04/08/2010

Gol tem atrasos em 51,1% dos voos em todo o país

Gol tem atrasos em 51,1% dos voos em todo o país

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Em comunicado, a companhia aérea informou que os atrasos se deram pelo retorno de férias escolares, que coincidiu com a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários

O mês de agosto começou mal para as empresas aéreas.

Dos 1012 voos domésticos programados até as 12 horas desta segunda-feira (02/08) nos principais aeroportos do país, 242 sofreram atrasos de pelo menos meia hora, o que representa 23,9% do total. Outros 42 foram cancelados (4,2%). As informações são do boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A Gol é a companhia que apresenta mais atrasos

De acordo com o comunicado da Infraero, dos 362 voos da Gol programados até as 12 horas em terminais do país, 185 registraram atraso, o que representa 51,1% do total.

Outros 28voos foram cancelados (7,7%).

A TAM, por sua vez, conta com atrasos em 26 dos 347 voos programados para a segunda-feira até às 12 horas. O que representa 7,5%.

A empresa teve quatro voos cancelados, o que significa 1,2% do total.

Em comunicado, a Gol afirmou que os atrasos desta segunda-feira ainda são "reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos".

A nota da companhia informa ainda que algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão, o que impediu que os profissionais seguissem viagem "gerando um efeito em cadeia", informou a empresa.

"A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários".

A companhia informou estar trabalhando para regularizar a situação de seus voos, acionando tripulantes extras. A Gol destacou equipes de monitoramento nos aeroportos para lidar com possível problemas dos passageiros.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou ainda que está acompanhando os atrasos registrados pela companhia e conferindo se as novas regras estão sendo cumpridas.

Por volta das 12h30, agentes do Procon chegaram ao aeroporto de Congonhas para fazer fiscalização.

Gol explica atrasos de voos; leia comunicado

A Gol emitiu um comunicado oficial sobre os atrasos do último final de semana, que se estendem até hoje, e as medidas que adotará para resolver o ocorrido.

Segundo o site Uol, que cita a Infraero, foram pelo menos 316 atrasos somente hoje em voos domésticos, além de 73 cancelamentos.

Segundo a empresa, o pico de passageiros voltando das férias foi uma das causas dos atrasos.


Leia abaixo o conteúdo do comunicado na íntegra.

“A Gol informa que os atrasos de hoje são, ainda, um reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia.

A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários.


A empresa trabalha intensamente para normalizar a situação de seus voos: acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos.

Elas foram especialmente designadas para tomar medidas emergenciais de atendimento, caso seja necessário.


Aos clientes, a Gol vem prestando atendimento e toda a assistência necessária, conforme determina a legislação estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A Gol julga importante informar que seu quadro de colaboradores é condizente com as necessidades operacionais da empresa e está em linha com os padrões do mercado.

A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a qualidade e a agilidade dos serviços prestados aos clientes e garante que não medirá esforços para regularizar o mais rápido possível as suas operações.

Atenciosamente,
Gol Linhas Aéreas Inteligentes.”

Nota:De acordo com alguns funcionários da Gol, estes não são os únicos problemas que vem sendo enfrentados pela empresa (Internamente)ao longo do tempo ;desacordos entre a empresa e empregados vem sendo amplamente discutidos .

Problemas com as participações nos lúcros da empresa mediante métas ,que não vem sendo cumpridos, segundo funcionários a empresa sempre da a desculpa que não se atingiu as metas desejadas -(Mas as Horas podem ser regulamentadas).

Enquanto isso ,uma revista publica as participações dos diretores da empresa nos lúcros ...(sem comentários!)

Outro problema que a empresa aérea inclusive assume ,é a regulamentação de voos de seus tripulantes que ,pela legislação fica em torno de de 85 horas/mês ,e que ,não vem acontecendo ,tem tripulante fazendo entre 90 à 130 horas /mês, o que é proibido segundo CBA (Código Brasileiro de Aeronautica) artigo 36 da Lei de Regulamentação Profissional do Aeronauta

Fonte: Época-Via Direto da Pista/G1.com/Panrotas

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