Primeiro UAV Autraliano começa a operar no Afeganistão
O Ministério da Defesa da Austrália informou nesta quarta-feira, 13 de janeiro, que o primeiro exemplar do UAV (Unmanned Aerial Vehicle), Heron, operado por um destacamento conjunto da Força Aérea e do Exército Australianos, iniciou operações no Afeganistão.
O Veículo Aéro Não Tripulado (VANT), recebido via leasing pelo projeto Nakeen, assinado com a MacDonald, Dettwiler and Associates Ltd (MDA), soma suas características de voos de longa duração a modelos tripulados (AP-3C Orion, operado pela Força Aérea) e não tripulados (Scan Eagle, operado pelo Exército).
Foram cinco meses de preparação do destacamento, liderado pela Força Aérea Australiana, até a entrega e início das operações, com ajuda da experiência acumulada pelo destacamento de Heron do Canadá, que opera o modelo no Sul do Afeganistão (veja nas fotos abaixo o recebimento e retirada do contêiner do primeiro modelo).
A Capacidade de Operação Inicial (Initial Operating Capability) já foi atingida, segundo o informe do Ministério da Defesa, e o desenvolvimento da capacidade plena está em andamento, com pretensão de ser atingida nos próximos meses.
O Heron pertence à categoria de VANTs de uma tonelada, para voos de longa duração, e foi selecionado após um exame detalhado de sistemas de baixo risco, de forma a poder ser disponibilizado rapidamente no Teatro de Operações Afegão.
O contrato de leasing cobre um período inicial de um ano de operações, com opção para ser estendido.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação