26/01/2009

BAE Systems anuncia indicador de fogo hostil

BAE Systems anuncia indicador de fogo hostil para helicópteros

Novo sistema de alerta da empresa britânica detecta fogo hostil a partir de atiradores portando pequenas armas de fogo

Divulgação

Clique na foto para ampliar

MD MD520


Por Hercules Araujo

A BAE Systems anunciou uma nova tecnologia que irá permitir a pilotos de helicópteros a detectar e se evadir de fogo hostil de pequenas armas de fogo.
O indicador de fogo hostil baseado em detecção por acústica (HFI) ainda não é operacional, mas a empresa apresentou um vídeo do sistema em ação. A apresentação mostra um helicóptero MD MD520 tomando uma atitude evasiva, presumidamente depois de detectar uma rajada de tiros disparada de aproximadamente 30 metros por um ‘soldado’ armado com um rifle AK-47.

A BAE disse: “Sob testes realizados nos Estados Unidos, um sistema HFI medindo dados acústicos detectou precisamente os disparos em cada caso dos ensaios. Mais ensaios serão realizados em helicópteros militares empregando uma tecnologia adicional com os sensores. Iremos produzir um sistema mais robusto com esta nova tecnologia”.
Um número crescente de helicópteros militares são equipados com sensores baseados em rastreamento por infravermelho para detectar o ataque de mísseis, mas a tripulação destas aeronaves continuam vulneráveis a armas de pequeno calibre.

O exército americano (U S Army) começou a estudar sistemas de detecção de acústica baseado em atiradores armados contra helicópteros em 2004, seguindo as ocorrências com ataques fatais a estas aeronaves no Afeganistão e Iraque.
Os estudos da US Army atraiu também o interesse da Lockheed Martin e Northrop Grumman, que não divulgaram resultados efetivos sobre suas pesquisas.
Não está claro como a BAE avançou com sua tecnologia HFI, ou quando a tecnologia estará disponível para entrega. “Quando a tecnologia estará disponível, irá depender dos pedidos dos clientes”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação