A Airbus Military obteve a certificação para sua aeronave A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) da autoridade de certificação militar espanhola, o Instituto Nacional de Tecnología Aerospacial (INTA). Isso pavimenta o caminho das primeiras entregas para as aeronaves da Royal Australian Air Force (RAAF) nas semanas seguintes.
O Airbus A330 MRTT é agora a única aeronave reabastecedora e de transporte de nova geração certificada que está sendo oferecida para as forças aéreas no mundo.
O certificado militar foi concedido pelo Diretor de Testes e Certificação da INTA Bartolomé Marqués para a Airbus Military, ao Chefe de Engenharia e Tecnologia, Miguel Angel Morell, no dia 5 de outubro em Madri, na Espanha.
Ele cobre o projeto e operação de todos sistemas militares adicionados na aeronave adicionais ao projeto básico civil, e especialmente para o sistema hose and drogue, bem como do novo Aerial Refuelling Boom System (ARBS) desenvolvido pela Airbus Military.
Esta aprovação vem após o recebimento do Certificado Suplementar do Tipo (STC) civil para a conversão de uma aeronave básica de passageiros A330-200 emitida pela agência europeia EASA (European Aviation Safety Agency) no começo desse ano.
O Diretor da Airbus Military Domingo Ureña disse: “Eu gostaria de agradecer a todos que trabalharam arduamente na obtenção dessa certificação.
Esse é um momento de enorme gratificação para todos. Ele confirma que o A330 MRTT tem satisfatoriamente demonstrado sua aeronavegabilidade militar global e a maturidade de todos seus sistemas, e está plenamente pronto para entrar em serviço com seus clientes.
A combinação da provada célula A330 com os mais avançados, e agora certificados, sistemas de reabastecimento aéreo do mundo, incluindo nosso ARBS, transformará a condução das nossas operações de reabastecimento aéreo, enquanto também oferecerá uma capacidade plena de transporte aéreo.”
A Airbus Military conduziu mais de 280 voos com as aeronaves A330 MRTT e aproximadamente 170 mais num demonstrador A310 para obter a certificação, e executou aproximadamente 1.600 contatos (com e sem combustível) com aeronaves receptoras.
Adicionalmente mais de 600 contatos foram feitos com o A330 MRTT atuando como receptor.
Em todas operações juntas, mais de um milhão de libras (450 toneladas) de combustível foram transferidas.
Aeronaves as quais o A330 MRTT transferiu combustível incluem os caças F-16 e F-18, aeronaves E-3 AWACS com seu amplo radar, e outra aeronave A330 MRTT num processo chamado de reabastecimento “buddy-buddy“.
Um total de 28 aeronaves A330 MRTTs já foram encomendadas pelas forças aéreas de quatro nações: Austrália, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Reino Unido.
Fonte:Cavok?Video:Youtube.com/fotos:defenseindustrydaily;revistaaerea
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação