05/06/2010

Empresa aérea Financirá detector de cinzas vulcânicas


Empresa aérea Financirá detector de cinzas vulcânicas




Londres,Inglaterra (CNN)
-A Compania Aérea Britânica Easy-Jet anunciou nesta Sexta -Feira (04),um orçamento para o desenvolvimento de um sistema detector de cinzas vulcânicas ,que permitirá que aeronaves naveguem com mais segurânça onde podem haver nuvens de cinza potencialmente letais.


O sistema consiste na instalação de pequenas câmeras de raios infra -vermelho instaladas nas asas, e permitirá que os pilotos possam detectar cinzas na atmosfera em até 65 Mn (100Km) à frente, e em altitudes entre 5.000 e 50.000 Mts .

Dados dos sensores de infra-vermelho ,também poderão ser enviados aos centro de controle de voo ,permitindo assim que o pessoal de terra possa construir um mapa em 3D das cinzas na atmosfera,disse a Easy-Jet.

A tecnologia utiliza princípios semelhantes aos utilizados nos radares meteorológicos na detecção de tempestades e, tem como finalidade reduzir as pertubações enfrentadas pela aviação comercial,como ocorreu com as ultimas erupções vulcânicas na Islândia em Abril.


As cinzas vulcânicas podem ser um risco para as navegações aéreas ,pois podem prejudicar a visualização afetando todo controle de voo ,e ,inclusive danificar os motores pela presença de silício (componete utilizado na fabricação de vidros) em sua composição fazendo com que derretam devido as altas temperaturas ,ao entrar pelos motores vindo os mesmos a apresentar pane.

O novo sistema batizado de Airbone Volcanic identfier Object and detector (EVITAR) foi desenvolvido pelo Dr.Fred Prata do Instituto Norueguês de Estudos para o Ar e tem o apoio do British Civil Aviation Authority (CAA).

Um porta voz do CAA disse em entrevista a CNN -"Isto é que temos pedido ,mas não podemos endossar produtos,temos que certifica-los primeiro.Como é uma pequena mudança nas aeronaves e não afeta a estrutura ,deveria ser mais simple de se obter a certificação ".

A Certificação definitiva virá da Agência Européia de Segurança na Aviação (EASA),e o primeiro voo de testes será feito pela Easy-jet em nome da Airbus nos próximos dois meses com um A-340.

A Easy-Jet diz que as instalações iniciais ficarão em torno de £ 1 Milhão e espera que a nova tecnologia esteja a disposição para todas as companias aéreas em breve.

A compania afirma que mais de 215 mil de seus passageiros tiveram que mudar seus planos devido as erupções do vulcão Islandes e que teve um prejuízo de £ 75 Milhões.

O CEO da Easy-Jet-,Andy harrison disse em uma declaração por escrito :

"Essa tecnologia pioneira é a bala de prata que irá fazer história nas perturbações provenientes de cinzas vulcânicas.O detector de cinzas permitirá que nossas aeronaves detectem as cinzas tais como os radares meteorológicos fazem com as nuvens e trovoadas permitindo vizualiza-las em um mapa".

Em outro comunicado ,o diretor executivo da CAA informou que:"É essencial que toda a comunidade da aviação trabalhe em conjunto para desenvolver soluções afim de minimizar os riscos que as cinzas vulcânicas podem causar."

Fonte:CNN/Tradução Voarnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação