15/07/2010

Taxa de ocupação internacional da TAM atinge 78,8% e registra novo recorde

Taxa de ocupação internacional da TAM atinge 78,8% e registra novo recorde em junho

http://www.directcard.com.br/images/59e2cf5fd2e5e4c2d70d65a863008596.jpg

A Companhia aérea ampliou a liderança nas operações domésticas, com market share de 42,9%; nas linhas para o exterior, atingiu 86,5%.

A TAM Linhas Aéreas, membro da Star Alliance, voltou a registrar em junho novo recorde na taxa de ocupação (load factor) de seus voos internacionais, atingindo 78,8%, com expressivo crescimento de 10,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2009 - o melhor índice da história da companhia para esse mês, de acordo com os dados divulgados hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O load factor internacional apresentou crescimento pelo nono mês consecutivo, influenciado pelo crescimento de 22,1% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 5,8% na oferta de assentos (ASKs).

No acumulado do primeiro semestre deste ano, o load factor internacional foi de 76,9%, superando em 6,7 pontos percentuais a ocupação do mesmo período de 2009.

A TAM manteve a liderança tanto no mercado internacional quanto no doméstico. No segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, o market share da companhia foi de 86,5% em junho e de 84,7% no acumulado do primeiro semestre.

No mercado doméstico, a participação da TAM aumentou para 42,9% em junho, contra 40,9% obtido em maio. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o market share doméstico da companhia foi de 42,2%.

A TAM obteve em junho um crescimento de 12% na demanda (em RPKs) do mercado doméstico em relação ao mesmo mês de 2009, combinado a um aumento de 13,3% na oferta de assentos (ASKs).

Nessa comparação anual, houve uma redução de 0,7 ponto percentual na taxa de ocupação, que atingiu 63,9%.

Na comparação com o mês de maio, houve um significativo crescimento de 11,1% na demanda, em contraste com uma redução de 0,7% na oferta devido ao menor número de dias de junho, o que resultou num aumento de 6,8 pontos percentuais na taxa de ocupação.

No acumulado do primeiro semestre, a companhia apresentou crescimento de 12,4% na demanda e de 8,4% na oferta em relação ao mesmo período de 2009, o que resultou num aumento de 2,3 pontos percentuais na taxa de ocupação doméstica, que atingiu 65,3%.

A recuperação de 5% a 10% no yield doméstico (valor médio pago por passageiro em cada quilômetro voado) de junho, em comparação com o mês de maio, confirmou as expectativas da TAM anunciadas previamente.

Embora o segundo trimestre do ano seja sazonalmente um período de fraca demanda, com predominância de viagens de negócios, em junho a companhia continuou registrando a forte concentração desse perfil de passageiros, que elevam a qualidade do yield por voarem predominantemente em horários de pico e comprarem as passagens com pouca antecedência.

A companhia entende que essa recuperação no yield reforça o movimento de racionalidade observado no mercado e acredita que ele tende a se manter no segundo semestre.

Pantanal- A Pantanal Linhas Aéreas apresentou um crescimento expressivo de 10,3 pontos percentuais na taxa de ocupação de suas aeronaves em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, atingindo 61,1%.

Esse desempenho foi resultado da expansão de 18,9% na demanda e da leve redução de 1,2% na oferta de assentos.

No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o load factor da companhia foi de 60,9%, com crescimento de 7,7 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2009, devido ao aumento de 24% na demanda e de 8,3% na oferta.

A companhia obteve participação de 0,14% no mercado doméstico em junho, se mantendo estável em relação ao mesmo mês do ano anterior, e de 0,13% no acumulado dos seis primeiros meses.


Fonte:Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação