A Royal Air Force do Reino Unido, a Força Aérea da Espanha, a Força Aérea da Itália e a Luftwaffe da Alemanha começaram a entregar o Sistema de Simbologia Aplicada nos Capacetes (HMSS – Helmet Mounted Symbology System) para serem adotados pelos pilotos dos caças Eurofighter Typhoon.
A Eurofighter disse que “o HMSS aumenta significativamente o desempenho tático dos pilotos pois oferece uma informação essencial ao voo e ,as armas ,de forma mais acurada através do fornecimento de imagens na linha de visão.
As informações nessas imagens incluem os parâmetros de voo da aeronave, disponibilidade e modo de armas e joga todas esses dados projetados no visor HEA (Helmet Equipment Assembly), desse modo, permitindo ao piloto simultaneamente olhar para fora do painel em qualquer direção e ter todas as informações de voo e de armas necessárias sempre no seu campo de visão.”
Desenvolvido e fabricado pela BAE Systems, o HMSS reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta o envelope das armas em situações de combate já que permite que o piloto possa instantaneamente designar os alvos com total movimento da cabeça, reduzindo a necessidade de olhar no cockpit para selecionar as armas e durante o movimento da aeronave, explorar o lançamento de mísseis de curto alcance como IRIS-T e ASRAAM.
Pesando apenas 2kg, o novo capacete é similar aos outros atuais capacetes não-HMSS e permite operações em cargas de até +9G.
O piloto de testes da BAE Systems Nat Makepeace utilizou o novo capacete durante as apresentações diárias no Farnborough Airshow 2010.
Assim como um novo capacete, a Eurofighter anunciou que ela e a Euroradar começaram um desenvolvimento em escala total do radar AESA com uma entrada em operação projetada para 2015.
Fonte:Cavok/Fotos:apgphoto;Eurofighter
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação