20/01/2011

FX-2 Decisão só sairá no final de 2011

FX-2 Decisão só sairá no final de 2011 -com início das conversações para 2012



Por conta da situação fiscal preocupante e de dúvidas sobre a melhor opção, a presidente Dilma Rousseff definiu que a compra dos novos caças da FAB pode até ser decidida no fim deste ano, mas qualquer gasto só será feito a partir de 2012.

Com um corte em estudo que deve superar os R$ 40 bilhões no Orçamento e o trauma gerado pela tragédia no Rio, seria politicamente difícil para o governo decidir por um negócio tão caro neste momento em que o discurso é de austeridade.

A compra dos 36 aviões de combate não sairá por menos de R$ 10 bilhões.

Será financiado, mas requer uma parcela imediata. Dilma também já havia decidido colher mais informações. O antecessor, Lula, havia concentrado o processo nas mãos do ministro Nelson Jobim (Defesa).

Além de ter feito questão de uma conversa a sós com o comandante Juniti Saito (aeronáutica), ela também entregou documentos ao ministro do Desenvolvimento, seu amigo Fernando Pimentel.

Dilma quer ouvir setores fora do governo, principalmente a Embraer, e criar um grupo interministerial que examine a questão, reanalisando os argumentos da FAB (pró-Gripen sueco) e da Defesa (pró-Rafale francês).

A negociação de preço provavelmente só ocorrerá após a escolha de um dos três concorrentes -o terceiro é o F/A-18 dos EUA- e não há hoje a possibilidade de reabertura do negócio a outros concorrentes.

O adiamento confirma a enfraquecida posição do francês Dassault Rafale, preferido de Lula e de Jobim.

Mais caro dos aviões oferecidos e o último na preferência da FAB, ele sairia por US$ 8 bilhões (R$ 13,3 bilhões ontem), mas Jobim diz ter conseguido abater US$ 2 bilhões (R$ 3,3 bilhões) do valor.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi04TDUwqHToWEeTTa6w8krDBleooKmEy9fZ1qIir66Hmev80KzNFZFKsyTu_WUQgEsAvK8F11dKQgA2_GhBnR0_-qaMxAUmdZ1XMbagbMGlaY9CUyblESNKL39sUQsaFoN6AllOZZnMY56/s1600/rafale_FAB.jpg


Crescem, por consequência, as chances da opção mais barata, que era a escolhida pela avaliação técnica da FAB, o sueco Saab Gripen -cujo pacote custa US$ 6 bilhões (R$ 10 bilhões).

http://demopart.com.br/GrupodeEstudos/wp-content/uploads/2010/01/Gripen.jpg


E um reforçado lobby norte-americano recolocou no páreo o Boeing F/A-18, cuja venda com armas e logística foi ofertada por US$ 7,7 bilhões (R$ 12,9 bilhões).

http://www.geni.org/globalenergy/library/technical-articles/generation/future-fuels/alternative-energy-news/its-the-green-hornet-navy-to-test-biofuels-in-f18-fighter-jet/20090818-fa-18-super-hornet.jpg


Dilma ouviu o lobby pessoalmente do senador John McCain, na semana passada.

Disse a ele que o avião seria considerado, se houvesse uma manifestação explícita do Congresso americano de que não haveria veto à transferência de tecnologia de componentes do caça.

Até aqui, argumenta, a garantia é do governo dos Estados Unidos.

O senador americano disse que conseguirá uma carta com manifestação do Congresso americano. A instituição já aprovou a proposta da Boeing, mas pode haver vetos no futuro.

O maior derrotado no processo, contudo, é Jobim, que buscava uma decisão rápida.(Talves com medo do "Fim do Mundo em 2012")

Ele defende a consonância com a parceria já estabelecida com a França, que vendeu submarinos e helicópteros por mais de R$ 20 bilhões no ano retrasado.

Fonte: Folha de São Paulo – Valdo Cruz, Igor Gielow, Eliane Cantanhêde-via :CAVOK/videos:Youtube.com

2 comentários:

  1. Infelizmente a decisão que não pode ser política está sendo conduzida desta forma, sem dúvida o caça sueco é muito melhor para a FAB, basta olhar o orçamento, o problema não é comprar, mas manter.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos pelo comentário

    Porém me esclareça uma dúvida também...

    Se a Embraer que deterá o Knowhow e a tecnologia para futura fabricação dos caças; manutenção não seria o problema ,concorda ,pois a meu ver a empresa brasileira teria condições pelo menos a longo prazo de efetuar manutenção de célula,motores e aviônicos ,bem como atualização e desenvolvimento de software próprio para a futura aeronave ,também na confecção de futuras variantes da mesma.

    Obrigado ! é sempre bom ter um Feedback de nossas matérias e comentários

    Voar News agradece a participação de nossos leitores ,buscando sempre qualidade eatualidades

    Voar News

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação