Paraguai e Rússia exploram formas de cooperação em defesa e segurança
O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Héctor Lacognata, disse que a Rússia está disposta a cooperar com o seu país na área de segurança e defesa. “As autoridades da Federação da Rússia tem sido muito abertas em cooperar em diversas áreas com o Paraguai. Uma delas, é uma área que sempre foi um líder a Rússia, é a indústria de defesa e segurança”, disse ele após uma reunião de ministros.
Lacognata disse que o governo paraguaio foi informado da oferta de cooperar nesta área realizada na semana passada pelas autoridades russas durante a primeira visita oficial a Moscou na história de uma delegação paraguaia.
“Fizemos conhecedor desta proposta o nosso governo”, sustentou Lacognata, após seu encontro com o presidente paraguaio Fernando Lugo e ministros no Palácio do Governo.
Ele acrescentou que atualmente está avaliando a possibilidade de que o ministro do Interior, do país Guarani, Rafael Filizzola, viaje à Rússia para negociações com os seus homólogos da Rússia sobre “segurança e compra de equipamentos.”
O Ministro das Relações Exteriores paraguaio também indicou que enviou esta informação para o ministro da Defesa, Luis Bareiro Spaini, que deverá decidir se é conviniente ou não aceitar esta oferta.
Durante esse encontro em Moscou entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia e Paraguai, ambos os países concordaram em desenvolver uma cooperação eficiente e reforçar os laços económicos no domínio da luta contra o crime organizado.
“Decidimos dar um novo impulso aos contactos directos entre os círculos de negócios da Rússia e Paraguai, para descobrir as possibilidades de exportação e as oportunidades de investimento que existe na República do Paraguai”, disse o ministro do Exterior russo Sergei Lavrov, por ocasião da visita.
Nessa ocasião, a delegação do Paraguai informou que o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que se realizará entre 17 junho e 19, vai oferecer uma excelente oportunidade para expandir os vínculos entre as comunidades empresariais dos dois países.
O chefe da diplomacia russa disse que as duas nações concordaram em reforçar o quadro legal das relações bilaterais, incluindo “a próxima negociação de vários outros projetos de assistência jurídica, cooperação aduaneira e de luta contra o tráfico de drogas”.
Como resultado da visita, os dois ministros assinaram uma declaração conjunta, ao assinar uma série de acordos de cooperação bilateral em vários ambitos, incluindo a Defesa e Segurança.
Fonte:Plano Brasil-Infodefensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação