FAB inicia avaliação de veículo aéreo não-tripulado na Base Aérea de Santa Maria
Do interior de um abrigo (shelter) especialmente montado para operações militares na Base Aérea de Santa Maria (RS), pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a escrever, neste ano, mais um importante capítulo na história da instituição.
Controlado por intermédio de sofisticados computadores e sistemas de enlace de dados, essas aeronaves realizarão diversificadas missões em áreas para isso reservadas.
O treinamento faz parte do projeto de veículos aéreos não-tripulados (VANT), iniciado em dezembro do ano passado com a criação de um grupo de trabalho para estudar a implantação desse sistema na FAB.
O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems, e que envolve a participação de sua subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre.
O VANT mede 10 metros de comprimento e 6 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e pode permanecer por mais de 15 horas em voo.
O equipamento chegou ao país em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB iniciaram o seu treinamento com o apoio de especialistas israelenses.
A FAB espera concluir a etapa de avaliação até o final do ano. Nesse período, também participarão do Grupo de Trabalho representantes do Exército e da Marinha.
Credenciamento
Os jornalistas deverão solicitar credenciamento por meio do email: ecscs@basm.aer.mil.br, enviando nome completo, número de identidade e o nome do veículo de imprensa correspondente.
(55) 9905-2949 ou 3220-3310
Horário: entre 8:30h e 9:45h da manhã de segunda-feira, os jornalistas serão recebidos no portal de entrada da Base Aérea de Santa Maria (endereço: Rodovia RSC 287 / Km 240 – Santa Maria – RS).
SAIBA MAIS:
O Hermes 450 é um VANT de alto desempenho multi-missão que opera em qualquer condição climática, noite/dia, sem a necessidade de alocar tropas em áreas de risco. Pode permanecer em voo totalmente carregado por mais de 15 horas realizando missões de reconhecimento, vigilância e designação de alvos.
Comprimento: | 6 m |
Envergadura: | 10 m |
Velocidade de Cruzeiro: | 110 km/h |
Peso de decolagem: | 450 kg |
Carga útil | 150 kg |
Autonomia: | 20 ou 30 horas |
Teto Operacional: | 5.000 m |
Fonte:Plano Brasil- Aeroeletronica/ CECOMSAER
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