07/04/2010

Hind Mil Mi -24


Por dentro do Hind Mil Mi -24


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O Mil Mi 24 é conhecido como “Hind” pela OTAN, este helicóptero foi desenvolvido na década de 1960 na extinta URSS, sendo um dos projetos mais rápidos a sair do papel para os voos de teste, com apenas 18 meses, muito provavelmente sendo uma evolução tendo seu tamanho reduzido e com maior potência da já consagrada família de helicópteros Mil Mi-8/Mi-14.

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Este novo helicóptero tinha a função de ser multi-propósito com uma capacidade extraordinária, entrou em serviço em 1973-74 na Alemanha Oriental, foi utilizado como helicóptero de apoio a Assalto armado, anti-blindados, escolta de outros helicópteros e tropas e adicionalmente podia enfrentar outros oponentes no combate ar-ar até mesmo aeronaves de asa fixa.

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Mi 24 em 3 vistas

Propulsão e subsistemas

O Hind conta com dois motores Klimov TV3-117mt com 1.620 kW de potência máxima cada, instalados na parte superior da cabine, o motor é protegido por uma espécie de blindagem que conta com 5mm de aço “endurecido”, tem capacidade interna de combustível de aproximadamente 1500 kg, em algumas versões do aparelho, é possível alocar mais 1000kg de combustível em tanques externos.

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Por ser de uma geração mais antiga, a aviônica do aparelho conta com instrumentos analógicos, como sistema de controle de voo, porém possui também:

  • Sistemas eletro-ópticos.
  • Infravermelho
  • VOR
  • Flare
  • Telêmetro a laser

E alguns modelos tem a capacidade de integração de óculos de visão noturna, entre outros sistemas que garantem a integridade da aeronave em qualquer terreno ou condições atmosféricas.

Sistemas de armas

Sua gama de armamentos, é extremamente variada, podendo ser armado com uma metralhadora 12,7mm Yakushev – Borzov com até 1470 cartuchos, porém opera inúmeros outros modelos de metralhadoras em nas mais diferentes variantes desta aeronave.

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Pode transportar até 1500 kg externamente, combustível ou armamentos, inclusive nas pontas das asas operando o sistema 3M11 Falanga, míssil anti-blindado de origem soviética.

A curiosidade fica pro conta da capacidade de transportar bombas de até 500 kg que podem ser de variados modelos como a ZAB, FAB, RBK e ODAB, bem como ejetores de racks MBD, além de contar com lança foguetes, entre outros tipos de armamento, feitos especialmente para esta aeronave.

Mil mi 24 no Afeganistão

O Mil Mi-24 ganhou fama mundial enquanto a sua participação no conflito da invasão soviética do Afeganistão em 1979.

Chegando a ser considerado um ponto de viragem no conflito e um ícone dessa guerra.

A blindagem da aeronave mostrou-se praticamente imune a disparos de armas pessoais.

A operação com o Hind no inicio daquele conflito dava aos soviéticos a capacidade de desembarcar tropas sobre fogo impunemente, em muitos casos o contingente desembarcado efetuava a captura dos inimigos enquanto o helicóptero era alvejado.

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O Hind tornou-se o terror das forças resistentes afegãs pois não havia forma de impedir o “trovão vermelho” de efetuar o seu ataque.

Porém o conflito teve uma virada com a cedência americana aos rebeldes afegãos do míssil terra ar “Stinger” única arma eficaz contra o terror soviético.

A partir da introdução desta arma, os afegãos passaram a limitar a operacionalidade do Hind naquele conflito, obrigando ao soviéticos a adoção de novas táticas e sistemas de defesa como “flares” destinados a confundir os mísseis.

O conflito no Afeganistão trouxe inúmeros aprendizados aos soviéticos, a operação em grandes altitudes era dificultosa e obrigou o desenvolvimento de novas versões do helicóptero, mais potentes surgindo assim o Mil Mi 24 V, entre outras.

Vale ressaltar que estas aeronaves ainda continuam a operar no Afeganistão a pelas da baixa disponibilidade de peças e manutenção, clima adverso e altitudes que inviabilizam a operação até mesmo de helicópteros mais modernos provocando o desgaste precoce de seus sistemas.

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Variantes

Mi-24 – Versão de pré-produção
Mi-24A versão de produção. O rotor trazeiro posicionado ao lado direito.
Mi-24U – Versão de treinamento.
Mi-24D – versão melhorada do Mi-24A. Nova metralhadora de canos rotativos e um sistema óptico de designação de alvo.
Mi-24R – Versão de reconhecimento.
Mi-24RCh – Versão de reconhecimento para ambientes de guerra biológica, química e nuclear, QBN.
Mi-24V – Versão do M1 24 D de maior potencia equipada motor mais potente, TV3-117V.
Mi-24P – Idêntico ao Mi-24V mas com a substituição da metralhadora de calibre 12.7mm de canos rotativos por dois canhões de 30mm

Mi-24VP – Idêntico ao Mi-24V, mas com dois canhões de 23mm.

Mi-24BMT – Versão naval adaptada para operações anti.minas.
Mi-24VM – Versão modernizada dos Mi-24VP mais antigos, com novos sistemas de armas.

A versão destinada a exportação recebe o código de Mi-35.

Mi-24M – Lançado em 1999, é uma versão mais leve com novos sitsemas de rotores e novos sistemas de armas.
Mi-24PN – Versão de ataque aqulaquer tempo Mi-24P. Versão de exportação Mi-35 também conhecida como Hind E.


Usuários

O Helicóptero foi comercializado em suas mais variadas versões para uma infinidade de países, na lista constam:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/86/Hind_hava_parad_-_baki2008.jpg

  • Afeganistão
  • Argélia
  • Angola
  • Armênia
  • Azerbaijão
  • Bielorrússia
  • Bulgária
  • Burkina Faso
  • Chade
  • Chipre
  • Cuba
  • República Tcheca
  • Geórgia
  • Djibouti
  • Guiné Equatorial
  • Eritreia
  • Etiópia
  • Geórgia
  • Guiné
  • Alemanha
  • Hungria

  • Índia
  • Indonésia
  • Irã
  • Costa do Marfim
  • Cazaquistão
  • Quirguistão
  • Líbano
  • Líbia
  • República da Macedónia
  • Mali
  • México
  • Mongólia
  • Moçambique
  • Mianmar
  • Namíbia
  • Nepal
  • Nicarágua
  • Níger
  • Nigéria
  • Coréia do Norte

  • Peru
  • Polônia
  • Rússia
  • Ruanda
  • Arábia Saudita
  • Senegal
  • Eslováquia
  • Sri Lanka
  • Sudão
  • Síria
  • Tajiquistão
  • Uganda
  • Ucrânia
  • E.U.A.
  • Uzbequistão
  • Vietnã
  • Iémen
  • Zimbábue
  • Croácia

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Especificações Mi-24 P Hind

Função primária Assalto armado e ataque
Fabricante Mil/Rússia
Tripulação 2; 8 tropas ou 14 feridos.
Propulsão

2 Klimov TV3-117 turboshafts de 2190 shp (1635 kW) rotor de 5 pás e rotor traseiro de 3-pás
Dimensões
Comprimento: 17.51 m
Diâmetro do Rotor: 17.30 m
Alturat: 3.97 m
Pesos
Vazio: 8200 kg
Máximo de decolagem: 12,000 kg
Performance
Velocidade máxima 335 km/h
Teto de serviço 4495m
Alcance: 1000 km
Armamento

Canhões 12.7, 23 30 mm (dependendo do modelo) 4 barrel Mísseis foguetes e bombas



http://images3.jetphotos.net/img/1/9/0/4/50830_1150059409.jpg






Fonte:Plano Brasil Por: Lucas Urbanski/Video:Youtube.com

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