09/05/2010

Conheça o Denel AH-2 Rooivalk


Conheça o mais novo helicóptero de ataque produzido na Africa do Sul Denel AH-2 Rooivalk


http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/denel-ah-2-rooivalk-1.jpg


O Denel AH-2 Rooivalk é um helicóptero de ataque fabricado na África do Sul, pela Denel Aerospace Systems, uma divisão da Denel Ltda.

A amarga experiência de sofrer um embargo de armas mostrou que o ideal seria o desenvolvimento local deste helicóptero ao invés de simplesmente importar uma aeronave já pronta.

Desenvolvido a partir do motor Turbomeca Makila que equipa o Eurocopter – AS 332, o projeto foi concebido originalmente pela Atlas Aircraft Corporation, predecessora da Denel Aviation para um programa de modernização da SAAF, o projeto Rooivalk começou no início de 1984.

Os contratos emitidos pela South African Air Force em 1981 para o desenvolvimento de um helicóptero de ataque no país, resultaram em dois tipos de aeronaves, ambos desenvolvidos pela Atlas Aviation: o XH-1 Alpha desenvolvido a partir do Alouette III, que voou em 1985 e o XTP-1 Beta, desenvolvido utilizando curiosamente a estrutura, sistemas e a propulsão do helicóptero ‘Super Puma’.

O Rooivalk usa a configuração tipica dos helicopteros de combate ocidentais onde o artilheiro fica sentado na cabine da frente enquanto que o piloto fica na canbine mais alta atras.

http://www.airplane-pictures.net/images/uploaded-images/2010-1/12/75451.jpg

XH-1 Alpha

http://www.sa-transport.co.za/aircraft/military/atlas_xtp-1_puma_saaf-189_pe.JPG

XTP-1 Beta

Os resultados acabaram por ser bom o suficiente para convencer a Atlas e a SAAF que o conceito era praticável, abrindo a porta para o desenvolvimento do Rooivalk AH-2.

O passo seguinte foi o XH-2 Rooivalk posteriormente designado CSH-2, e mais adiante AH-2, que voou em fevereiro de 1990.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/denel-ah-2-rooivalk-2.jpg


http://www.militair.net/images/wapens/helikopters/Denel%20csh-2%20Rooivalk.jpg

O Rooivalk pode combater outros helicópteros através de mísseis MBDA Mistral de curto alcance guiados ao calor com alcance de 6 km.

Além dessas armas, o Rooivalk tem um armamento orgânico fixo. Um canhão F-2 calibre 20 mm operado a gás e com 700 projéteis de munição. Este canhão dispara a uma cadência de 740 tiros por minuto e tem nos blindados leves, tropas inimigas e outros helicópteros, seus alvos mais prováveis.

É uma aeronave bastante sofisticada, sendo capaz de realizar missões de dia ou de noite; dispõem de TV de baixa luminosidade, designador e telêmetros laser, FLIR, Visor Integrado ao Capacete para os dois tripulantes, e etc.

O Rooivalk consegue atingir a velocidade máxima de 309 km/h, sendo, portanto, um pouco mais rápido que o Apache, considerado o melhor helicóptero de combate da atualidade.

O cockpit do Rooivalk está configurado com monitores multifunção coloridos, seguindo a tendência nesse tipo de aéronave. O trabalho da tripulação fica bastante facilitado com a automação dos sistemas e a apresentação da situação tatica nos monitores.

O Rooivalk AH-2 possui um sistema de controle de tiro para aquisição de alvos e um sistema avançado de navegação usando um radar Doppler e GPS. Juntamente com um sistema de contra medidas eletrônicas, chaff e flare para defesa, possui um rotor de cauda de estibordo com um leme horizontal, cortadores de fios acima e abaixo da cabine.

O AH-2 Rooivalk pode realizar missões de reconhecimento, escolta, suporte aéreo, anti tanque e penetração no campo de batalha.



Fonte:Plano BrasilPor:Autor: Konner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação