Gol tem atrasos em 51,1% dos voos em todo o país
Em comunicado, a companhia aérea informou que os atrasos se deram pelo retorno de férias escolares, que coincidiu com a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários
O mês de agosto começou mal para as empresas aéreas.
Dos 1012 voos domésticos programados até as 12 horas desta segunda-feira (02/08) nos principais aeroportos do país, 242 sofreram atrasos de pelo menos meia hora, o que representa 23,9% do total. Outros 42 foram cancelados (4,2%). As informações são do boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A Gol é a companhia que apresenta mais atrasos
De acordo com o comunicado da Infraero, dos 362 voos da Gol programados até as 12 horas em terminais do país, 185 registraram atraso, o que representa 51,1% do total.
Outros 28voos foram cancelados (7,7%).
A TAM, por sua vez, conta com atrasos em 26 dos 347 voos programados para a segunda-feira até às 12 horas. O que representa 7,5%.
A empresa teve quatro voos cancelados, o que significa 1,2% do total.
Em comunicado, a Gol afirmou que os atrasos desta segunda-feira ainda são "reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos".
A nota da companhia informa ainda que algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão, o que impediu que os profissionais seguissem viagem "gerando um efeito em cadeia", informou a empresa.
"A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários".
"A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários".
A companhia informou estar trabalhando para regularizar a situação de seus voos, acionando tripulantes extras. A Gol destacou equipes de monitoramento nos aeroportos para lidar com possível problemas dos passageiros.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou ainda que está acompanhando os atrasos registrados pela companhia e conferindo se as novas regras estão sendo cumpridas.
Por volta das 12h30, agentes do Procon chegaram ao aeroporto de Congonhas para fazer fiscalização.
Por volta das 12h30, agentes do Procon chegaram ao aeroporto de Congonhas para fazer fiscalização.
Gol explica atrasos de voos; leia comunicado
Segundo o site Uol, que cita a Infraero, foram pelo menos 316 atrasos somente hoje em voos domésticos, além de 73 cancelamentos.
Segundo a empresa, o pico de passageiros voltando das férias foi uma das causas dos atrasos.
Leia abaixo o conteúdo do comunicado na íntegra.
“A Gol informa que os atrasos de hoje são, ainda, um reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia.
A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários.
A empresa trabalha intensamente para normalizar a situação de seus voos: acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos.
Elas foram especialmente designadas para tomar medidas emergenciais de atendimento, caso seja necessário.
Aos clientes, a Gol vem prestando atendimento e toda a assistência necessária, conforme determina a legislação estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A Gol julga importante informar que seu quadro de colaboradores é condizente com as necessidades operacionais da empresa e está em linha com os padrões do mercado.
A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a qualidade e a agilidade dos serviços prestados aos clientes e garante que não medirá esforços para regularizar o mais rápido possível as suas operações.
Atenciosamente,
Gol Linhas Aéreas Inteligentes.”
Nota:De acordo com alguns funcionários da Gol, estes não são os únicos problemas que vem sendo enfrentados pela empresa (Internamente)ao longo do tempo ;desacordos entre a empresa e empregados vem sendo amplamente discutidos .
Problemas com as participações nos lúcros da empresa mediante métas ,que não vem sendo cumpridos, segundo funcionários a empresa sempre da a desculpa que não se atingiu as metas desejadas -(Mas as Horas podem ser regulamentadas).
Enquanto isso ,uma revista publica as participações dos diretores da empresa nos lúcros ...(sem comentários!)
Outro problema que a empresa aérea inclusive assume ,é a regulamentação de voos de seus tripulantes que ,pela legislação fica em torno de de 85 horas/mês ,e que ,não vem acontecendo ,tem tripulante fazendo entre 90 à 130 horas /mês, o que é proibido segundo CBA (Código Brasileiro de Aeronautica) artigo 36 da Lei de Regulamentação Profissional do Aeronauta
Fonte: Época-Via Direto da Pista/G1.com/Panrotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação