O ministro da Defesa, determinou à Secretaria de Aviação Civil que coordene as ações de gerenciamento e de preparação da infraestrutura aeroportuária necessária para atender a demanda até 2014, inclusive para atender ao público que circulará no País durante a Copa do Mundo.
Jobim quer saber qual é a progressão da demanda para os próximos anos, levando em conta que o setor cresceu 27%, só em 2010, comparado a 2009.
Jobim quer saber qual é a progressão da demanda para os próximos anos, levando em conta que o setor cresceu 27%, só em 2010, comparado a 2009.
A primeira parte dos estudos será apresentada em 15 dias. Jobim pediu ainda um plano de atendimento para evitar problemas durante as festas de final de ano e da posse presidencial em Brasília.
Ao falar das ações gerenciais a serem adotadas, o ministro citou a ocupação de slots (horário de pouso de aeronave em um determinado aeroporto), o levantamento de terminais alternativos para ser usado, por exemplo, pela aviação geral (jatinhos) e o uso de bases aéreas para voos VIPs, como os das delegações dos países participantes da Copa e das autoridades que estarão desembarcando para o evento.
Uma das medidas será proibir os voos charters de posarem nos aeroportos em hora de pico, como já foi feito em época de férias.
Uma das medidas será proibir os voos charters de posarem nos aeroportos em hora de pico, como já foi feito em época de férias.
Outra medida a ser adotada é em relação à aviação geral, que é dos jatos executivos, usando a experiência da África do Sul.
Jobim falou ainda da necessidade de levantamento de aeroportos alternativos. "Precisamos encontrar lugares para estacionamento desta aviação geral, porque, no caso da aviação charter, o avião pousa e vai embora estacionar em outro lugar, e não tem problema de pátio."
Um terceiro ponto é o uso das bases aéreas para voos vips, das delegações e das autoridades, que não pousariam em aeroportos comerciais, para aliviá-los.
Jobim falou ainda da necessidade de levantamento de aeroportos alternativos. "Precisamos encontrar lugares para estacionamento desta aviação geral, porque, no caso da aviação charter, o avião pousa e vai embora estacionar em outro lugar, e não tem problema de pátio."
Um terceiro ponto é o uso das bases aéreas para voos vips, das delegações e das autoridades, que não pousariam em aeroportos comerciais, para aliviá-los.
Segundo Jobim, todo o desenho a ser feito deve prever o uso de apenas 90% da capacidade dos aeroportos, para que se tenha 10% de folga, para eventualidades.
Nestes levantamentos, de acordo com o ministro, é preciso ver o que será necessário executar de obras nos aeroportos alternativos (bases aéreas e aeroportos estaduais e municipais), que precisarão ser usados para atender a demanda.
Nestes levantamentos, de acordo com o ministro, é preciso ver o que será necessário executar de obras nos aeroportos alternativos (bases aéreas e aeroportos estaduais e municipais), que precisarão ser usados para atender a demanda.
Muitos deles têm apenas uma pista e é preciso estar preparado para emergências, como a retirada rápida do avião, em caso de incidente, com liberação de pista, o mais rápido possível, com guindastes, por exemplo.
Além da Secretaria de Aviação Civil, participaram da reunião a direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica. No caso do espaço aéreo, serão criados corredores de voos.
Além da Secretaria de Aviação Civil, participaram da reunião a direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica. No caso do espaço aéreo, serão criados corredores de voos.
Fonte: Parana Online-via Direto da Pista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação