Tecnologia de visão sintética do Phenom 100 é certificada
Funcionalidade da cabine de comando do jato entry level é aprovada pela ANAC, FAA e EASA .
São José dos Campos – O jato executivo Phenom 100, da categoria entry level, fabricado pela Embraer, recebeu os certificados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos e da Agência Europeia para Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) para utilizar a tecnologia de visão sintética da Garmin (Synthetic Vision Technology – SVT).
A ferramenta recria imagens topográficas a partir das informações do sistema de alerta de colisão da aeronave por meio de uma sofisticada modelagem gráfica, simulando o que o piloto veria em sua frente à luz do dia.
É particularmente útil em condições de visibilidade limitada, tais como neblina, operação noturna e voo por instrumentos.
A realidade virtual apresentada fornece ao piloto uma imagem tridimensional do solo, água, obstáculos, aeroportos e tráfego aéreo.
“Esta funcionalidade fornece aos pilotos uma ferramenta de orientação simples e intuitiva, contribuindo para maior segurança e alerta situacional da tripulação, e reforça o comprometimento da Embraer em oferecer uma solução diferenciada para a cabine de comando dos jatos Phenom”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva.
O sistema apresenta imagens coloridas do relevo e pode gerar variações de tonalidades para o âmbar ou vermelho, por meio das quais é possível diferenciar claramente áreas que representam maiores ou menores riscos de colisão.
Torres ou outros obstáculos que possam interferir na rota de voo também são destacados com cores diferentes e mostrados com simbologia apropriada.
O SVT funciona em conjunto com o sistema de prevenção de colisões aéreas (Traffic Collision Avoidance System – TCAS) e o serviço de informações de tráfego aéreo (Traffic Information Service – TIS) para representar outras aeronaves em perspectiva tridimensional e fornecer dados em tempo real sobre a sua proximidade.
Utilizando a simbologia própria do TCAS, o SVT apresenta os objetos mais próximos em maior tamanho, facilitando a visualização e a identificação dos riscos associados ao tráfego aéreo.
O SVT também pode ser facilmente instalado nos aviões que já estão em operação e é um importante componente da cabine de comando Prodigy™.
Projetada com base no sistema avionico integrado da Garmin, a Prodigy™ foi exclusivamente concebida para os jatos Phenom e incorpora a ampla experiência da Embraer no desenvolvimento de aeronaves comerciais e de defesa.
Fatores humanos, alerta situacional aprimorado, cabine de comando digital com monitores amplos, aviônica de última geração e capacidade de operação por apenas um piloto são elementos fundamentais em cada detalhe do projeto desta cabine de comando.
A certificação do SVT para o Phenom 300 avança conforme o planejado e deverá ser concluída nos próximos meses. Com isso, o jato será o primeiro da categoria light a oferecer esta tecnologia. | www.EmbraerExecutiveJets.com.br.
Fonte:Portal Fator Brasil/Videos:Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação