Tap cresce 27,5% e lidera tráfego Portugal-Espanha
NOTÍCIA DO PRESSTUR (www.presstur.com)
Demand Media Video -- powered by demandmedia.com
A Tap distanciou-se da Iberia na liderança do transporte aéreo entre Portugal e Espanha nos 11 meses de janeiro a novembro, tendo atingido 31,1% de cota de mercado, 1,77 pontos a mais do que a companhia e a Portugália tinham em conjunto no período homólogo de 2007.
Dados de tráfego da AENA, empresa que gere os aeroportos espanhóis, a que o Presstur teve acesso indicam que a Tap no final de novembro somava mais de 770 mil passageiros, crescimento de 166 mil ou 27,5% em relação a 2007.
O crescimento da Tap incorpora a integração da Portugália, que não existia no primeiro semestre de 2007, mas mesmo quando se desconta este efeito a companhia portuguesa tem um aumento em 3,4%, o que equivale a mais cerca de 25,5 mil passageiros.
Esta evolução ocorre a despeito de uma queda média do mercado em 2,4%, com quedas mais acentuadas por parte das companhias que mais diretamente concorrem com a Tap, designadamente da Iberia.
Os dados indicam que a companhia espanhola tem nestes 11 meses uma queda do tráfego em 4,1%, para 545 mil, e que quando se somam as operações da Iberia e da sua franqueada Air Nostrum (-33,4%, para 95 mil) a queda atinge os 10%, para 640 mil.
A companhia que mais share de mercado perde é, porém, a low cost espanhola Clickair, que em 2007 era a quarta maior companhia no transporte aéreo entre Portugal e Espanha, e este ano caiu para a sexta posição, por uma queda em 37%, para 153 mil passageiros (6,2% do total, menos 3,38 pontos).
Igualmente em queda acentuada está a outra low cost espanhola, a Vueling, terceira maior companhia neste mercado, que tem uma queda em 15,8%, para 257,5 mil passageiros, com a qual perde 1,65 pontos de quota de mercado, para 10,4%.
Já as grandes low cost europeias apresentam crescimentos significativos nas ligações entre Portugal e Espanha: a Air Berlin cresce 24,1%, para 208 mil passageiros (+14%, para 300 mil, quando se soma com a FlyNiki, que tem uma queda em 3,6%, para 92 mil), a Ryanair cresce 11,2%, para 232 mil, e a Easyjet, que foi a última a entrar neste segmento, tem um aumento em 1.192,9%, para 87 mil.
Os dados da AENA a que o Presstur teve acesso mostram que o reforço da liderança da Tap no transporte aéreo entre Portugal e Espanha deve-se, em grande medida, à evolução nas ligações de e para o Aeroporto de Barcelona.
Abaixo videos com Entrevista Luiz da Gama Mór - vice-presidente executivo da Tap Portugal
Demand Media Video -- powered by demandmedia.com
A Tap distanciou-se da Iberia na liderança do transporte aéreo entre Portugal e Espanha nos 11 meses de janeiro a novembro, tendo atingido 31,1% de cota de mercado, 1,77 pontos a mais do que a companhia e a Portugália tinham em conjunto no período homólogo de 2007.
Dados de tráfego da AENA, empresa que gere os aeroportos espanhóis, a que o Presstur teve acesso indicam que a Tap no final de novembro somava mais de 770 mil passageiros, crescimento de 166 mil ou 27,5% em relação a 2007.
O crescimento da Tap incorpora a integração da Portugália, que não existia no primeiro semestre de 2007, mas mesmo quando se desconta este efeito a companhia portuguesa tem um aumento em 3,4%, o que equivale a mais cerca de 25,5 mil passageiros.
Esta evolução ocorre a despeito de uma queda média do mercado em 2,4%, com quedas mais acentuadas por parte das companhias que mais diretamente concorrem com a Tap, designadamente da Iberia.
Os dados indicam que a companhia espanhola tem nestes 11 meses uma queda do tráfego em 4,1%, para 545 mil, e que quando se somam as operações da Iberia e da sua franqueada Air Nostrum (-33,4%, para 95 mil) a queda atinge os 10%, para 640 mil.
A companhia que mais share de mercado perde é, porém, a low cost espanhola Clickair, que em 2007 era a quarta maior companhia no transporte aéreo entre Portugal e Espanha, e este ano caiu para a sexta posição, por uma queda em 37%, para 153 mil passageiros (6,2% do total, menos 3,38 pontos).
Igualmente em queda acentuada está a outra low cost espanhola, a Vueling, terceira maior companhia neste mercado, que tem uma queda em 15,8%, para 257,5 mil passageiros, com a qual perde 1,65 pontos de quota de mercado, para 10,4%.
Já as grandes low cost europeias apresentam crescimentos significativos nas ligações entre Portugal e Espanha: a Air Berlin cresce 24,1%, para 208 mil passageiros (+14%, para 300 mil, quando se soma com a FlyNiki, que tem uma queda em 3,6%, para 92 mil), a Ryanair cresce 11,2%, para 232 mil, e a Easyjet, que foi a última a entrar neste segmento, tem um aumento em 1.192,9%, para 87 mil.
Os dados da AENA a que o Presstur teve acesso mostram que o reforço da liderança da Tap no transporte aéreo entre Portugal e Espanha deve-se, em grande medida, à evolução nas ligações de e para o Aeroporto de Barcelona.
Abaixo videos com Entrevista Luiz da Gama Mór - vice-presidente executivo da Tap Portugal
Parceiro editorial da PANROTAS em Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação