26/01/2009

Pantanal é aceita na Lei de Recuperação Judicial

Pantanal é aceita na Lei de Recuperação Judicial

Autoria :Air online

A Pantanal Linhas Aéreas que nos últimos anos vem registrando graves problemas financeiros, protocolou no dia 18 de dezembro do ano passado o pedido para inclusão no processo de recuperação judicial. O deferimento para o processo saiu no último dia 16, tendo sido aceito pelo juiz Caio Marcelo Mendes de Oliveira, da 2ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo.

No despacho, o magistrado suspendeu, por 180 dias, todas as ações e execuções contra a empresa, inclusive as trabalhistas, e foi nomeado como administrador judicial o administrador de empresas Paulo Augusto Marcondes Monteiro. A empresa passou há ter 60 dias para expor seu plano de reestruturação aos credores.

Com dívidas estimadas em R$ 53 milhões, a empresa estuda duas opções. A primeira é a venda integral, que inclui todos os ativos e passivos, o que não parece ser viável devido ao montante da divida e a pequena participação da aérea no mercado. A segunda opção é a cisão da empresa, num modelo similar ao adotado pela antiga VARIG em 2006.

A opção pela recuperação judicial foi acelerada pelo risco de as finanças da empresa se deteriorar no atual cenário de crise externa.

Ainda que possua uma inexpressiva participação no mercado, a empresa tem o direito operar dezesseis pares de slots em Congonhas, o que representa pouco mais de 6% do total dos 249 existentes no aeroporto. Ainda que detenha um número razoável de slots, a empresa focou suas operações em linhas regionais de baixa densidade e dos cinco ATR 42 que possui, apenas três estão em operação. A soma de voos para localidades pouco rentáveis e a frota envelhecida, tornou sua operação viável ao longo dos anos.

Fonte:http://www.aironline.com.br/noticias/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação