O programa Lockheed F-35 Lightning II completou com sucesso essa semana os testes estáticos na aeronave F-35A CTOL (de decolagens e pousos convencionais) – com nenhuma falha estrutural – cinco meses antes do previsto e na metade do tempo dos programas legados. O programa de testes foi conduzido na aeronave AG-1, um F-35A dedicado para validar a força estrutural da fuselagem do jato.
Durante os testes, a força e a estabilidade da estrutura da aeronave foi verificada até 150% dos limites projetados ou 13,5 Gs (força da gravidade), com 174 condições de cargas críticas, ou pressões, aplicadas na fuselagem para avaliar a integridade estrutural.
Os testes foram conduzidos predominantemente no Laboratório de Testes Dinâmicos e Estruturais da BAE Systems, em Brough, Inglaterra.
Os testes no Reino Unido começaram em agosto de 2009 e foram finalizados em 295 dias – uma taxa que excedeu o recorde de velocidade previamente estabelecido pelo programa de testes estáticos do caça F-35 na versão (STOVL) F-35B, de decolagem curta/pouso vertical.
Mick Ord, diretor geral da BAE Systems para o programa do F-35, disse, “Este é um grande marco, e os resultados dos testes demonstraram que o F-35 possui uma fantástica estrutura. Como principal subcontratada pela Lockheed Martin, uma das capacidades da BAE Systems trazidas para o programa F-35 é nossa experiência nos testes estruturais.
A unidade de testes dinâmicos e estruturais em Brough é um centro de excelência no Reino Unido. Nossa equipe trabalhou de forma admirável para completar os testes programados no AG-1 antes do previsto.”
Fonte:Cavok-Video Youtube.com
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