31/10/2010

FAB recebe mais tres Mil Mi-35 (AH-2 Sabre)

FAB recebe mais tres Mil Mi-35 (AH-2 Sabre)


http://mural.aapergs.com.br/wp-content/uploads/2010/07/helicoptero-AH2-Sabre.jpg



No último dia 22 de outubro chegaram em Porto Velho, Rondônia, mais três helicópteros Mi-35M (AH-2) Sabre para a Força Aérea Brasileira.

As aeronaves foram trazidas a bordo de uma aeronave Antonov An-124, que chegou a capital rondonense pela segunda vez com equipamentos militares para a Base Aérea de Porto Velho.

Segundo o Comandante da Base Aérea, até o final do ano que vem, 12 helicópteros do tipo estarão em operação com o Esquadrão Poti (2º/8º GAV).



fonte:CAVOK-VIdeo Youtube.com

Azul é uma das 30 marcas mais quentes do mundo

Azul é uma das 30 marcas mais quentes do mundo na avaliação da revista Advertising Age de Nova York

http://www.theinformationcompany.net/wp-content/uploads/2009/08/3509WB0.jpg

Na primeira edição da publicação anual, a “Advertising Age Global Report – The World’s Hottest Brands” elegeu a Azul Linhas Aéreas Brasileiras como uma das 30 marcas mais desejadas e inovadoras do planeta.

A companhia é a única empresa aérea e uma das três marcas brasileiras (as outras são a Natura e as sandálias Havaianas) a receber este reconhecimento de relevância mundial.

“Foi como receber o Oscar” – comentou Gianfranco “Panda” Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul, ao saber da premiação. “Não poderia haver reconhecimento maior ao nosso trabalho. E quando digo nosso, estou me referindo aos milhares de Tripulantes da Azul. São eles que dão vida e significado aos atributos de nossa marca.”

David Neeleman, fundador da Azul, concorda: “Todos os nossos Tripulantes são verdadeiros embaixadores de nossa marca.

Temos que ser impecáveis em todos os aspectos e momentos da execução de nossas atividades.

E, se algo não sair como previsto, nossa obrigação é tratar nossos Clientes de uma forma que eles se encantem conosco, ainda mais do que se encantariam, caso não tivessem enfrentado o problema em primeiro lugar”.

O sucesso da Azul está diretamente ligado à força da imagem de sua marca, segundo a Advertising Age.

Entre os pontos destacados para que a empresa fosse reconhecida com a premiação, estão: a maneira inovadora e eficiente com que a companhia vem conduzindo sua área de comunicação; o uso intensivo de redes sociais; táticas diferenciadas de divulgação de produtos e serviços; uso criativo de meios para divulgação de diferentes mensagens.

Pesou também na escolha da Advertising Age o sucesso da empresa desde a fundação.

Ocupando o terceiro lugar no mercado doméstico, com mais de 5 milhões de clientes transportados (em tempo recorde mundial), líder de mercado nos indicadores de pontualidade, regularidade e ocupação das aeronaves, a Azul vai conquistando não apenas novos clientes, como também o reconhecimento popular e da mídia.


Fonte:Portal Fator Brasil

Pirocumulonimbus: super nuvem supera força de um vulcão

Pirocumulusnimbus: super nuvem supera força de um vulcão

Uma pirocumulonimbus combina fumaça e fogo com as características de uma tempestade violenta. Poluentes dessas tempestades são canalizados até a estratosfera - Imagem: Naval Research Lab/Mike Fromm

Uma cumulonimbus é uma nuvem impressionante - uma torre gigantesca em forma de bigorna, que pode chegar a 8 quilômetros (km) de altura, disparando raios, ventos e chuvas.

Adicione fumaça e fogo a essa mistura e você terá uma pirocumulonimbus, um verdadeiro dragão das nuvens, capaz de cuspir fogo, gerando uma tempestade explosiva realmente criada pela fumaça e pelo calor do fogo, capaz de devastar milhares de hectares.

E, nesse processo, a tempestade de pirocumulonimbus vai criar um funil que, como uma chaminé, levará sua fumaça até a estratosfera da Terra, com efeitos adversos duradouros.


Nuvem dragão

Estudando esses dragões das nuvens, que cospem o fogo que as gera para áreas enormes, os cientistas agora acreditam que estas tempestades intensas podem ser a fonte do que anteriormente se acreditava serem partículas vulcânicas arremessadas até a estratosfera.

Eles também sugerem que as pirocumulonimbus aparecem com mais frequência do que se pensava, e afirmam que elas são responsáveis por um grande volume dos poluentes aprisionados na atmosfera superior da Terra.

"Um pirocumulonimbus individualmente pode injetar partículas na baixa estratosfera em altitudes de até 16 km," afirma o Dr. Glenn K. Yue, um cientista atmosférico do Centro de Pesquisas Langley, da NASA.

Yue é um dos oito autores de um artigo sobre pirocumulonimbus, publicado no Boletim da Sociedade Meteorológica Americana, intitulado "A História Não Contada das Pirocumulonimbus".

Nuvem vulcânica


O artigo reavalia dados anteriores para concluir que muitos eventos de poluição na estratosfera têm sido erroneamente atribuídos a partículas de erupções vulcânicas.

Três "fenômenos de nuvens misteriosas" foram citados como exemplos que foram na verdade o resultado de tempestades pirocumulonimbus, incluindo um inicialmente atribuído à erupção de 1991 do Monte Pinatubo, nas Filipinas.

A coluna de fumaça que se pensava ter sido criada pelo Pinatubo foi, concluem eles, de uma tempestade pirocumulonimbus no Canadá.

Imagem real de uma pirocumulonimbus registrada no dia 19 de Junho de 1991 em Quebec, no Canadá - Imagem: Fromm et al.

Uma razão para essa interpretação errônea, diz Yue, é que os cientistas acreditavam que nenhum fenômeno natural teria tanta energia quanto uma erupção vulcânica para penetrar a "tropopausa" da Terra em um período tão curto de tempo.

A tropopausa é a barreira entre a atmosfera baixa e a estratosfera.

Chuva de fogo


Yue e seus colegas reavaliaram dados do instrumento SAGE II, a bordo do Earth Radiation Budget Satellite satélite.

O SAGE II foi lançado em 1984 e desativado em 2005.


"Nosso trabalho também mostra que as pirocumulonimbus acontecem com mais frequência do que as pessoas imaginam," acrescenta Yue. Em 2002, por exemplo, vários instrumentos de sensoriamento detectaram 17 eventos distintos de pirocumulonimbus apenas na América do Norte.

Os seres humanos têm sido responsáveis por muitas tempestades pirocumulonimbus, diz Mike Fromm, primeiro autor do artigo.

O pior incêndio da história do Colorado foi iniciado por um funcionário do serviço florestal "e dentro de 24 horas houve uma tempestade pirocumulonimbus," diz Fromm, um meteorologista do Laboratório de Pesquisas Navais em Washington.

Impulsionado pela tempestade que que ele próprio gerou, o incêndio de 2002 destruiu 138.000 acres (558,5 quilômetros quadrados) em quatro municípios, deslocou mais de 5.000 pessoas de suas casas e causou seis mortes.

Se as ações humanas influenciam a atividade das pirocumulonimbus o suficiente para afetar significativamente o clima global é uma questão em aberto. Acredita-se que a atividade humana cause o aquecimento global, que aumenta o número de incêndios florestais.

"É uma história convincente. Mas não sabemos o bastante para dizer se há provas suficientes disso," diz Fromm.

Bibliografia:

The Untold Story of Pirocumulonimbus
Michael Fromm, Daniel T. Lindsey, René Servranckx, Glenn Yue, Thomas Trickl, Robert Sica, Paul Doucet, Sophie Godin-Beekmann
Bulletin of the American Meteorological Society
Vol.: 91, Issue 9
DOI: 10.1175/2010BAMS3004.1


Fonte: Michael Finneran (NASA)/ Site Inovação Tecnológica-Por :

Trip discutem novos voos regionais para o Sul do Maranhão

Trip discutem novos voos regionais para o Sul do Maranhão

http://www.ouropreto.com.br/noticias/imagens_noticias/thumbnails/Logo_TRIP_280x210.JPG

A Secretaria de Turismo do Maranhão se reuniu com a companhia Trip para debater a colocação de voos regionais que atendam a região Sul do estado do Maranhão.

"Já estamos estudando os destinos que podemos atender e a demanda que existe principalmente nos municípios de Carolina, Estreito e Balsas, temos certeza que a parceria com o governo vai trazer ganhos para o incremento do acesso para cá", explica Lucas Frade, Gerente Regional de Vendas.

Segundo ele, a primeira etapa para a colocação dos vôos vai depender de um estudo de viabilidade de acesso para o estado.

Finalizada esta etapa a companhia deve mapear os destinos que serão contemplados pela entrada dos novos voos, "A proposta é interligar os atrativos localizados no Maranhão e com a entrada da Trip na região da Chapada sem dúvida vai ajudar no deslocamento mais rápido para a região", comentou Guilherme Marques, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV).

Segundo o Secretário de Turismo do Estado Tadeu Palácio o objetivo é buscar cada vez mais mecanismos e parcerias que facilitem ao máximo o deslocamento do turista para o estado.

"Iniciamos uma conversa ainda durante a feira da Abav e temos certeza que o projeto de cooperação entre governo e a Trip trará bons resultados para o turismo do Maranhão", conclui o secretário.

Fonte: Mercado & Eventos-Via Direto da Pista(Rafael Matera)

Carga Aérea o calcanhar de Aquiles da segurança aérea

Carga Aérea o calcanhar de Aquiles da segurança aérea

Os aviões de transporte de carga são o calcanhar de Aquiles da segurança aérea, afirmou o especialista da revista Jane''s Aviation, Chris Yates, ao comentar a descoberta de pacotes com explosivos em aeronaves que tinham os Estados Unidos como destino.

Em uma entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph, Yates afirmou que a segurança no transporte aéreo de carga é uma preocupação desde 2001, mas admitiu que "é muito difícil examinar em profundidade contêineres de grande tamanho, levando em consideração as tecnologias utilizadas".

Para David Learmount, especialista em segurança da revista Flight Global, o transporte de carga sempre foi um alvo potencial dos terroristas, mas estes concentraram os ataques até agora na aviação comercial.

"Quando um contêiner é despachado, passa pelos mesmos controles que os de um passageiro que reserva um voo", declarou ao jornal britânico.

Londres anunciou na sexta-feira uma análise urgente das medidas de segurança dos pacotes procedentes do Iêmen, depois da descoberta na sexta-feira no aeroporto de East Midlands, centro da Inglaterra, de um pacote suspeito em um avião que viajava do Iêmen para os Estados Unidos.

Fonte: AFP via Terra-via:

pacote com explosivos que seguia para os EUA foi preparado 'de maneira profissional'

pacote com explosivos que seguia para os EUA foi preparado 'de maneira profissional'



Forças iemenitas procuram por supostos militantes da al-Qaeda que estariam envolvidos numa conspiração para bombardear alvos judaicos em Chicago.

A ação foi descoberta pela interceptação, na Grã-Bretanha e em Dubai, de pacotes com explosivos enviados a partir de Iêmen . Até o momento, no entanto, nenhum grupo reivindicou responsabilidade pela ameaça.

"O pacote foi preparado de maneira profissional, onde um circuito elétrico fechado foi conectado a um cartão de telefone celular escondido no interior da impressora", disse um comunicado da polícia de Dubai.

Em discurso em Washington, o presidente Barack Obama se referiu aos incidentes como uma "ameaça crível" para os EUA e prometeu aumentar a segurança pelo tempo necessário.

Segundo o presidente, as autoridades americanas não vão poupar esforços para determinar a real fonte do material explosivo e os responsáveis por qualquer complô que possa existir.

- Nós sabemos que a al-Qaeda na Península Arábica continua a planejar ataques contra nosso território, nossos cidadãos, nossos amigos e aliados - disse.

Os pacotes eram destinados a centros judaicos de Chicago.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse, no entanto, que nenhum dos destinatários fica perto da casa de Obama na cidade.

Um dos pacotes estava a bordo de um avião cargueiro da empresa United Parcel Service no aeroporto de East Midlands, a cerca 150 quilômetros de Londres.

O outro foi achado num depósito da transportadora FedEx em Dubai.

Como medida adicional de segurança, a FedEx embargou todos os carregamentos oriundos do Iêmen, como disse Maury Lane, porta-voz da empresa. Segundo ele, o pacote com explosivo nunca esteve em um avião da companhia, que não faz voos para o Iêmen.

Em alerta, jatos militares chegaram a escoltar em território americano um voo da companhia aérea Emirates vindo de Dubai e com um pacote do Iêmen.

Após a aterrissagem no aeroporto John F. Kennedy, foi confirmado que não havia qualquer carga do Iêmen na aeronave.

Aviões cargueiros e caminhões em várias cidades americanas foram inspecionados depois que investigadores encontraram os dois pacotes.

Outras 11 embalagens consideradas suspeitas foram checadas, mas nada perigoso foi encontrado.

Responsável por pacotes teria ligação com terror

Uma fonte da inteligência britânica citada pela CNN diz que o endereço que estava nas embalagens apreendidas é de uma área de Chicago onde se concentram sinagogas.

Após o pronunciamento de Obama, a Casa Branca confirmou que a Arábia Saudita ajudou a identificar a origem e o destino dos pacotes.

Após o incidente, o Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu elevar o nível de alerta nos aeroportos do país e reforçar as medidas de segurança em terminais.

A Casa Branca diz que o presidente Barack Obama foi notificado sobre uma "potencial ameaça terrorista" já na noite de quinta-feira.

Iêmen: terreno fértil para o terrorismo

Além de levar de volta aos EUA e ao Reino Unido a ameaça concreta do terror, o episódio faz emergir, ainda, a preocupação com a crescente influência de extremistas da al-Qaeda sobre o Iêmen. Nos últimos anos, diversos analistas apontam para o risco de o país transformar-se num novo Afeganistão.

Encravado na ponta da Pensínsula Arábica, o pequeno país do Oriente Médio abriga milícias armadas separatistas, conta uma população religiosa e conservadora - composta de 52% de xiitas e 46% de sunitas - , e uma sociedade de valores tribais que se sobrepõem ao enfraquecido governo de Sana.

Com os índices de desemprego beirando os 40% e o controle do Estado limitado, basicamente, aos arredores da capital, o país torna-se terreno fértil para a ação da al-Qaeda e o recrutamento de novos extremistas.

O primeiro ataque internacional da al-Qaeda, aliás, ocorreu no Iêmen, quando uma embarcação-bomba explodiu junto ao destroier americano USS Cole, matando 17 americanos no Golfo do Áden em outubro de 2000.

Fonte: O Globo/ Imagem: AFP-via:Desastres Aéreo News

Jovem suspeita de ter enviado explosivos aos EUA é libertada no Iêmen

Jovem suspeita de ter enviado explosivos aos EUA é libertada no Iêmen

Explosivos estavam dentro de impressoras endereçadas aos Estados Unidos

Explosivos estavam dentro de impressoras endereçadas aos EUA

Autoridades iemenitas libertaram neste domingo a estudante suspeita de ter enviado explosivos cujo destino final eram os Estados Unidos. As bombas foram interceptadas na Grã-Bretanha e em Dubai.

A jovem de 22 anos, Hanan al-Samawi, havia sido detida no sábado com sua mãe. Agora, as suspeitas do envio recaem sobre um suposto fabricante de bombas da Al-Qaeda, informa o correspondente da BBC no Oriente Médio, Jon Leyne, no Cairo.

As autoridades informaram inicialmente que ela era uma estudante de medicina. Depois, divulgou-se que ela estuda engenharia da computação na Universidade de Sanaa.

Al-Samawi havia sido rastreada por seu número de telefone e outros dados que, segundo seus acusadores, haviam sido deixados para atrás após ela supostamente enviar as bombas do Iêmen.

Seu advogado diz que al-Samawi é inocente e que não tem conexões com grupos extremistas. Um pequeno grupo fez uma manifestação em sua defesa na Universidade de Sanaa, e seu pai havia entrado em contato com um grupo de direitos humanos para ajudar na defesa da filha, segundo a imprensa local.

As autoridades concluíram que a identidade de al-Samawi foi roubada e que não foi ela quem assinou a autorização de envio dos explosivos.

Uma autoridade iemenita disse, em condição de anonimato, que al-Samawi foi solta sob fiança e não poderá deixar o país enquanto as investigações estiverem em curso.

Fabricante de bombas

Com a libertação da jovem, o principal suspeito torna-se Ibrahim Hassan al-Asiri, suposto fabricante de bombas e um dos líderes da Al-Qaeda na Península Arábica.

Ele teria organizado o ataque suicida contra o chefe do serviço secreto saudita, Prince Mohammed bin Nayef, que sobreviveu ao ataque. Neste atentado foi usado o mesmo tipo de explosivo encontrado nos pacotes, o PETN (pentaeritritol).

O principal assessor da Presidência americana para assuntos de segurança nacional e contraterrorismo, John Brennan, afirmou que autoridades dos Estados Unidos acreditam que a mesma pessoa fabricou as bombas escondidas em impressoras e a bomba transportada em uma tentativa de ataque em dezembro de 2009 num voo entre Amsterdã e Detroit.

O ataque frustrado trazia as marcas registradas da organização terrorista Al-Qaeda.

Brennan informou ainda que os Estados Unidos também voltaram a examinar a queda ainda não explicada de um avião de carga da UPS em Dubai, ocorrida em setembro, para tentar descobrir algum fato novo.

As autoridades iemenitas estão ampliando as buscas por outros suspeitos de envolvimento no envio dos pacotes de explosivos.

Aviões de passageiros

Também neste domingo, a companhia aérea Qatar Airways informou que um dos dois pacotes com explosivos vindo do Iêmen foi transportado em dois aviões de passageiros antes de sua apreensão em Dubai.

Até o momento, acreditava-se que os pacotes tinham sido transportados em aviões de carga.

Mas um dos dispositivos foi transportado em um Airbus A320 da companhia, saindo da capital do Iêmen, Sanaa, para Doha, segundo informações da Qatar Airways dadas à BBC.

Em seguida, o pacote foi transferido para outro avião da Qatar Airways, que foi para Dubai, onde o pacote foi apreendido pela polícia.

A companhia aérea não informou que o tipo de avião de passageiros foi usado para transportar o dispositivo entre Doha e Dubai, mas afirmou que provavelmente foi um A320, um A321 ou um Boeing 777.

"A Qatar Airways pode confirmar que uma encomenda recente foi levada a bordo de uma de suas aeronaves, de Sanaa para Dubai, via Aeroporto Internacional de Doha", declarou a companhia em sua página na internet.

A transportadora também declarou que, de acordo com a Convenção de Chicago, "não é responsabilidade do país no qual a carga transita examinar (a carga) com raio-X ou cães farejadores. Esta responsabilidade é do país de origem da encomenda".

"Além do mais, os explosivos descobertos eram de uma natureza sofisticada, por isso não podiam ser identificados com raio-X ou por cães farejadores.

Os explosivos foram descobertos apenas depois do recebimento de informações secretas", acrescentou a declaração.

Os dois pacotes, interceptados na sexta-feira por autoridades da Grã-Bretanha e de Dubai, iriam do Iêmen aos Estados Unidos, desencadeando alertas nos EUA, na Grã-Bretanha e no Oriente Médio.

As duas bombas estavam dentro de cartuchos de impressoras e endereçadas a sinagogas nos Estados Unidos. Um dos pacotes foi interceptado no aeroporto de East Midlands, na Grã-Bretanha e, segundo o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o explosivo foi projetado de modo a explodir a aeronave.

Um segundo objeto que continha explosivos foi encontrado num avião em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.


Fonte:BBC Brasil

Mais um equipamento de segurança será obrigatórioapartir de Dezembro

Mais um equipamento de segurança será obrigatórioapartir de Dezembro

http://www.tcas.es/images/posts/sep07/egpws1.jpg

A partir de 31 de dezembro de 2010, todas as aeronaves com motores a turbina, configuradas com seis ou mais assentos, que fazem voos domésticos de passageiros no Brasil também deverão contar com o Sistema de Percepção e Alarme de Proximidade do Solo (EGPWS).

A determinação foi feita pela ANAC em dezembro de 2009 visando aumentar a segurança.

O equipamento é utilizado para alertar os pilotos quando a aeronave, mesmo sem estar em procedimento de pouso, estiver se aproximando contra um terreno.

Em voos internacionais, o sistema já é exigido para esse tipo de aeronave desde 2007, conforme orientação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Nos últimos anos, a ANAC também passou a exigir outros equipamentos de segurança como TCAS II (sistema anticolisão no ar), equipamentos de comunicação, isolamento termo-acústico, entre outros. | ANAC


Fonte:Portal Fator Brasil-ANAC

Embraer adia para 2011 decisão sobre futuro na aviação comercial

Embraer adia para 2011 decisão sobre futuro na aviação comercial

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/familia-emb-170-190-foto-embraer.jpg

A Embraer decidirá apenas em 2011 sobre seus próximos passos na aviação comercial, que passam pelo desenvolvimento de um novo avião ou remotorização de seus modelos atuais.

A expectativa era que a fabricante de jatos decidisse até o final deste ano."A decisão a ser tomada está ficando para 2011", afirmou nesta sexta-feira o vice-presidente financeiro da Embraer, Luiz Carlos Aguiar, durante teleconferência sobre os resultados da empresa no terceiro trimestre.

Em abril deste ano, a Embraer escalou Mauro Kern, que antes ocupava a vice-presidência da área de Aviação Comercial, para liderar o desenvolvimento de novos projetos.Entre as opções na mesa, as preferidas em análise são a modernização dos atuais aviões de 70 a 118 assentos e o desenvolvimento de uma aeronave totalmente nova de maior porte.

Em entrevista à Reuters em maio, o presidente-executivo da Embraer, Frederico Curado, disse que os dois projetos não eram excludentes, embora tenha afirmado que a companhia não conseguiria "fazer tudo ao mesmo tempo".

Se optar por um novo avião maior, a Embraer brigará diretamente com as gigantes Boeing e Airbus.

Na noite de quinta-feira, a Embraer anunciou queda de quase 4% no lucro líquido do terceiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, pelo padrão internacional de contabilidade IFRS.

Fonte:REUTERS-Via:Portal Terra

República Dominicana solicita ajuda para sistema de aviação civil do Haiti

República Dominicana solicita ajuda para sistema de aviação civil do Haiti

http://ahiequeprende.com/wp-content/uploads/2009/11/IDAC.jpg

A República Dominicana solicitou nesta quarta-feira ajudas concretas para o sistema de aviação civil do Haiti, que entrou em colapso após o terremoto que assolou parte dessa nação em 12 de janeiro.

O pedido foi feito pelo diretor-geral do Instituto Dominicano de Aviação Civil (IDAC), José Tomas Pérez, na terceira reunião sobre segurança operacional da aviação pan-americana, que será realizada até sexta-feira em Punta Cana, leste do país.

Após o terremoto, detalhou o funcionário, o sistema de aviação do país vizinho entrou em colapso, por isso que considerou "uma prioridade a administração de ajudas concretas" nessa matéria, aproveitando a reunião regional, conforme comunicado do Idac.

Na reunião participam representantes de 11 países, incluindo Colômbia, Costa rica, Chile, Brasil, EUA, Haiti, Jamaica e a República Dominicana, e dezenas de organizações internacionais de aviação civil.

Por sua vez, Pérez destacou que a República Dominicana experimentou nos últimos anos um crescimento considerável de sua segurança operacional, graças ao trabalho interno e à supervisão de entidades como a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).

A diretora regional da Icao, Loretta Martin, destacou a redução dos acidentes aéreos no ano passado quando 2,3 trilhões de passageiros percorreram o mundo e "só 654 pessoas foram vítimas de acidentes fatais".

Isso significa, acrescentou, "que a redução de acidentes foi considerável", mas ressaltou que a meta é "que não haja um só acidente aéreo, que ninguém saia lesionado durante uma operação aérea", destacou o comunicado do Idac.

Fonte:G1.com/EFE/foto:ahiequeprende.com

Boeing vai produzir "avião-helicóptero" para forças armadas dos EUA

Boeing vai produzir "avião-helicóptero" para forças armadas dos EUA




DiscRotor decola na vertical, como um helicóptero, e depois recolhe as hélices para voar como um avião.


Font6e:G1.com/VideoYoutube.com

Argentina deve comprar 6 cargueiros KC-390 da Embraer

Argentina deve comprar 6 cargueiros KC-390 da Embraer

Argentina negocia participação na construção do novo avião

Argentina negocia participação na construção do novo avião
Foto: Divulgação

A Embraer anunciou nesta sexta-feira a assinatura de uma carta de intenções para a venda de seis cargueiros KC-390 para a Argentina, país que deve participar do desenvolvimento da aeronave.Com isso, o total de pedidos encaminhados à fabricante brasileira pela aeronave chega a 60 unidades.

"O acordo marca o início das negociações contemplando a participação da Fábrica Argentina de Aviões 'Brig. San Martín' na fabricação do novo avião e também para a futura aquisição de seis aeronaves KC-390 pelo governo argentino", informou a Embraer em comunicado.

Trata-se do quinto anúncio de negociação de parcerias internacionais para o programa KC-390 desde o final de agosto.

Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca já iniciaram discussões para definir as condições de participação no desenvolvimento do novo avião de transporte militar.

Em julho, a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou a intenção de adquirir 28 jatos KC-390.

fonte:Invertia-via:Portal Terra

Bombardier apresenta duas novas aeronaves da família Global

http://ec.i.uol.com.br/album/100813_aviacao_f_002.jpg
foto :Global 5000/economia.uol.com.br

A Bombardier Aerospace, líder mundial no setor de aviação executiva, apresentou dois novos jatos ao mercado, o Global 7000 e o Global 8000. As novas aeronaves da empresa canadense se enquadram nas categorias de ultralongo alcance, ao lado dos já consagrados modelos Global 5000 e Global XRS.

“A Bombardier tem um histórico de inovação no setor aeronáutico. A empresa investe constantemente no desenvolvimento de produtos,” afirma José Eduardo Brandão, diretor-comercial da OceanAir Táxi Aéreo, representante dos jatos executivos da Bombardier no Brasil.

A família Global é hoje reconhecida mundialmente por levar aos clientes os jatos mais avançados e confortáveis da indústria.

Os jatos Global 7000 e Global 8000 permitirão aos usuários alcançar mais destinos sem escalas, oferecendo níveis inéditos de alcance, performance, flexibilidade e conforto do que qualquer outra aeronave presente no mercado.

Global 7000: Incluindo uma espaçosa cabine com quatro ambientes independentes, esta aeronave estabelece um novo parâmetro para uma nova categoria de jatos executivos de grande porte.

Com um volume de 74.67 metros cúbicos, os passageiros vão aproveitar 20% a mais de espaço do que na cabine do atual líder de mercado na categoria.

A aeronave terá uma velocidade de Mach 0.90 e alcance 13,520 km (7.300 MN) em Mach 0.85*. Isso significa que poderá voar entre Londres-Singapura, Nova York-Dubai ou Pequim-Washington sem escalas com 10 passageiros*.

O começo das operações está agendado para 2016.

Global 8000: Voando mais longe do que qualquer outro jato executivo, o Global 8000 apresenta uma cabine de 63.32 metros cúbicos e um alcance impressionante de 14,631 km (7.900 MN) a Mach 0.85*.. Irá conectar Sydney-Los Angeles, Hong Kong – Nova York e Mumbai – Nova York sem escalas, com 8 passageiros*.

O Global 8000 vai alcançar velocidade de Mach 0.90. O começo das operações está agendado para 2017.

As novas aeronaves da família Global foram equipadas com novas asas transônicas de alta velocidade, desenhada para permitir a melhor eficiência aerodinâmica, combinada com motores GE TechX de 16,500 lbs que apresentam eficiência significativa e redução de emissões de NOx – 50% abaixo da regulamentação do próximo Protocolo de Emissões de Aviação Civil (CAEP-6) da Organização Internacional de Aviação Civil – e 8% acima da eficiência de consumo de combustível quando comparado ao líder de mercado, Global XRS.

Apresentando uma velocidade de Mach 0.90, as aeronaves foram projetadas para superar a performance de todas as outras, conectando mais pares de cidades chave sem escalas através de uma combinação de alcance extraordinário, eficiência no consumo de combustível e uma performance de pista de pista bem equilibrada.

Conforto e Flexibilidade Avançados - Características de cabine comuns nas duas aeronaves incluem: máximo aproveitamento da luz natural através de janelas maiores, que oferecem 80% mais superfície por janela do que os atuais modelos Global; um generoso bagageiro acessível durante o voo; área para descanso da tripulação com assentos flexíveis; cozinha espaçosa com otimização para a preparação e armazenamento de alimentos; uma abordagem inovadora das ambientes de cabine, oferecendo aos clientes mais flexibilidade e escolha na definição da planta, além de opções inovadoras de design que trazem para o ambiente da aeronave os confortos de casa.

As duas aeronaves também vão trazer a versão mais atualizada do deck de aviação Global Vision e a mais avançada capacidade de conectividade de última geração de sistema de gerenciamento de cabine para assegurar os mais altos níveis de conveniência, conforto e controle jamais apresentados em um jato executivo.

Bombardier - Líder de mercado mundial de soluções inovadores de transporte, da aviação comercial e jatos executivos até o transporte ferroviário de equipamentos, sistemas e serviços, a Bombardier Inc. é uma corporação global sediada no Canadá. Sua receita no ano de 2010 foi de $14,9 bilhões e suas ações são negociadas na Toronto Stock Exchange (BBD).

A Bombardier está listada como componente indicador para o Dow Jones Sustainbility World e índices norte-americanos.* Sob certas condições de operação.


Fonte:Portal Fator Brasil/foto:economia.uol.com.br

Autoridades fecham escritórios de FedEx e UPS em Sanaa, no Iêmen

As autoridades iemenitas fecharam neste sábado os escritórios das empresas FedEx e UPS em Sanaa, um dia depois de as policias de Dubai e Reino Unido terem localizado dois pacotes com bombas a bordo de aviões de transporte dessas companhias.

Um alto funcionário do Ministério do Interior do Iêmen disse à Agência Efe que agentes da Polícia do país foram ao escritório da FedEx na capital do país para efetuar o fechamento após as primeiras investigações sobre os pacotes.

Além disso, explicou que o escritório da UPS também seria fechado, mas não deu detalhes sobre as causas.

Segundo fontes de segurança do aeroporto internacional de Sanaa, as companhias estão em funcionamento, mas receberam indicações de não aceitar pacotes.

As mesmas fontes indicaram que, aparentemente, as bombas foram entregues por duas mulheres e deviam ser enviadas a sinagogas em Chicago, nos Estados Unidos.

Na bomba descoberta em Dubai foi encontrada a mesma substância explosiva utilizada por um cidadão nigeriano vinculado à Al Qaeda, Umar Farouk Abdulmutallab, no atentado fracassado contra um avião em Detroit, também nos EUA, no Natal de 2009.

Aparentemente, Abdulmutallab viajou ao Iêmen entes do ataque para receber treinamento e conseguir o explosivo.

Fonte: EFE /Terra - Foto: Mohammad Huwais/AFP-via desastres Aéreos News


Bombas enviadas aos EUA poderiam ter derrubado avião, dizem britânicos

Bombas enviadas aos EUA poderiam ter derrubado avião, dizem britânicos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPCuYgSFk38rQBzi_RyH3YpfLuYzUZ6vfNCKwCR5Erep5_wRPn0V98vnov-m3Aq7yGSJqAbA46mN5IJpmGPGgVUmIwKVEZV7yrNsCYLWhiKwz64sfGIZoyGuZjXbOuKuW6kWsiRLWE2bwS/s1600/29_MHG_mun_pacote2.jpg

Destinatários dos pacotes explosivos encontrados eram sinagogas da cidade de Chicago

Pelo menos uma das bombas postais enviadas aos Estados Unidos poderia ter explodido e derrubado um avião de carga se não tivesse sido descoberta, disse uma autoridade britânica neste sábado, 30, ao mesmo tempo em que investigadores caçam terroristas no Iêmen.

Os resultados da investigação preliminar britânica faz aumentar a gravidade da conspiração que, segundo os investigadores, traz as marcas da Al-Qaeda.

Investigadores americanos disseram que as bombas postais encontradas nos Emirados Árabes Unidos e na Inglaterra tinham como destino duas sinagogas de Chicago.

A secretária do Interior britânico, Theresa May, disse que o avião que transportava o pacote a partir do Iêmen poderia ter sido um alvo, também.

"Não acreditamos que os perpetradores do ataque teriam sabido a localização do dispositivo quando explodisse", declarou ela. "Neste momento, não temos informação de nenhum outro ataque terrorista iminente".

Um segundo pacote foi descoberto em Dubai, onde explosivos em forma de um pó branco foram achados num cartucho de tinta de impressora, disse nota da polícia.

O dispositivo estava ligado a um circuito elétrico, e um chip de celular encontrava-se escondido na impressora, diz a nota.

Ambas as bombas continham o explosivo industrial PETN, a mesmo produto químico usado na tentativa fracassada de ataque a um avião com destino a Detroit, no Natal.

A Al-Qaeda do Iêmen assumiu responsabilidade.


As bombas tinham sido armadas para serem ativadas por telefone celular e timer, mas investigadores não encontraram nenhum desses dispositivos, disse a deputada americana Jane Harman, membro do comitê de Segurança Interna da Câmara.

Fonte: Associated Press/Estadão-via:Desastres Aéreos News

26/10/2010

Embraer cai nas graças de Buffett

Embraer cai nas graças de Buffett

http://www.aviationnews.eu/blog/wp-content/uploads/2008/09/e-jet-montenegro-airlines1.jpg

O financista americano Warren Buffett, que comanda a gestora de ativos Berkshire Hathaway e é dono da terceira maior fortuna do mundo, com US$ 47 bilhões, nunca investiu diretamente no Brasil. Na segunda-feira 18, no entanto, ele fez um movimento que vai injetar cerca de US$ 1 bilhão no caixa de uma grande companhia brasileira: a Embraer.

A fabricante de aeronaves acertou a venda de 125 jatos executivos para a NetJets, operadora de aviões privados e uma das integrantes do portfólio da Berkishire Hathaway Inc.


Trata-se do maior contrato já fechado pela Embraer com um único cliente nesse segmento. As negociações duraram cerca de um ano e foram iniciadas na feira de aviação executiva que acontece anualmente, em outubro, em Atlanta (EUA).

Além disso, representa a afirmação desse modelo de aeronave no maior mercado de aviação executiva do planeta. Essa parceria é um endosso dos nossos jatos executivos, diz Frederico Fleury Curado, presidente da Embraer. E não se trata de nenhum exagero.

A NetJets é a maior potência global da aviação privada, especializada em propriedade compartilhada de aeronaves. Sua frota, composta por cerca de 800 jatos de 13 diferentes modelos, transporta executivos das maiores corporações privadas do mundo.

Cabe, diante desse cenário, uma indagação: o que Buffett, conhecido como o Oráculo de Omaha, enxergou na Embraer?

A NetJets poderia ter comprado modelos da americana Boeing, mas optou pelo jato brasileiro. Ele custa US$ 8,5 milhões, em média, ante os cerca de US$ 12 milhões cobrados pelos concorrentes da Cessna ou Bombardier.

Mais que uma simples transação comercial, o acordo Embraer-NetJets dará origem a uma nova série de aeronaves da família Phenom 300, batizada de Edição Platinum.

Os detalhes técnicos de configuração da cabine e o pacote tecnológico começam a ser definidos a partir deste mês.

O avião transporta até 11 pessoas e foi projetado em parceria com a BMW.

Sai de fábrica com autonomia para percorrer 3,6 mil quilômetros, o equivalente à distância entre São Paulo e Santiago (Chile).

Em um primeiro momento, a encomenda abrangerá 50 aeronaves.

Elas começam a ser entregues a partir de 2013.

A transação teve impacto direto também na cotação dos papéis da Embraer. No pregão da segunda-feira 18, as ações ordinárias subiram 1,88%, fechando em R$ 11,41.

A companhia está se fortalecendo em um filão importante e isso ajuda a reduzir sua dependência do setor de aviação comercial, opina Juliana Vasconcellos, analista da corretora Ágora Invest e especialista em aviação.

Hoje, o principal negócio da Embraer continua sendo a venda de aeronaves de médio porte, como o E190, responsáveis por uma fatia de 61% da receita de R$ 10,8 bilhões obtida em 2009.

Apesar disso, o segmento executivo, que ela passou a explorar com mais força a partir de 2005, vem crescendo de forma contínua. Quase triplicou de tamanho em três anos. Saltando de 5% do faturamento para os atuais 14%.

Para a NetJets é a chance de aprofundar a política de recuperação iniciada com a posse de David Sokol. Ele foi nomeado em agosto de 2009 com a missão de resgatar a NetJets.

E já começa a mostrar resultados.

No período janeiro-março, a empresa fechou com lucro de US$ 57 milhões ante a perda de US$ 96 milhões registrada em igual trimestre de 2009.

Se os resultados têm sido bons para a NetJets, são melhores ainda para a Embraer.

No auge da recente crise econômica mundial, a empresa demitiu 4,2 mil funcionários justamente pela queda nas vendas do mercado de aviação executiva. Agora, definitivamente, deixa isso para trás com Buffett a bordo.

Fonte: Istoé Dinheiro – Rosenildo Gomes Ferreira-via CAVOk

Boeing recebe contrato do Exército dos EUA para Produção Inicial do AH-64D Apache Block III

Boeing recebe contrato do Exército dos EUA para Produção Inicial do helicóptero AH-64D Apache Block III

http://www.intell.rtaf.mi.th/intellFilesUpload/intellnews/48701-01.jpg

A Boeing Company anunciou hoje que recebeu um contrato de US$247 milhões para começar a Low Rate Initial Production (LRIP) para o helicóptero de ataque AH-64D Apache Block III para o U.S. Army, os Exército dos EUA.

O contrato, assinado pelo governo dos EUA no dia 22 de outubro, cobre a produção de oito helicópteros Apache Block III na configuração Lot 1.

Um Memorando de Decisão de Aquisição assinado pelo Departamento de Defesa no dia 7 de outubro autorizou o programa a entrar na fase LRIP para produzir 51 aeronaves. A primeira entrega na fase LRIP está prevista para outubro de 2011.

“O programa de desenvolvimento para o Apache Block III foi claramente definido e o U.S. Army e a Boeing aestão com sucesso trabalhando juntos para oferecer esse avançado helicóptero de ataque para seus soldados no campo de batalha,” disse o Tenente Coronel Dan Bailey, gerente do produto Apache Block III para o exército.

O atual objetivo de aquisição do Exército dos EUA é para 690 helicópteros AH-64D Apache Block III.

Os helicópteros serão montados, testados em voo e entregues a partir da unidade da Boeing Global Strike em Mesa.

Os principais avanços para os pilotos incluem um melhorado sistema funcionamento do motor 701D, pás do rotor principal feitas de material composto e uma nova caixa de transmissão além de melhorias nas capacidades de comunicação em rede.



fonte:Cavok/Video:Youtube.com

Luftwaffe cria esquadrão de NH90

Luftwaffe cria esquadrão de NH90

http://homepage.eircom.net/~steven/images/nh90ger90.jpg

Um dos helicópteros NH90 da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã. (Foto: Luftwaffe)

No dia 21 de outubro, o primeiro esquadrão de helicópteros NHIndustries NH-90 da Força Aérea Alemã (Luftwaffe) foi formado na Base Aérea de Holzdorf, próximo a Schönewalde.

A nova unidade, a HSG (Hubschraubergeschwader) 64, é a primeira ala da Luftwaffe totalmente composta por helicópteros compreendendo três seções dedicadas para o transporte aéreo e busca e salvamento (SAR), SAR de combate (CSAR) e treinamento para a transição de pilotos provenientes dos helicópteros UH-1D, os quais o modelo NH90 substituirá.


fonte:Cavok/video:hueyschrauber-via:Youtube.com

União Europeia quer céus abertos com Brasil

União Europeia quer céus abertos com Brasil

http://www.mapaeuropa.com.br/bandeira-uniao-europeia.jpg

A União Europeia (UE), por meio dos ministros europeus de Transporte, autorizou a abertura de negociações para um acordo de céus abertos entre seus países membros e o Brasil, que define como “um mercado de quatro milhões de passageiros” – referindo-se ao número transportado entre o Brasil e a UE no ano passado.

Pelo estudo de avaliação do impacto econômico, o acordo poderia gerar um incremento no tráfego de passageiros de 335 mil a mais já em seu primeiro ano.

A decisão de abertura das negociações para a política de céus abertos com o Brasil teve apoio unânime dos membros da UE e foi elogiada pelo vice-presidente responsável por Transportes dentro da Comissão Europeia, Siim Kallas.

“Um mercado estrategicamente importante e de rápido crescimento como o Brasil aumentará sem dúvida o número de voos com preços mais competitivos, criando novas e importantes oportunidades para nossa indústria e benefícios para os passageiros”, disse.

Para as autoridades europeias, trata-se do momento correto para iniciar as negociações, considerando que o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

A União Europeia já tem acordos de céus abertos em vigor com os Estados Unidos, Marrocos, Canadá e os países dos Balcãs.

fonte:Panrotas-Por:Maria Izabel Reigada

ANAC vai investigar distância entre assentos de aviões

ANAC vai investigar distância entre assentos de aviões


http://inblogs.com.br/media/blogs/news/gordovoo.jpg

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) irá auditar - até o início do próximo ano - as informações enviadas pelas companhias aéreas sobre a distância entre as poltronas em seus aviões.

Os dados foram enviados no início de outubro, seis meses após a ANAC ter solicitado.

No entanto, segundo a Folha apurou, as informações repassadas surpreenderam os técnicos da agência.


O motivo da surpresa: as distâncias informadas credenciariam as empresas aéreas a receber o selo "A", nota máxima, caso já estivesse em vigor a classificação anunciada pelo governo, em março deste ano.

A classificação da distância entre as poltronas dos aviões terá o seguinte padrão: A (mais de 73 cm) até E (menos de 67 cm).

De acordo com levantamento feito pela Folha com as empresas Gol, Avianca e Azul, o espaço entre um assento e outro varia de 86,3 cm a 76,2 cm. Ou seja, elas receberiam a classificação "A".

Também procuradas pela reportagem, as companhias TAM e a Webjet não informaram a distância entre os assentos em suas aeronaves.

Medidas

À reportagem, a Gol informou que a distância entre um assento e outro depende da aeronave e pode variar entre 76,2 cm e 81,2 cm.

"A classe Comfort de serviços diferenciados, disponível nos voos da Varig para o exterior, oferece mais espaço entre poltronas", afirmou a empresa, em nota.

A Avianca declarou que seus passageiros contam com uma distância de 81,2 cm em seus voos. Na novata Azul, o espaço médio entre as poltronas de seus aviões é de 78,1 cm, mas parte delas fica a 86,3 cm (o maior espaço).

Apesar dos resultados informados pelas empresas, a percepção dos passageiros brasileiros é que o espaço entre as poltronas incomoda. Uma medição feita em 2009 pela ANAC indicou que as principais companhias operavam aviões com distâncias entre 55,7 e 78 cm.

A medida glúteo-joelho dos brasileiros, na média, fica entre 55 e 65 cm.

Ministro

Até março do próximo ano, todas as companhias aéreas brasileiras que têm voos regulares com aviões acima de 20 assentos terão de usar obrigatoriamente a etiqueta de classificação.

Ela vai indicar para os passageiros o espaço na classe econômica em voos domésticos ou internacionais. Se for usada de forma incorreta, a empresa poderá receber advertência e ser autuada, se não corrigir o erro.

A distância entre os assentos foi inicialmente questionada, em 2007, pelo ministro Nelson Jobim (Defesa).

Com 1,90 m de altura, Jobim afirmou na época que tinha "dificuldades para sentar nos voos de qualquer empresa" e pediu regulamentação do assunto ao CONAC (Conselho de Aviação Civil).

Fonte: Larissa Guimarães (Folha.com) - Foto: Joel Silva (Folhapress)-Via:desastresaereosnews

NASA: Discovery iniciará sua última viagem em novembro

NASA: Discovery iniciará sua última viagem em novembro

http://www.geomundi.org/wp-content/uploads/2009/03/019107876-ex00.jpg

A NASA (agência espacial americana) lançará o ônibus espacial Discovery rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pela última vez em 1º de novembro, confirmaram encarregados da missão esta segunda-feira.

A decisão foi tomada depois de uma reunião entre estes funcionários no Centro Espacial Kennedy para determinar se a nave e seus seis tripulantes estão prontos para o lançamento previsto para as 20h40 GMT (14h40 de Brasília) da Flórida (sul), segundo um comunicado publicado no site da Nasa na internet.

Este será o quarto e último voo de um ônibus espacial este ano e o último do Discovery.

A Nasa tem programados oito lançamentos com destino à ISS até o fim de fevereiro.

Depois, resta oficialmente a última missão do programa, antes de as três naves da frota de ônibus espaciais irem para um museu.

Mas o orçamento de 2011 da Nasa, recentemente aprovado pelo Congresso e assinado pelo presidente Barack Obama, deixa a porta aberta para um voo adicional, que poderá ocorrer em junho de 2011.

A missão da tripulação de seis astronautas americanos, entre eles uma mulher, é levar o módulo de carga multifuncional Leonardo, projetado para ser anexado permanentemente à ISS de forma a oferecer um volume adicional de armazenamento.

O Discovery também levará em seu compartimento de carga o Robonauta 2, primeiro robô humanóide enviado ao espaço e que se tornará um hóspede permanente da estação orbital.

Fonte: AFP-Via:moraisvinna

Whitejets anuncia charter Natal-Orlando para janeiro

Whitejets anuncia charter Natal-Orlando para janeiro

http://www.panrotas.com.br/admin/redacao/fotos_lote2/abavrio0091g.jpg

Martin Diniz, supervisor de Operações do Club Vip; José Manuel Antunes, diretor do Club Vip; Carla Chander, gerente do Club Vip em Orlando (EUA); Murillo Felinto, diretor da JSC Turismo; e Rui Faria, vice-presidente da Omni Aviação, controladora da Whitejets.


O empresário Murillo Felinto, diretor da JSC Turismo, com sede em Natal (RN), lançará no mercado emissor do Nordeste esta semana mais um voo charter pela Whitejets a partir do Aeroporto Internacional Augusto Severo, de Natal.

Desta vez, o destino será Orlando (EUA). O voo sairá de Natal no dia 16 de janeiro, com retorno no dia 23 do mesmo mês. A JSC Turismo opera há três anos da capital potiguar para Lisboa, na Semana Santa e no Réveillon.

No dia 14 de novembro, fará um charter de Natal para Varadero e Havana, em Cuba.

O vice-presidente da Omni Aviação (empresa de capital português responsável pela Whitejets), Rui Faria; o diretor da operadora Club Vip, José Manuel Antunes; e a representante do Mundo Vip em Orlando (EUA), Carla Chandler, são os responsáveis pela estratégia comercial do charter, ao lado de Felinto.

José Manuel Antunes considera que o mercado nordestino poderá ser, em breve, um bom polo emissor tanto para o Caribe como para os EUA.

"Os voos levam seis horas, o passageiro não precisa ir a São Paulo e os preços são competitivos", observa o operador português.

A Whitejets pediu autorização do DOT americano para operar charteres de São Paulo e Rio para Orlando, ainda este ano

fonte:Panrotas-por:Antonio Roberto Rocha

Presidente da ABETAR participa da reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária

Presidente da ABETAR participa da reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária

http://www.aeromarketingbrasil.com.br/forum/coord1.jpgApostole Lazaro Chryssafidis, presidente da ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), participou no dia 25 de outubro (segunda-feira), da reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária do Conselho Consultivo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Estarão presentes na reunião os diretores da ANAC, Rubens Carlos Vieira (Diretor de Infraestrutura Aeroportuária) e Ricardo Bezerra (Diretor de Regulação Econômica), além de representantes de entidades e associações ligadas ao setor de aviação, que compõem os Comitês Técnicos da Câmara.

Durante o encontro, os Comitês apresentarão sugestões de aperfeiçoamento das Resoluções 113, 115 e 116 da ANAC, de forma a permitir que a Câmara prepare e submeta recomendações à aprovação do Conselho Consultivo da agência, em sua próxima reunião no dia 11 de novembro.

Resoluções da ANAC – As Resoluções 113, 115 e 116 estabelecem critérios e procedimentos para a alocação de áreas aeroportuárias (113), critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis, no âmbito da ANAC (115), e dispõe sobre os serviços auxiliares ao transporte aéreo (116).


Fonte:Portal Fator Brasil

Justiça Militar condena controlador de voo pelo acidente da Gol

Justiça Militar condena controlador de voo pelo acidente da Gol

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7-w0WXUZorXwOhps0aDCUvcf8qJA3FoHb_vEz_zG7SQ2n6FLcpuBNdDU-wmQs0I3Qy6k-Jt6DjYA3Q9x0AOaZg5MnszODn9v_Q1btJl_PoeK1CZDZhIo1m06oAlMEIW_N2LGqbZJfUExL/s1600/gol.jpg


Acidente entre avião da Gol e jato particular matou 154 pessoas em 2006.

Sargento foi condenado a 1 ano e 2 meses de detenção por homicídio culposo




A Justiça Militar condenou nesta terça-feira (26) a um ano e dois meses de detenção, por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), o sargento Jomarcelo Fernandes dos Santos, controlador de voo que trabalhou no controle de tráfego aéreo no dia do acidente no voo 1907 da Gol, que deixou 154 mortos há quatro anos.

Cabe recurso ao Superior Tribunal Militar (STM).

O acidente ocorreu no dia 29 de setembro de 2006, quando o avião da Gol se chocou no ar com um jato Legacy. O sargento foi condenado por 4 votos a 1.

Outros quatro controladores – João Batista da Silva, Felipe Saltos dos Reis, Lucivando Tibúrcio de Alencar e Leandro José Santos de Barros – foram absolvidos.

Eles haviam sido denunciados pelo Ministério Público Militar (MPM) por negligência e por deixar de observar as normas militares de segurança.

O sargento Santos foi acusado por não informar sobre o desligamento do sinal anticolisão do Legacy e por não informar o oficial que o subsitutiu no controle aéreo sobre a mudança de altitude do jato.

O transponder é um sistema anticolisão que "avisa" os pilotos sobre a proximidade de outra aeronave, para evitar choques em pleno ar.

A condenação é inaceitável. Não foi permitido provar que ele não fala inglês e estava obrigado a sentar em um console para coordenar voo de pilotos estrangeiros.

Foi uma falha da seção de pessoal da Aeronáutica. Não só essa, mas um conjunto de falhas que a Aeronáutica tem que reconhecer".

Roberto Sobral, advogado do sargentoJomarcelo Fernandes dos Santos, condenado pelo acidente da Gol

O advogado do sargento, Roberto Sobral, afirmou que vai recorrer ao plenário do STM e ao Supremo Tribunal Federal (STF), se for necessário. Para Sobral, Santos não teria condições de atuar no controle por não falar inglês, considerando que dois pilotos norte-americanos conduziam o jato Legacy.

Ele acusou a Justiça Militar de impedir a defesa de produzir provas que inocentariam os controladores.

“A condenação é inaceitável. Não foi permitido provar que ele não fala inglês e estava obrigado a sentar em um console para coordenar voo de pilotos estrangeiros. Foi uma falha da seção de pessoal da Aeronáutica. Não só essa, mas um conjunto de falhas que a Aeronáutica tem que reconhecer”, afirmou Sobral. Segundo o advogado, o sargento deve cumprir a pena em liberdade.

Absolvição

A juíza Vera Lúcia da Silva Conceição foi a única a votar pela absolvição de todos os controladores acusados de envolvimento no acidente. Para ela, mesmo que os acusados tenham cometido erros, o acidente teria sido evitado se o transponder do jato Legacy estivesse ligado no momento da colisão com a aeronave da Gol.

“Por mais que os acusados tivessem errado, o acidente não teria ocorrido se o transponder do Legacy estivesse ligado. Por mais que haja condenação, a gente não pode ter esse sentimento de que esse processo vai fazer uma justiça em relação às mortes das 154 pessoas. Os acusados ainda vão levar esse fardo. Isso é inevitável. Não vai haver solução processual que vai dar tranquilidade aos acusados”, disse a juíza.

Mesmo sendo autora da denúncia contra os controladores, a promotora responsável pelo caso, Ione de Souza Cruz, pediu a absolvição dos cinco controladores e afirmou que não há provas de que eles tenham falhado. Segundo ela, uma soma de fatores seria responsável pela queda da aeronave.

“Não há como atribuir a esses homens a responsabilidade penal pelo fato. O importante é saber se podemos dizer com certeza se essas pessoas agiram de forma negligente ou tolerante. Com certeza essas pessoas não foram para lá aquele dia dizendo: eu vou derrubar um avião”, disse.

“Um acidente ali naquela altitude é impensável, não passava pela cabeça deles. Eles internamente carregam uma espécie de culpa. Internamente eles se perguntam: se eu tivesse feito isso ou aquilo essas pessoas talvez não tivessem morrido”, continuou a representante do MP.

Acidente

No dia 29 de setembro de 2006, um Boeing da Gol que fazia o vôo 1907, de Manaus para Brasília, chocou-se com um jato Legacy que seguia de São José dos Campos (SP) rumo aos Estados Unidos (veja vídeo acima, de quando o acidente estava para completar quatro anos).

O Boeing caiu em uma região de floresta no norte de Mato Grosso.

O acidente deixou 154 mortos – todos passageiros e tripulantes da aeronave.

O Legacy conseguiu pousar em uma base aérea no sul do Pará. Os sete ocupantes do jato sobreviveram. O acidente, que completou 4 anos em setembro, foi o segundo desastre aéreo com mais vítimas ocorrido em solo brasileiro.

A denúncia do MPM afirma que teria havido negligência dos controladores de tráfego aéreo a respeito do plano de voo traçado para o Legacy, principalmente no que se refere à faixa de altitude em que ele deveria permanecer.

fonte:G1.com

Tráfego de passageiros cresce 10,5% em setembro

Tráfego de passageiros cresce 10,5% em setembro

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0kz2ehyljIFzfo8a6NG7GpHtXp703ACFAud31T7E3ezia353Um-ubXAsvABLCrxM_M4GJJj5NmZS-PAiPvKgemFmiCX3Nl1G3brNKbbqS5efW77BE4gjyd32diaLBoez2NenCFmVIyaPl/s400/iata.jpg


A Iata divulgou hoje os resultados da avição internacional no mês passado.

O tráfego de passageiros teve um incremento de 10,5% em relação a setembro de 2009, significativamente mais do que o recorde registrado neste ano, em agosto, que verificou crescimento de 6,5% no total de passageiros transportados em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No transporte de cargas, o aumento no mês passado – no comparativo com setembro de 2009 – foi de 14,8%.

Nesse caso, inferior ao recorde registrado em agosto, quando o transporte de cargas foi 19% superior ao volume transportado em agosto de 2009.

Em relação a agosto deste ano, o mês passado registrou aumento de 2,1% no volume de passageiros transportados, enquanto o total de carga embarcada foi 2,1% inferior.

A oferta de assentos, segundo a Iata, cresceu 7,3% em setembro – na comparação com o mesmo período do ano passado –, o que elevou a taxa de ocupação para pouco mais de 80% (em setembro de 2009 era de 77,7%).

No recorte regional da Iata, as companhias aéreas latino-americanas registraram aumento de oferta de apenas 0,5% no mês passado, em relação ao mesmo período de 2009, enquanto o tráfego de passageiros cresceu 6,6% - o menor entre as regiões.

O baixo crescimento da oferta, segundo a Iata, foi provocado pelo fim das operações da Mexicana.


Fonte:Panrotas-por:Maria Izabel Reigada

Puma Air Linhas Aéreas conquista resultados positivos na ABAV 2010

Puma Air Linhas Aéreas conquista resultados positivos na ABAV 2010

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6w3VNOrl-lXMYVoklWanc9SWKtAkAtNGmq4AxJmzuTa17pjQLOPij_QRB0IquHTQKBK6kP9FKJdJCmpb11cDBWCXHkwVmV32E7ts35ucfBAO7CdG59V1b66t3TAKl1dCWsICj0YdO5Xqt/s1600/puma_air2.jpg

A Puma Air Linhas Aéreas participou pela primeira vez da Feira das Américas - ABAV 2010, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro, no Rio Centro.

Durante o evento, a companhia aérea apresentou ao público os destinos que atende atualmente, São Paulo (Guarulhos), Macapá (AP) e Belém (PA), e os novos destinos que passará a atender, bem como o primeiro voo internacional da companhia, para Angola, previsto para janeiro de 2011.

A feira foi uma oportunidade para a Puma Air Linhas Aéreas reforçar junto aos agentes de viagens os diferenciais da empresa, como por exemplo os horários de voos mais adequados às necessidades dos passageiros, maior espaço entre as poltronas e serviço de bordo de alta qualidade.

Segundo Gleison Gambogi, presidente da Puma Air Linhas Aéreas, a resposta do trade foi positiva.

“Fomos surpreendidos com o resultado colhido no evento em função da importância que ele representa para o segmento de turismo. Isso contribui em muito para o crescimento da empresa, já que o nosso produto tem sido bem aceito, por causa dos diferenciais que oferecemos no mercado”, disse Gambogi.


fonte:Portal Fator Brasil

Air France-KLM melhora previsão de resultado anual

Air France-KLM melhora previsão de resultado anual

http://www.rnw.nl/data/files/images/lead/181109%20klm%20airfrance.jpg

A Air France KLM, maior companhia aérea da Europa, afirmou nesta terça-feira que vai aumentar sua perspectiva de desempenho para todo o ano com base na performance de receita dos últimos meses ee reservas de passagens.

A companhia aérea, que foi atingida por cinzas vulcânicas que fecharam os céus da Europa em abril e pela crise econômica, informou que o resultado operacional para o ano financeiro que se encerra em março de 2011 será positivo, sem considerar o "grande evento adverso".

Em julho, a companhia informou que chegaria ao equilíbrio financeiro em nível operacional, excluindo impacto do fechamentos dos céus em abril que custou à empresa 158 milhões de euros.


Fonte:REUTERS NEWS-VIA:Portal Terra

Empresário de MS cria avião a diesel para baratear voos

Empresário de MS cria avião a diesel para baratear voos

O sonho de Ícaro era voar até o Sol, mas a cera das asas construídas pelo personagem da mitologia grega derreteu com o calor do Astro Rei, despencando o sonhador do seu intento.

Bem mais modesto, o empresário de Campo Grande Luis Fernando França da Nova, já vivencia o sonho de estar nas nuvens, e em um projeto bem mais econômico.

Luis Fernando França da Nova, empresário do ramo de máquinas e gasodutos, de 51 anos, já pilota aviões há mais de 20 anos.

Ele idealizou e construiu o primeiro avião tripulado com motor a diesel, uma fórmula de baratear os custos dos voos.

“Pensei em criar o avião com motor automotivo movido a diesel por conta do custo do combustível, da manutenção e da durabilidade. O projeto tem quatro anos e ainda não está finalizado. Mas já avançamos muito”, explica Luis Fernando.

O projeto do empresário possui espaço para dois passageiros e carrega até 100 quilos de carga. A economia com o motor a diesel chega a 75%.

“A gasolina de aviação custa em média R$ 4,00, enquanto o diesel vale R$ 2,00. além disso, o motor consome 17 litros por hora de voo, enquanto para utilizar a gasolina são necessários 25 litros por hora.

“Fiz voos experimentais para Cuiabá e Ponta Porã com resultados interessantes. Muitos pecuaristas deixaram de usar aviões para chegar até sua propriedade”, diz o empresário.

Luis Fernando usa o nome de uma figura pantaneira para ilustrar o custo de voo. “Tem quem diga que um avião é uma onça, pois ‘come’ um bezerro para ida e outro na volta”, esclarece, citando o valor de um bovino em combustível.

O motor a diesel ainda tem custo de manutenção menor e as peças são as mesmas utilizadas em automóveis. “Estou nas nuvens, mas sei que meu bolso não está indo pro espaço”, diverte-se Luis Fernando.

O avião, ultraleve experimental Conquest 180, prefixo PU-LFN, tem até o momento 300 horas de voo. Para ser considerado plenamente testado, são necessárias 1.000 horas no ar.

A paixão de Luis Fernando pela aviação começou quando passava pela BR-163, na saída para São Paulo. “Um dia vi um pequeno avião no céu e pensei que também poderia voar. Passei a frequentar o aeroporto e fui aprendendo”.

Seu primeiro avião foi comprado em 1984, um ultraleve semelhante ao modelo usado pelo pai da aviação, Santos Dumont. Hoje, Luis Fernando tem mais de quatro aeronaves.

Fonte: Jorge Almoas (campogrande.news.com.br) - Foto: João Garrigó-via Desastres Aéreos News

Japão e EUA assinam acordo "open sky"

Japão e EUA assinam acordo "open sky"

O Embaixador dos EUA no Japão, John Roos (esquerda) e o Ministro dos Transportes do Japão, Sumio Mabuchi

As autoridades japonesas e americanas assinaram nesta segunda-feira o acordo "open sky" (céu aberto), que permite às companhias aéreas dos dois países organizar livremente o tráfego de um lado a outro do Pacífico.

O acordo "open sky" permite às companhias aéreas dos dois países ajustar o número de voos oferecidos.

Até o momento a possibilidade era limitada em virtude de antigos acordos bilaterais prejudiciais aos japoneses.

Fonte: AFP /UOL Economia - Foto: AFP -via:
Desastres Aéreos News

El Al planeja 4° voo para Israel em abril de 2011

El Al planeja 4° voo para Israel em abril de 2011


http://www.jetphotos.net/news/media/userfiles/934396046936.jpg

O quarto voo semanal da El Al entre Israel e São Paulo (GRU) deve começar em 1° de abril do próximo ano.

“Essa é a data planejada que estamos trabalhando”, disse a diretora geral Brasil da aérea israelense, Priscila Golczewski.

Segundo a executiva, o quarto voo, quando começar, será operado com o mesmo avião dos atuais três voos por semana – o Boeing 777.

Fonte:Panrotas-Por:Claudio Schapochnik