O Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, aprovou a compra de 20 caças Lockheed F-35 para a Força Aérea de Israel, conforme informado nesse domingo, dia 15 de agosto.
As aeronaves, fabricadas pela fabricante norte americana Lockheed, devem ser entregues para Israel entre 2015 e 2017.
A aprovação de Barak para o negócio de US$ 2,7 bilhões veio após mais de dois anos de longas negociações entre o departamento de defesa de Israel, o Pentágono e a fabricante Lockheed Martin.
As negociações demoraram mais do que o normal devido a demanda da Força Aérea de Israel em instalar sistemas israelenses nas aeronaves e a recusa dos norte americanos em permitir essas mudanças.
No final, o desejo da Força Aérea de Israel de ser a primeira força aérea do Oriente Médio a utilizar o F-35 veio antes do desejo de utilizar os sistemas israelenses, e protanto concordaram em adquirir as 20 unidades do caça F-35 sem os pacotes de alterações nos sistemas.
Os norte-americanos prometeram, no entanto, que se Israel adquirir mais caças F-35, conforme a Força Aérea de Israel pretende nos próximos anos, ela possivelmente será autorizada a instalar os sistemas israelenses nessas novas aeronaves.
“O caça F-35 é uma aeronave do futuro que permitirá que Israel mantenha a sua superioridade aérea e uma vantagem tecnológica na região,” disse Barak. “O F-35 dará para a Força Aérea de Israel uma capacidade melhorada, tanto em breve como num futuro distante, para ajudar a reforçar a segurança nacional de Israel.”
O Lockheed Martin F-35 é um caça de quinta-geração, com tecnologia stealth e capaz de ataques militares, os quais podem despistar radares e sistemas de mísses ar-ar.
Os membros envolvidos na negociação acreditam que a aprovação final do acordo deve ser assinado no final de setembro através de um aval dos ministros do governo de Israel.
Israel poderá ser o primeiro país estrangeiro a assinar um acordo de compra de caças F-35, além das oito nações parceiras que ajudaram a desenvolver a aeronave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação