12/05/2010

Aeronave da 2ª Guerra que reapareceu em praia no País de Gales será restaurada

Aeronave da 2ª Guerra que reapareceu em praia no País de Gales em 2007 será restaurada



A famosa foto do P-38 "Maid of Harlech", encontrado numa praia do País de Gales. (Foto: TIGHAR)

Um raro caça norte-americano P-38 Lightning da Segunda Guerra Mundial, o “Maid of Harlech”, que foi encontrado numa praia no País de Gales em 2007, mais de sessenta anos após o acidente, começa a ser preparado para ficar exposto num museu.

O modelo, um Lockheed P-38 Lightning (USAAF serial number 41-7677), foi fabricado após 1937.

De acordo com a U.S. Air Force, 9.923 unidades do modelo foram fabricadas até 1942, mas restaram apenas 27 unidades após a Segunda Guerra Mundial.

O Lightning foi destinado para uma variedade de missões: ele foi usado como bombardeiro de mergulho, bombardeiro, ataque ao solo, reconhecimento e caça de escolta em missões de longo alcance, quando equipado com tanques de combustível auxiliares.

A aeronave, descoberta por um pessoa civil que estava caminhando na praia na costa Gwynedd, estava desaparecida desde o acidente, em 1942: o P-38 caiu enquanto estava num exercício de treinamento, após os motores apagarem. Seu piloto, o Tenente Robert Elliott sobreviveu, mas ele desapareceu em combate enquanto servia na campanha da Tunísia.

Barry Davies, oficial marítimo, disse que ele tinha conhecimento da descoberta a várias semanas, após uma condição climática única ter varrido a costa e mostrado parte dos destroços.

O P-38 está agora sob responsabilidade e protegido pela departamento marítimo do Gabinete de Gwynedd. Gwynedd é o principal condado do noroeste do País de Gales, na Baía de Liverpool. O local exato está sendo mantido em segredo, por razões de segurança.

O International Group of Historic Aircraft Recovery (TIGHAR) e o Museu Britânico ficarão encarregados da restauração, com apoio do laboratório de conservação da Texas A&M University.

Uma das técnicas de conservação que está sendo considerada para o P-38 “Maid of Harlech” envolve o uso espacial de uma solução para remover o sal e preservar o alumínio.

Ainda não está decidido se será efetuada uma restauração completa, ou se será mantido a aeronave preservada sem alterar as atuais condições.

A aeronave permencerá no Reino Unido, e será exposta em Londres, no Imperial War Museum, o local mais provável.

http://www.world-war-2-planes.com/images/p38_infl_650_main.jpg


Fonte:Cavok/Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação