X-48 Blended Wing Body
Uma equipe liderada pela NASA e pela Boeing Company completou a primeira fase de testes de voo com uma aeronave em escala menor da X-48B Blended Wing Body (BWB), na agência Dryden Flight Research Center em Edwards, Califórnia.
A aeronave remotamente pilotada de 227 quilos com a silhueta lembrando uma arraia – também chamada de corpo de asa híbrida — é uma ferramenta do Projeto Aviação com Resposabilidade Ambiental (ERA) da NASA, o qual objetiva desenvolver a tecnologia necessária para criar uma aeronave para o futuro que seja silenciosa, limpa e mais eficiente no consumo de combustível.
Uma plataforma de testes como o X-48B permitiu a NASA avaliar e validar tecnologias chaves. Os recentes voos concluídos determinaram a manobrabilidade e as qualidades de voo, tais como as velocidades de pouso e decolagem típicas da aeronave.
“Este projeto é um imenso sucesso,” disse Fay Collier, gerente do projeto ERA na NASA. “Ponto de partida: a equipe provou a habilidade de voar uma aeronave sem estabilizador vertical até o limite de velocidades baixas com segurança.”
Até recentemente, Collier foi o principal investigador para o Projeto de Asa Fixa Subsônica da NASA o qual estabeleceu a parceria com a Boeing para conduzir a inicial, e fundamental tecnologia de desenvolvimento para o X-48B.
No Projeto ERA ele agora lidera parte do novo programa de pesquisa da NASA iniciado para ajudar a amadurecer a promissora tecnologia antes de transferir para indústria.
A equipe completou o 80° e último voo da primeira fase do projeto no dia 19 de março de 2010, quase três anos após do primeiro voo do X-48B no dia 20 de julho de 2007.
Além da NASA e da Boeing, a equipe inclui a Cranfield Aerospace Limited do Reino Unido, e o Laboratório de Pesquisas da U.S. Air Force de Dayton, Ohio.
“Esses 80 voos de pesquisas forneceram aos engenheiros uma quantidade valiosa de informações e permitiu a equipe completar os objetivos iniciais propostos pelo projeto,” disse Tim Risch, gerente de projeto do X-48B no Dryden.
Os marcos atingidos pela equipe focaram três objetivos técnicos principais: expansão do desempenho de voo, características do desempenho da aeronave, e validação dos softwares limitadores dos controles de voo.
Em 52 voos entre julho de 2008 e dezembro de 2009, os engenheiros quantificaram as respostas dinâmicas da aeronave pelo envio de comandos do computador para as superfícies de controle de voo do X-48B e mediram o quanto rápido a aeronave respondia a essas solicitações.
Os testes com o X-48B continuarão até o final de 2010, após um novo computador de voo ser instalado e verificado.
A próxima série de voos de teste forcará em parâmetros adicionais de investigação das características de voo.
A NASA possui uma segunda aeronave BWB, a X-48C, a qual foi modificada para um perfil de ruído ainda menor do que a X-48B, e está preparando ela para os testes de voo que investigarão outros fatores de contraolabilidade.
Fonte:cavok/Youtube.com
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