Uma Aeronave Gulfstream G-450 estabeleceu um recorde de viagem mais rápida entre:
Savannah, no Estado americano de Georgia, e São Paulo, com cerca de 7.263 km percorridos em 8 horas e 50 minutos
Gulfstream
Gulfstream Aerospace Corporation é uma empresa aerospacial norte-americana pertencente ao conglomerado General Dynamics desde 2001 que já produziu mais de 1500 aeronaves a jato para os mercados corporativo, privado, governamental e militar em todo o mundo.
Grumman
A Gulfstream começou em 1957 quando a Grumman Aircraft Engineering Corporation lançou o turboélice Gulfstream I, o primeiro avião executivo da Grumman; até então a Grumman era conhecida principalmente por seus projetos militares como o caça wildcat e o bombardeio de mergulho TBM Avenger.
O gulfstream I teve um sucesso tão grande que a Grumman decidiu projetar uma versão com motores turbojatos conhecida como Gulfstream II.
Em 1967 a Grumman separou a atividades civis das militares e mudou a sede da Gulfstream pra Savannah no estado da Georgia.
A nova sede abrigou a construção e os testes do Gulfstream II com cerca de 100 funcionários. Em um ano a quantidade de pessoas na fábrica aumentou para 1000 pessoas.
Em 1969 o último e 200º Gulfstream I foi entregue e a produção do Gulfstream II aumentou e continou até 1977 quando o último Gulfstream II foi entregue após 255 unidades produzidas.
Gulfstream Aerospace
Em 1978 a Grumman vendeu a Gulfstream com sua linha de produção para a American Jet Industries.
Com a venda da empresa Allen Paulson se tornou o novo presidente e mudou o nome da empresa para Gulfstream American.
Enquanto isso Paulson pressionava a empresa para desenvolver o Gulfstream III, que voou pela primeira vez em 1979.
Em 1982 a quantidade de pessoas trabalhando na unidade de Savannah já passava de 2500 quando o nome é trocado para Gulfstream Aerospace Corporation.
No ano seguinte mais especificamente no dia 8 de Abril a Gulfstream lança suas ações na bolsa de valores.
Em 1985 a Chrysler compra a Gulfstream para diversificar sua produção.
Porém Allen Paulson junto com a Forstmann Little & Co. conseguiu comprar de volta a empresa por 825 milhões de dólares.
A compania continuou crescendo até os anos 1990 quando lançou o Gulfstream V em 1994 e o Gulfstream IV-SP em 1996.
Em 1999 a General Dynamics fez uma oferta de 5 bilhões de dólares pela Gulfstream que foi aceita, no ano de 2001 a Gulfstream compra a Galaxy Aerospace e sua linha de produção, a partir daí aviões de médio porte Astra SPX e Galaxy foram renomeados como Gulfstream G100 e G200 respectivamente.
No ano seguinte os nomes são atualizados, os modelos: Gulfstream V, Gulfstream IV e Gulfstream IV-SP são conhecidos como: G550, G300 e G400.
O recorde já foi confirmado pela associação de aeronáutica dos Estados Unidos
Em 2003 o G450 é lançado para substituir os antigos G400 e em resposta à crise da aviação de 2001, a linha de produção em Savannah é fechada por um mês entre 30 de Junho e 27 de Julho. Em 2004 a Gulfstream recebe o prêmio Collier pelo G550, a primeira aeronave civil com o sistema FLIR de fábrica.
Em Março do mesmo ano o G350 é lançado como uma versão menor do G450.
Em 2006 a produção do G100 acabou em benefício ao G150 que o substituiu.
A Gulfstream também anunciou um projeto de ampliação das intalações de Savannah incluindo movas áreas de venda e design e a criação de um centro de serviços e de mais 1100 empregos.
Atualmente a Gulfstream está desenvolvendo o G250, uma versão melhorada do G200 com voo inaugural esperado para 2011.
Fonte:Portal Terra/WikiPédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação