Solar Impulse Make the Firt Take off
À medida que o Sol começou a brilhar na cidade de Payerne, na Suíça, a aeronave movida por 12.000 células solares voou por 87 minutos numa altitude de até 4.000 pés.
O fundador do programa Solar Impulse Bertrand Piccard chamou o voo inaugural de um passou crucial no caminho para atingir o objetivo de circunavegar o globo terrestre na nada usual aeronave.
Num comunicado da equipe Solar Impulse, Piccard disse estar aliviado após teer efetuado o primeiro voo depois de sete anos de trabalho intenso.
“Essa primeira missão foi a fase de maior risco de todo projeto,” disse Piccard. “Oitenta e sete minutos de intensas emoções após sete anos de pesquisa, testes e muita perseverança.
Nunca uma aeronava tão leve e grande havia voado anteriormente!”
A aeronave, conhecida pelo seu prefixo HB-SIA, possui uma envergadura de um Boeing 747 Jumbo e pesa o memso que um automóvel sedan de médio porte.
Ela havia feito um pequeno voo, chamado de um “salto de pulga” pela equipe, no mês de dezembro de 2009, quando a aeronave elevou-se numa altura de cerca de um metro da pista e voou por cerca de 100 metros.
Hoje o voo não demonstrou apenas que a aeronave pode voar, como também ela pode pemanecer por longos peíodos no ar, em altas altitudes, suficiente para começarem os testes básicos de voo.
“Este primeiro voo foi para mim o mais intenso momento,” disse o piloto de teste Markus Scherdel, após sair do cockpit da aeronave solar.
Durante o voo, a HB-SIA, decolou com uma velocidade de apenas 30 mph e num relativo espaço curto de pista. Os quatro motores elétricos de 10HP forneceram uma potência suficiente para atingir uma velocidade de cruzeiro entre 40 e 45 mph.
E apenas informando, a Solar Impulse não bateu nenhum recorde de velocidade no voo.
Scherdel disse que o primeiro voo foi de familiarização no voo para ele e para a equipe.
“A execução de várias manobras (curvas, fase de simulação de aproximação) foram projetadas para sentir a aeronavee verificar a manobrabilidade,” disse Scherdel. Apesar do imenso tamanho das asas e do peso leve, a equipe achou que a aeronave atingiu as expectativas.
A envergadura do HB-SIA é de 63 metros, cerca de 3 metros a mais que o Boeing 787 Dreamliner. Mas a Solar Impulse pesa apenas 1 tonelada e meia, carregada para o voo, cerca de 227 toneladas a menos que o 787.
Após mais testes de voo movidos a energia solar, a equipe do Solar Impulse espera efetuar testes noturnos ainda esse ano.
Durante esses voos, a equipe examinará a viabilidade de planejar um calendário para a volta ao mundo com a aeronave solar.
O plano é subir em altas altitudes durante o dia, e coordenar a altitude com a velocidade, complementando com a energia das baterias, para continuar voando durante a noite.
Eles espera voar em turnos de 36 horas.
Piccard disse que os vários anos de trabalho valeram a pena hoje, mas que o trabalho ainda está apenas começando.
A volta ao mundo com da solar Impulse está programado para ocorrer em 2012 com uma versão melhorada do HB-SIA.
O voo deverá ocorrer em estágios com pilotos se alternando e uma equipe no solo prestando atenção com cuidado na previsão do tempo, devido a delicada operação da aeronave solar.
Fonte:Cavok/Video :Youtube.com/Fotos: Solar Impulse
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