GE finaliza projeto de novo motor turboshaft
Fabricante americano de motores especializado em helicópteros militares deve iniciar testes com nova turbina
Por Hercules Araujo
Hoje (14) a General Electric anunciou a finalização do projeto do motor turbohélice (turboshaft) GE38 de 7.500shp de potência que foi selecionado para impulsionar o futuro helicóptero dos fuzileiros navais americanos Sikorsky CH-53K.
A empresa americana fabricante de motores aeronáuticos revisou o projeto do novo motor e irá começar os testes em bancada.
Os ensaios em bancada devem começar ainda na primeira metade deste ano. No total a GE irá produzir 20 motores para impulsionar cinco protótipos do CH-53 por quatro anos e 6.000 horas de ensaios.
O helicóptero trimotor de 84.000 CH-53K é esperado para entrar em serviço no ano fiscal de 2015 substituindo a frota de CH-53D Sea Stallion.
A GE projetou o motor GE38-1B para formar uma família de turbinas da classe potência de 7.000 a 10.000shp.
A empresa americana diz que está vislumbrando além do mercado militar de helicópteros e quer uma fatia do mercado de aeronaves comerciais turbopropulsadas que irão entrar em serviço na próxima década.
A GE38 é derivada do motor demonstrador de tecnologia moderno GE27 e o T407, mas melhoramentos feitos em computador em ambiente 3D e melhoramentos de refrigeração ofereceram entre 15 e 20% mais potência e redução no custo do ciclo de vida do novo motor.
fonte:http://airway.uol.com.br/index.asp?codn=53
:http://br.youtube.com/watch?v=W2J9J6Ezrws
A empresa americana fabricante de motores aeronáuticos revisou o projeto do novo motor e irá começar os testes em bancada.
Os ensaios em bancada devem começar ainda na primeira metade deste ano. No total a GE irá produzir 20 motores para impulsionar cinco protótipos do CH-53 por quatro anos e 6.000 horas de ensaios.
O helicóptero trimotor de 84.000 CH-53K é esperado para entrar em serviço no ano fiscal de 2015 substituindo a frota de CH-53D Sea Stallion.
A GE projetou o motor GE38-1B para formar uma família de turbinas da classe potência de 7.000 a 10.000shp.
A empresa americana diz que está vislumbrando além do mercado militar de helicópteros e quer uma fatia do mercado de aeronaves comerciais turbopropulsadas que irão entrar em serviço na próxima década.
A GE38 é derivada do motor demonstrador de tecnologia moderno GE27 e o T407, mas melhoramentos feitos em computador em ambiente 3D e melhoramentos de refrigeração ofereceram entre 15 e 20% mais potência e redução no custo do ciclo de vida do novo motor.
fonte:http://airway.uol.com.br/index.asp?codn=53
:http://br.youtube.com/watch?v=W2J9J6Ezrws
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