o tráfego aéreo no Brasil e no mundo.
Já pensaram quando tivermos um tráfego igual ao que chega ou parte de São Paulo?
Com nossa condição de país de grande extensão territorial, grande produtor de "comodities", produtor de bens manufaturados e semi-manufaturados, temos uma economia em desenvolvimento (afinal pertencemos ao BRIC), temos mercado interno (mais de 80 milhões de habitantes já na classe média), temos uma excelente oportunidade para nos firmar como nação desenvolvida em poucos anos. Mas isso vai depender muito mais de vocês que dos que estão ativos ou encerrando o período produtivo.
Observem no vídeo, o tráfego aéreo no Norte maravilha (USA, UE, ÁSIA)...
O Brasil logo terá um tráfego aéreo mais denso...
É verdade que nossa infraestrutura, aeronáutica e aeroportuária, precisa melhorar um pouco em alguns pontos e crescer mais que a média do País em outros. Se isso não ocorrer continuaremos encrencados...
Enquanto os EUA possuem mais de 70.000 aeronaves, o Canadá possui cerca de 30.000, nós possuímos algo próximo a 12000 aeronaves. Dessas, pouco mais de 5.000 estão em condições de voar; 36 são grandes aeronaves de transporte para vôos intercontinentais; cerca de 270 são grandes aeronaves de transporte para operar vôos domésticos e A. do Sul e temos pouco mais de 300 jatos de táxi aéreo e corporativo.
No ano de 2009 ha previsão de novasempresas e mais algumas aeronaves (pelo menos 200 a mais).
O ponto importante é aprimorar as nossas condições de país produtor (em tudo) e sairmos dessa crise como líder em muitas áreas, isso é um imperativo. Se aumentarmos o número de bons profissionais, teremos uma melhor prestação de serviços, além da possibilidade de aumentar as entradas com a venda de serviços. Em pouco tempo seremos um País tão grande na venda de bens e serviços, quanto na produção de "comodities"e produtos acabados.
Com nossas características (País continental com mercado considerável e em expansão) é imperioso que nossa indústria do transporte aéreo cresça para fazer fente às necessiades de nossa economia.
Que tal você entrar nesse time e melhorar esse cenário já para 2009.
No caso brasileiro, o volume de passageiros embarcados e desembarcados foi próximo de 107 milhões, no ano de 2006, sendo que mais de 95 % desse volume foi processado nos aeroportos da INFRAERO. Por sua vez, a previsão de recursos para investir nos vinte principais aeroportos da rede da INFRAERO, no período de 2007 a 2010, é de R$ 3,0 bilhões ou US$ 1,5 bilhão, correspondendo a aproximadamente US$ 375 milhões anualmente, no período.
Estes números indicam uma discrepância significativa na forma de conduzir o equacionamento do problema, considerando principalmente a exigüidade de recursos disponíveis para tais investimentos no caso brasileiro. Enquanto que nos Estados Unidos a previsão de investimentos na infra-estrutura aeroportuária, para um tráfego que deverá ter um crescimento médio de 4,0% ao ano, é de US$ 11,83 por passageiro por ano, nos próximos quatro anos, no Brasil, a previsão de investimentos para os próximos quatro anos é de US$ 3,67 por passageiro por ano, para um tráfego que deverá ter um crescimento médio de 7,0% ao ano.
2. O PROBLEMA
A capacidade do sistema de aeroportos da INFRAERO como um todo, que processa mais de 95 % do tráfego aéreo de passageiros no país, está presentemente acima da demanda global atendida pelo sistema. O volume de passageiros processado foi de 102,2 milhões, em 2006, conforme apresentado no quadro seguinte. Essa demanda é essencialmente concentrada em oito aeroportos, sendo que alguns deles já estão operando nas proximidades de suas capacidades.
Movimento de Passageiros nos Aeroportos Brasileiros (milhões/ano)*
Ano Internacional Doméstico Total % de Aumento
2001 __ 9,3 ______ 64,5 ___ 73,8 _____ -
2002 __ 8,6 ______ 66,3 ___ 74,9 ____ 1,0
2003 __ 9,9 ______ 61,3 ___ 71,2 ____-5,0
2004 _ 11,2 ______ 71,5 ___ 82,7 ___ 16,1
2005 _ 12,6 ______ 83,5 ___ 96,1 ___ 16,2
2006 _ 12,2 ______ 90,0 __ 102,2 ____ 6,3
(*) Operados pela INFRAERO
Tabela 03. Movimento de Passageiros nos Aeroportos Brasileiros.
¹ “The Aerotropolis” – Airports International – Volume 39, n° 9 – December 2006.
² “ACRP – Airport Cooperative Research Program – Transportation Research Board – Washington, D.C. – USA – January 2007”.
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fonte:douglasfmachado ferreira

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