A Coreia do Norte solicitou para China a venda de seus modernos caças J-10 e outros equipamentos, mas o pedido foi rejeitado pelo presidente chinês, conforme divulgado nessa quarta-feira.
De acordo com uma fonte do governo chinês, o líder norte coreano Kim Jong-il fez a requisição para o presidente chinês Hu Jintao quando ele visitou a China no início de maio. Mas Hu aparentemente disse a Kim que a China protegeria e apoiaria ele se o país dele fosse atacado.
Observadores políticos acreditam que esta foi a razão porque Kim deixou o país um dia antes do programado.
Ao que tudo indica o Presidente Kim está receoso que seja atacado pela Coreia do Sul e por forças militares norte americanas, após o caso do incidente com a corveta da marinha sul coreana em março.
O líder da Coreia do Norte portanto quer ter logo os mais recentes caças chineses para conter os supostos ataques dos caças F-15 e F-16 da Coreia do Sul.
Existe um especulação de que a Coreia do Norte foi forçada a procurar a China pois não teria condições financeiras de adquirir caças Sukhoi da Rússia, que são mais caros que os caças J-10 chineses.
Fonte:Cavok /Chosun.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação