Soldado dos EUA é acusado de vazar vídeo de ataque no Iraque
BAGDÁ (Reuters) - O Exército dos Estados Unidos disse nesta terça-feira ter acusado formalmente um soldado pelo vazamento de um vídeo confidencial que mostrou o ataque de um helicóptero norte-americano em 2007 que matou uma dezena de pessoas no Iraque, incluindo dois jornalistas da Reuters.
O especialista de Exército Bradley Manning, de 22 anos, foi acusado formalmente por dois crimes, incluindo alegações de que revelou informações de defesa nacional, foi além de seu acesso autorizado aos computadores dos Estados Unidos e transferiu dados confidenciais para seu computador pessoal, informou o Exército em comunicado.
As acusações foram realizadas sob o código militar de Justiça e podem resultar em um julgamento por uma tribunal marcial.
Manning, do Estado de Maryland, foi destacado para Bagdá e mantido em um confinamento pré-julgamento no Kuweit, afirmaram autoridades norte-americanas ao anunciar sua prisão, há um mês.
O vídeo da operação, que mostra o ataque de um helicóptero Apache dos Estados Unidos contra um grupo de homens em uma praça em Bagdá, foi divulgado em abril pelo grupo WikiLeaks, que promove o vazamento de informações para lutar contra a corrupção de governos e empresas.
Entre os mortos no ataque, está o fotógrafo da Reuters Namir Noor-Eldeen, de 22 anos, e seu assistente e motorista, Saeed Chmagh, de 40 anos.
Fonte:Reuters-(Reportagem de Jim Loney)/video:Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação