Por dentro do Hind Mil Mi -24
O Mil Mi 24 é conhecido como “Hind” pela OTAN, este helicóptero foi desenvolvido na década de 1960 na extinta URSS, sendo um dos projetos mais rápidos a sair do papel para os voos de teste, com apenas 18 meses, muito provavelmente sendo uma evolução tendo seu tamanho reduzido e com maior potência da já consagrada família de helicópteros Mil Mi-8/Mi-14.
Este novo helicóptero tinha a função de ser multi-propósito com uma capacidade extraordinária, entrou em serviço em 1973-74 na Alemanha Oriental, foi utilizado como helicóptero de apoio a Assalto armado, anti-blindados, escolta de outros helicópteros e tropas e adicionalmente podia enfrentar outros oponentes no combate ar-ar até mesmo aeronaves de asa fixa.
Mi 24 em 3 vistas
Propulsão e subsistemas
O Hind conta com dois motores Klimov TV3-117mt com 1.620 kW de potência máxima cada, instalados na parte superior da cabine, o motor é protegido por uma espécie de blindagem que conta com 5mm de aço “endurecido”, tem capacidade interna de combustível de aproximadamente 1500 kg, em algumas versões do aparelho, é possível alocar mais 1000kg de combustível em tanques externos.
Por ser de uma geração mais antiga, a aviônica do aparelho conta com instrumentos analógicos, como sistema de controle de voo, porém possui também:
- Sistemas eletro-ópticos.
- Infravermelho
- VOR
- Flare
- Telêmetro a laser
E alguns modelos tem a capacidade de integração de óculos de visão noturna, entre outros sistemas que garantem a integridade da aeronave em qualquer terreno ou condições atmosféricas.
Sistemas de armas
Sua gama de armamentos, é extremamente variada, podendo ser armado com uma metralhadora 12,7mm Yakushev – Borzov com até 1470 cartuchos, porém opera inúmeros outros modelos de metralhadoras em nas mais diferentes variantes desta aeronave.
Pode transportar até 1500 kg externamente, combustível ou armamentos, inclusive nas pontas das asas operando o sistema 3M11 Falanga, míssil anti-blindado de origem soviética.
A curiosidade fica pro conta da capacidade de transportar bombas de até 500 kg que podem ser de variados modelos como a ZAB, FAB, RBK e ODAB, bem como ejetores de racks MBD, além de contar com lança foguetes, entre outros tipos de armamento, feitos especialmente para esta aeronave.
Mil mi 24 no Afeganistão
O Mil Mi-24 ganhou fama mundial enquanto a sua participação no conflito da invasão soviética do Afeganistão em 1979.
Chegando a ser considerado um ponto de viragem no conflito e um ícone dessa guerra.
A blindagem da aeronave mostrou-se praticamente imune a disparos de armas pessoais.
A operação com o Hind no inicio daquele conflito dava aos soviéticos a capacidade de desembarcar tropas sobre fogo impunemente, em muitos casos o contingente desembarcado efetuava a captura dos inimigos enquanto o helicóptero era alvejado.
O Hind tornou-se o terror das forças resistentes afegãs pois não havia forma de impedir o “trovão vermelho” de efetuar o seu ataque.
Porém o conflito teve uma virada com a cedência americana aos rebeldes afegãos do míssil terra ar “Stinger” única arma eficaz contra o terror soviético.
A partir da introdução desta arma, os afegãos passaram a limitar a operacionalidade do Hind naquele conflito, obrigando ao soviéticos a adoção de novas táticas e sistemas de defesa como “flares” destinados a confundir os mísseis.
O conflito no Afeganistão trouxe inúmeros aprendizados aos soviéticos, a operação em grandes altitudes era dificultosa e obrigou o desenvolvimento de novas versões do helicóptero, mais potentes surgindo assim o Mil Mi 24 V, entre outras.
Vale ressaltar que estas aeronaves ainda continuam a operar no Afeganistão a pelas da baixa disponibilidade de peças e manutenção, clima adverso e altitudes que inviabilizam a operação até mesmo de helicópteros mais modernos provocando o desgaste precoce de seus sistemas.
Variantes
Mi-24 – Versão de pré-produção
Mi-24A versão de produção. O rotor trazeiro posicionado ao lado direito.
Mi-24U – Versão de treinamento.
Mi-24D – versão melhorada do Mi-24A. Nova metralhadora de canos rotativos e um sistema óptico de designação de alvo.
Mi-24R – Versão de reconhecimento.
Mi-24RCh – Versão de reconhecimento para ambientes de guerra biológica, química e nuclear, QBN.
Mi-24V – Versão do M1 24 D de maior potencia equipada motor mais potente, TV3-117V.
Mi-24P – Idêntico ao Mi-24V mas com a substituição da metralhadora de calibre 12.7mm de canos rotativos por dois canhões de 30mm
Mi-24VP – Idêntico ao Mi-24V, mas com dois canhões de 23mm.
Mi-24BMT – Versão naval adaptada para operações anti.minas.
Mi-24VM – Versão modernizada dos Mi-24VP mais antigos, com novos sistemas de armas.
Mi-24M – Lançado em 1999, é uma versão mais leve com novos sitsemas de rotores e novos sistemas de armas.
Mi-24PN – Versão de ataque aqulaquer tempo Mi-24P. Versão de exportação Mi-35 também conhecida como Hind E.
Usuários
O Helicóptero foi comercializado em suas mais variadas versões para uma infinidade de países, na lista constam:
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Especificações Mi-24 P Hind
Função primária | Assalto armado e ataque |
Fabricante | Mil/Rússia |
Tripulação | 2; 8 tropas ou 14 feridos. |
Propulsão | |
2 Klimov TV3-117 turboshafts de 2190 shp (1635 kW) rotor de 5 pás e rotor traseiro de 3-pás | |
Dimensões | |
Comprimento: | 17.51 m |
Diâmetro do Rotor: | 17.30 m |
Alturat: | 3.97 m |
Pesos | |
Vazio: | 8200 kg |
Máximo de decolagem: | 12,000 kg |
Performance | |
Velocidade máxima | 335 km/h |
Teto de serviço | 4495m |
Alcance: | 1000 km |
Armamento | |
Canhões 12.7, 23 30 mm (dependendo do modelo) 4 barrel Mísseis foguetes e bombas |
Fonte:Plano Brasil Por: Lucas Urbanski/Video:Youtube.com
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