comprar equipamentos militares”, disse Vladescu ao canal de TV Money Channel. “Tal despesa é impossível de ser feita neste momento”.
A Romênia havia anunciado em março sua decisão de adquirir 24 caças F-16 atualmente em uso pela USAF, num custo avaliado em US$ 1,3 bilhão, para substituir seus antigos caças MiG-21 Lancer de origem russa.
O anúncio gerou críticas das fabricantes europeias Eurofighter e Saab, as quais reclamaram que as autoridades deveriam ter feito uma consulta aos competidores.
Vários membros da oposição governista também disseram que a compra dos caças não é uma prioridade para o país que enfrenta uma grave recessão.
O governo romeno adotou um plano de austeridade draconiana que incluiu cortes de 25% no salários do setor público e de 15% na pensões com o intuito de freiar o déficit público.
Fonte:Cavok-Video :Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação