16/07/2010

ATENÇÃO AERONAUTAS


ATENÇÃO AERONAUTAS!!!!

E os responsáveis? Por termos chegado a esse ponto! Piloto quando erra não é punido? Multas! Perde o emprego; É cassado; E agora temos que conviver e encarar essa situação? Dificuldades pra pilotos brasileiros que começam? O que esta sendo feito pra ajudar os profissionais? Aos futuros profissionais? Agora: Mais dificuldades? Vindas de quem mesmo?

Vamos ao assunto...


Caros comandantes

Em relação ao assunto atualmente em pauta no presente forum, venho aqui apresentar o posicionamento oficial da ABRAPHE em relação ao Projeto de Lei do Novo Código Brasileiro de Aeronáutica, atualmente em tramitação no congresso nacional que prevê a contratação em caráter temporário (60 meses, renovaveis) de pilotos estrangeiros para voarem profissionalmente no Brasil.

Estamos passando por um momento glorioso e delicado na aviação brasileira.

Enquanto boa parte do mundo ainda enfrenta as consequências da grave crise econômica iniciada em 2008, nossos números de operações e aeronaves não param de crescer, seja no ambito privado como também taxi-aéreo e comercial.

O aumento dessa demanda requer primordialmente o acompanhamento da formação de profissionais da área para que não ocorra um verdadeiro "apagão" de mão de obra como já está ocorrendo por exemplo na construção civil, aonde faltam profissionais qualificados.

Na aviação ocorre o mesmo só que de uma forma bem mais crítica pois o tempo de formação de um profissional demanda muito tempo e muito dinheiro, isso quando é possível haver formação... Digo isso pois todo esse tema veio a tona com a falta de pilotos em Macaé para operação Offshore que culminou na pressão das empresas para que seja possível a contratação de pilotos estrangeiros

Após algumas pesquisas e conversas, descobrimos que está em curso (e a pleno vapor) a alteração do CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica) que rege os preceitos da aviação como um todo.

Foi aprovado nas comissões preliminares um texto de permite a contratação de pilotos estrangeiros nos termos já descritos anteriormente.

O próximo passo é a votação pelo Congresso Nacional do texto já aprovado.

A ABRAPHE, juntamente com a ABAG irá cobrar do Sindicato Nacional dos Aeronautas, que é o orgão competente a tratar de relações de trabalho, medidas para que se exclua do texto aprovado tal possibilidade.

Enquanto isso iremos cobrar das autoridades aeronáuticas (ANAC) medidas para facilitar a formação de tripulantes no que tange IFRH pois como já dito aqui neste forum, não existe uma escola ou qualquer tipo de possibilidade de um piloto realizar um treinamento em escola ou aeronave de instrução IFRH pois a mesma não existe, apesar de já haver helicópteros monomotores e escolas prontas a ministrar o treinamento e a realizar o vôo de cheque IFRH sob capota.

Basta a ANAC aceitar a situação.

Consideramos que caso o CBA seja aprovado nestes termos, será o reconhecimento da incompetência de nossas autoridades a gerenciar a Aviação Civil e a incapacidade de possibilitar um ensino efetivo e de qualidade.

Só para lembrar, a ICAO veio aqui em 2009 e disse que cumprimos mais de 90% dos preceitos determinados por eles... Será que viram a formação de pilotos?

Estaremos atuando imediatamente nesse sentido,

Atenciosamente,
Rodrigo Duarte

Colaborou com a reportagem :CMT Rubens Silva Tavares

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