Acidente com Aeronave Boeing 737 na Indonésia deixa pelo menos 78 feridos
Um avião de passageiros levando mais de cem pessoas sofreu um acidente quando aterrisava na província de Papua, na Indonésia.
Pelo menos vinte pessoas ficaram feridas quando o Boeing 737 da companhia aérea Merpati Nusantara saiu da pista em direção a um rio e quebrou no meio.
Autoridades disseram que a forte chuva pode ter causado o acidente, e que os pilotos seguiram as regras de segurança.
A Indonésia depende fortemente do transporte aéreo, mas tem um dos piores níveis de segurança na Ásia.
O Boeing 737-300, prefixo PK-MDE, operado pela companhia aérea Merpati Nusantara, prestes a finalizar o voo doméstico MZ-836, vindo do Aeroporto Dominique Edward Osok, em Sorong, ao aterrissar na pista 35 do Aeroporto Rendani, em Manokwari, sob chuva e névoa, aproximadamente às 11:00 (hora local - 02: 00Z) deslizou e caiu em um pequeno canal a 170 metros do final da pista (de 2.000 metros). A aeronave partiu-se em dois.
Dois passageiros sofreram ferimentos críticos e uma pessoa ferimentos graves (ossos fraturados).
O total de passageiros feridos chega a 78, a maioria com escoriações e alguns com ossos quebrados.
Eles foram levados para um hospital local para tratamento. Não houve relatos de mortes.
A empresa aérea Merpati Nusantara divulgou nota informando que um de seus Boeing 737-300, o de prefixo PK-MDF (observe: MDF), derrapou na pista e acabou no rio adjacente dividido em duas partes.
As imagens da TV local mostram claramente o prefixo PK-MDE na fuselagem do Boeing acidentado.
Fontes da aviação na Indonésia relatam que ambos os membros da tripulação de cabine são experientes comandantes e instrutores. Nenhum dos tripulantes sofreram ferimentos.
No ano passado a Merpati sofreu dois acidentes de avião em Papua. Em julho, um avião perdeu as rodas da frente ao partir da cidade de Biak. Um mês depois, outro voo - com um avião Twin Otter - caiu, matando 16 pessoas a bordo.
Acidentes aéreos são freqüentes na Papua, uma área montanhosa na parte oriental da Indonésia. Dois aviões de carga e várias aeronaves menores também cairam na província no ano passado.
A Indonésia tem feito esforços nos últimos anos para melhorar a segurança aérea. No ano passado, a Comissão para a Segurança da União Européia, ordenou a proibição de quatro transportadoras indonésias de voar no espaço aéreo europeu.
Papua, a cerca de 1.830 milhas (2.950 quilômetros) a leste da capital da Indonésia, Jacarta, é uma das regiões mais isoladas e pouco desenvolvidas do país.
Há poucas estradas na província, que ocupa a metade ocidental da ilha de Nova Guiné, e as viagens aéreas são uma forma comum de transporte.
Fonte:BBC Brasil/G1.com/Fotos AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação