14/05/2010

Russia planeja produzir o primeiro Helicóptero de Combate Stealth

Russia planeja produzir o primeiro Helicóptero de Combate Stealth de quinta geração




Empresa Russa esta planejando produzir o primeiro helicóptero de combate de quinta geração do mundo .

especialista dizem que a aeronave seria capaz de atacar caças e teria baiza assinatura de radar , informou o CEO da empresa Andrey Shibitov ao jornal Gazeta nesta Quinta -Feira(13).

"Estamos trabalhando no conceito de um helicóptero de quinta geração",dizendo em uma entrevista coletiva em Moscou.

Andrey não especifica as características da aeronave ,mas disse que a empresa esta investindo cerca de US$ 1 bilhão no projeto.

O chefe de gabinete do projeto Mil Mi disse que estão trabalhando em um modelo clássico de rotor,que possui um grande rotor principal e um rotor auxiliar menor.

http://thumbs.dreamstime.com/thumb_437/1253182306Bocsc1.jpg


Enquanto o gabinete de projetos da Kamov trabalha no desenvolvimento de um modelo de rotor coaxial.



Linha de montagem do Kamov KA 52 Alligator



Peritos militars acreditam que as aeronaves com rotor coaxial são mais estáveis e facil de se voar,enquanto os modelos clássicos são mais confiáveis e tem um maior grau de sobrevivência em campos de batalha.

O Vice chefe da Academia de assuntos Geopolíticos da Russia Konstantin Sivkov,disse ao jornal que ,os helicópteros de combate de quinta geração nunca tinham sido construidos,embora os EU tenha começado a trabalhar em um projeto similar recentemente.

Ele disse que os helicópteros terão uma baixa assinatura de radar e um redução de ruídos e um sistema computadorizado de controle de armas bem como ser capaz de combater caças.

Os helicópteros existentes são, geralmente destinados a alvos em terra,já o helicóptero de quinta geração poderá atingir velocidades de 500 à 600 Km (310-370 Mph).

O projeto só poderá prosseguir se tiver o apoio do governo.

"Porém se o governo não assinar um contrato todo o projeto não passará das pranchtas",informou o chefe para assuntos Geopolíticos da Academia Russa -Leonid Ivashov.

Ele disse ainda que sob um bom investimento e uma boa organização o prjeto poderia ser concretizado em cinco anos,caso contrário poderá se arrastar por mais de 20 anos.

Mas Ivashov estava um pouco cético ao falar sobre as chances de realização do projeto.

"Estamos tentando resolver tudo ,desde aviões de quinta geração até os helicópteros de quinta geração,porém nada foi entregue ao exercito até agora"-Hoje o exercito usa aeronaves produzidas nos anos 70.

Os helicópteros de combate Russos de hoje como o Mil Mi 24 Hind são de 3ª geração,e alguns Mi 28 ,Ka Hokum 52 ,que começaram a chegar oa exercito somente agora são helicópteros de 4ª geração.


Nota: O único projeto iniciado pelos EUA foi o projeto RH -66 Commanche que foi abandonado em meados de 2004 por falhas de projeto ,em 1982 a US Army iniciou um projeto denominado LHX ( Light Helicopter Experimental) que foi mudado para Helicópteros de reconhecimento em 1988.

Tendo a Boeing Helicopters/Sikorsky e as equipes da Bell McDonell recebido o contrato para seus respectivos projetos ,tendo o programa mudado de nome para Light Helicópters (LH), em 1990.

Em 1991 a Equipe da Boeing-Sikorsky foi eleita a vencedora do programa e recebeu um contrato para a construção de quatro protótipos,posteriormente designados RH-66 Comanche pela US Army.

File:Rah-66.jpg

Em 1993 deu inicio a montagem porém no ano seguinte o número de protótipos foi reduzido para apenas dois.


O primeiro protótipo foi desenvolvido nas instalações da Sikorsky em 1995 ,e teve seu primeiro voo em 1996.

Foram realizados ensaios de voo para qualificação e avaliação com os dois protótipos,em meados do ano de 2000 a US Army planejava adiquirir cerca de 1200 unidades do helicóptero Comanche,para preencher o papel de aeronave de ataque leve,com entregas previstas para 2006.

Em 2002 o número de comanche a serem adiquiridos pela UsArmy foi reduzido para 650.

Em 2004 A US Army cancela o programa com o pretesto de realocar os fundos para renovar a frota de velhos helicópteros de ataque já existentes,bem como aviões de reconhecimento e helicópteros de transporte.

Todos os seus avanços tecnológicos e armamentos foram incorporados aos Apaches AH-64

http://www.aviationnews.eu/blog/wp-content/uploads/2008/12/lb03-apache-us-army.jpg

Um dos propósitos de relocação dos fundos foi a aceliração dos projetos para o desenvolvimento e a criação dos UAVs.




Fonte RIANOVOSTI-Tradução Voarnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação