FBI Falha novamente
Washington - A pergunta é a seguinte: Porque suspeito de tentativa de atentado em Nova York estaria embarcado em aeronave da Emirates AirWays com voo para Dubai , cerca de 24Hrs depois que investigadores do FBI já saberem que Faisal Shahzadi estaria ligado a tentativa de atentado terrorista ?
Embora a tentativa de fuga do Terrorista Faisal Shahzai tenha sido interrompida antes que a aeronave partisse ainda em solo americano ,o FBI teve pelo menos duas falhas operacionais de segurança na pronta resposta do governo ,bem como por parte da compania aérea em permitir o embarque do suspeito.
Primeiro o FBI ao identificar i suspeito e seu endereço em Connecticut,simplismente o perdeu ... isso mesmo Faisal conseguiu escapar não se sabe por quanto tempo e se dirijiu ao Aeroporto Internacional John F Kennedy, e ainda !! os investigadores não sabiam que ele estava planejando voar para fora do país!...
minutos antes da decolagem foi enviado para os agentes da alfandega uma lista de passageiros suspeitos .
Além disso todas as companias aéreas receberam uma notificação na Segunda Feira para verificarem suas listas No Fly ,enfatizando para um nome importante ,Havendo assim a perda da oportunidade de sinalizar o suspeito quando, ele afetuou a reserva e pagou em dinheiro horas antes da tentativa de partida.
Apesar de todas as atrapalhadas do FBI e da compania aérea ,altos funcionarios da Casa Branca elogiaram os trabalhos dos agentes investigadores,resaltando que o Terrorista Faisal Shahzadi foi identificado ,rastreado e preso antes de ter escapado.
O Prefeito de Nova York Michael R Bloomberg disse que estava relutante em criticar os responsáveis pela segurança do aeroporto :"É evidente que o cara conseguiu entrar no avião , mas isso não deveria acontecer... tivemos sorte..."
A Senadora Republicana do Estado de Maine Susan M Collins disse que aplaudiu o trabalho dos agentes em resolver rápidamente o caso,ainda assim ela acrescenta:" Há uma questão chave para mim com relação a autorização de embarque do suspeito a bordo do avião,parece haver um espaço no tempo entre a identificação do suspeito e o tempo de embarque."
Em entrevista coletiva em Washington o Procurador Geral Heric H Holder disse : "Apesar da quebra de vigilância física,que nunca se preoculpou com o sucesso da fuga do terrorista Faisal".
Washington - A pergunta é a seguinte: Porque suspeito de tentativa de atentado em Nova York estaria embarcado em aeronave da Emirates AirWays com voo para Dubai , cerca de 24Hrs depois que investigadores do FBI já saberem que Faisal Shahzadi estaria ligado a tentativa de atentado terrorista ?
Embora a tentativa de fuga do Terrorista Faisal Shahzai tenha sido interrompida antes que a aeronave partisse ainda em solo americano ,o FBI teve pelo menos duas falhas operacionais de segurança na pronta resposta do governo ,bem como por parte da compania aérea em permitir o embarque do suspeito.
Primeiro o FBI ao identificar i suspeito e seu endereço em Connecticut,simplismente o perdeu ... isso mesmo Faisal conseguiu escapar não se sabe por quanto tempo e se dirijiu ao Aeroporto Internacional John F Kennedy, e ainda !! os investigadores não sabiam que ele estava planejando voar para fora do país!...
minutos antes da decolagem foi enviado para os agentes da alfandega uma lista de passageiros suspeitos .
Além disso todas as companias aéreas receberam uma notificação na Segunda Feira para verificarem suas listas No Fly ,enfatizando para um nome importante ,Havendo assim a perda da oportunidade de sinalizar o suspeito quando, ele afetuou a reserva e pagou em dinheiro horas antes da tentativa de partida.
Apesar de todas as atrapalhadas do FBI e da compania aérea ,altos funcionarios da Casa Branca elogiaram os trabalhos dos agentes investigadores,resaltando que o Terrorista Faisal Shahzadi foi identificado ,rastreado e preso antes de ter escapado.
O Prefeito de Nova York Michael R Bloomberg disse que estava relutante em criticar os responsáveis pela segurança do aeroporto :"É evidente que o cara conseguiu entrar no avião , mas isso não deveria acontecer... tivemos sorte..."
A Senadora Republicana do Estado de Maine Susan M Collins disse que aplaudiu o trabalho dos agentes em resolver rápidamente o caso,ainda assim ela acrescenta:" Há uma questão chave para mim com relação a autorização de embarque do suspeito a bordo do avião,parece haver um espaço no tempo entre a identificação do suspeito e o tempo de embarque."
Em entrevista coletiva em Washington o Procurador Geral Heric H Holder disse : "Apesar da quebra de vigilância física,que nunca se preoculpou com o sucesso da fuga do terrorista Faisal".
As investigações
Na noite de Domingo ,cerca de 24Hrs após o veículo Nissan panthfinder ter sido deixado em uma rua movimentada de Manhattan,os investigadores identificaram o Sr Faisal como o comprador do carro.
Embora a numeração que identifica o veículo (Número do Chací) tenha sido removida do interior do veículo ,um dos investigadores constatou que havia outra numeração no bloco do motor .
Porém naquele momento eles (O FBI) achavam que não tinham provas o suficiente para uma acusação de crime ,ao inves disso decidiu-se fazer um acompanhamento do suspeito ,vindo os agentes a descobrir seu endereço em Bridgeport /Connecticut ,começou assim uma verdadeira campana que se seguiu até Terça Feira a noite quando o suspeito foi perdido de vista.
Já na Segunda Feira por volta de 12:30,os investigadores já certos da participação do Sr Faisal Shahzad com a tentativa de atentado ,solicitaram ao Departamento Interno de Segurança que o colocasse na lista de exclusão0 das empresas aéreas.
Três minutos depois o Departamento de Segurança enviou para todas as aéreas inclusive à Emirates uma notificação eletronica para que verificassem a lista "No Fly"para uma atualização.
As 04:30 mais informações foram enviadas a lista "No-Fly",incluindo o número do passaporte do Sr Faisal Shahzad,disseram as autoridades.
Evidentemente os funcionários da Emirates nem olharam para a tal lista,pois as 18:30 o Sr Faisal liga para a empresa Emirates e reserva uma passagem para um voo com destino ao Paquistão via Dubai.
As 19:35 o suspeito chega ao aeroporto ,paga em dinheiro a passagem e recebe seu cartão de embarque, uma autoridade informou que as companias aéreas não são obrigadas a informar sobre passagens compradas em dinheiro,realmente a Emirates informou à Transportation Security Adiministration sobre a compra das passagem pelo Sr Faisal Shahzal ,só que informou muito tarde ,quando ele já se encontrava sob custódia das autoridades.
O Sr Faisal despistou o FBI e conseguiu comprar suas passagens sete horas após seu nome ser incluido na lista de exclusão das empresas aéreas.
Como é de rotina ,quando foi concluido o embarquer para o voo Emirates EK 202,é enviado um manifesto para o Centro Nacional de Segmentação. Por volta de 11:00 os especialistas descobriram que o Sr Faisal Shahzal que estava na lista "No-Fly" teria embarcado no avião.
seguiu-se um Alarme Geral , e minutos mais tarde com a aeronave ainda no portão de embarque,teve a porta aberta e logo invadida pelos agentes que tomaram o Sr Faisal sob custódia.
Quando a aeronave começava a taxiar ,foi chamada de volta pelo controle solo.
"Temos uma mensagem para vocês voltarem ao portão de embarque imediatamente"disse o controle solo ao comandante,deacordo com uma mensagem ATC. "Eu não sei do que se trata mas o sr pode contactar sua empresa para maiores detalhes"acrescentou o controlador.
Após a aeronave ter sido chamada de volta ,as autoridades entraram e removeram mais dois passageiros, que foram interrogados e revistado ,assim como os demais passageiros ,isso mesmo ...todos foram revistados e reavaliados ,bem como todas as bagagens,oque levou a um atraso de sete horas no voo , informou a compania.
Uma mudança mais planejada nos procedimentos de segurança e na atualização da lista "No-Fly"poderia evitar que tais falhas viessem a acontecer novamente,informou as autoridades de segurança.
A TSA informou que está implementando medidas para verificar os manifestos das listas de passageiros com a lista de exclusão de pssageiros das empresas aéreas em âmbito do Programa de Segurança de Voo.
Atualmente estes controles estão sendo feitos pelo TSA somente em voos domésticos e que a agencia esta se programando para implementar em todos os voos internacionais até o fim do ano.
Fotos &Fonte:The New York Times/Tradução Voar News
Embora a numeração que identifica o veículo (Número do Chací) tenha sido removida do interior do veículo ,um dos investigadores constatou que havia outra numeração no bloco do motor .
Porém naquele momento eles (O FBI) achavam que não tinham provas o suficiente para uma acusação de crime ,ao inves disso decidiu-se fazer um acompanhamento do suspeito ,vindo os agentes a descobrir seu endereço em Bridgeport /Connecticut ,começou assim uma verdadeira campana que se seguiu até Terça Feira a noite quando o suspeito foi perdido de vista.
Já na Segunda Feira por volta de 12:30,os investigadores já certos da participação do Sr Faisal Shahzad com a tentativa de atentado ,solicitaram ao Departamento Interno de Segurança que o colocasse na lista de exclusão0 das empresas aéreas.
Três minutos depois o Departamento de Segurança enviou para todas as aéreas inclusive à Emirates uma notificação eletronica para que verificassem a lista "No Fly"para uma atualização.
As 04:30 mais informações foram enviadas a lista "No-Fly",incluindo o número do passaporte do Sr Faisal Shahzad,disseram as autoridades.
Evidentemente os funcionários da Emirates nem olharam para a tal lista,pois as 18:30 o Sr Faisal liga para a empresa Emirates e reserva uma passagem para um voo com destino ao Paquistão via Dubai.
As 19:35 o suspeito chega ao aeroporto ,paga em dinheiro a passagem e recebe seu cartão de embarque, uma autoridade informou que as companias aéreas não são obrigadas a informar sobre passagens compradas em dinheiro,realmente a Emirates informou à Transportation Security Adiministration sobre a compra das passagem pelo Sr Faisal Shahzal ,só que informou muito tarde ,quando ele já se encontrava sob custódia das autoridades.
O Sr Faisal despistou o FBI e conseguiu comprar suas passagens sete horas após seu nome ser incluido na lista de exclusão das empresas aéreas.
Como é de rotina ,quando foi concluido o embarquer para o voo Emirates EK 202,é enviado um manifesto para o Centro Nacional de Segmentação. Por volta de 11:00 os especialistas descobriram que o Sr Faisal Shahzal que estava na lista "No-Fly" teria embarcado no avião.
seguiu-se um Alarme Geral , e minutos mais tarde com a aeronave ainda no portão de embarque,teve a porta aberta e logo invadida pelos agentes que tomaram o Sr Faisal sob custódia.
Quando a aeronave começava a taxiar ,foi chamada de volta pelo controle solo.
"Temos uma mensagem para vocês voltarem ao portão de embarque imediatamente"disse o controle solo ao comandante,deacordo com uma mensagem ATC. "Eu não sei do que se trata mas o sr pode contactar sua empresa para maiores detalhes"acrescentou o controlador.
Após a aeronave ter sido chamada de volta ,as autoridades entraram e removeram mais dois passageiros, que foram interrogados e revistado ,assim como os demais passageiros ,isso mesmo ...todos foram revistados e reavaliados ,bem como todas as bagagens,oque levou a um atraso de sete horas no voo , informou a compania.
Uma mudança mais planejada nos procedimentos de segurança e na atualização da lista "No-Fly"poderia evitar que tais falhas viessem a acontecer novamente,informou as autoridades de segurança.
A TSA informou que está implementando medidas para verificar os manifestos das listas de passageiros com a lista de exclusão de pssageiros das empresas aéreas em âmbito do Programa de Segurança de Voo.
Atualmente estes controles estão sendo feitos pelo TSA somente em voos domésticos e que a agencia esta se programando para implementar em todos os voos internacionais até o fim do ano.
Fotos &Fonte:The New York Times/Tradução Voar News
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