Israel só comprará JSF-35 se tiver aviônicos israelenses
Israel informou aos Estados Unidos que comprará o F-35 somente se metade dos aviônicos for de origem israelense
O jornal israelense The Jerusalem Post divulgou que o Ministério da Defesa de Israel disse aos Estados Unidos que somente vai comprar o caça stealth F-35 Lightning II se pelo menos 50% dos sistemas de aviônicos forem trocados por tecnologia fabricada em Israel.
A primeira preocupação dos EUA é a habilidade de Israel para instalar seus próprios sistemas de radar e de guerra eletrônica, mas até o momento os Estados Unidos se recusam a permitir o acesso aos códigos fontes dos sistemas da aeronave, assim como foi igualmente negado aos outros pedidos das nações participantes do programa JSF (Joint Strike Fighter).
Um outro problema é que os Estados Unidos vem recusando a ideia de Israel de efetuar as manutenções em seus futuros caças F-35 de forma independente.
Através da atual proposta, se um cliente encontrar problemas de mal funcionamento mecânico, a aeronave deverá ser enviada para um centro de manutenção exclusivo, que estuda-se que seja criado na Itália.
dificuldades para o acordo de venda a Israel residiam no fato que país sem ter integrado o programa no seu desenvolvimento do JSF, desejava integrar ao F-35 seus sistemas eletrônicos, e de comunicação, sistemas de armas além da capacidade de manter a independência em caso de uma falha técnica ou problema estrutural. Tais exigências obrigam os americanos a expor a Israel itens de tecnologia "chancelados" como secretos.
Como forma de contornar o problema Israel propôs para os americanos que o computador central fosse substituído por um israelense para que assim, eles pudessem instalar livremente seus sistemas.
Desta forma será inclusive mais simples chegar a um acordo sobre o preço final da aeronave.
Como forma de contornar o problema Israel propôs para os americanos que o computador central fosse substituído por um israelense para que assim, eles pudessem instalar livremente seus sistemas.
Desta forma será inclusive mais simples chegar a um acordo sobre o preço final da aeronave.
De acordo com autoridades de Israel, o investmento para compra das aeronaves F-35 JSF só terá um bom custo benefício se as empresas de Israel tiverem algum retorno financeiro.
Um exemplo foi o contrato da Israel Aerospace Industries que ganhou um contrato para produzir as estruturas principais das asas dos caças F-16 feitos pela Lockheed Martin, também a empresa dos caça F-35.
Estima-se que cada caça F-35 custe cerca de US$ 130 milhões. O artigo do jornal diz ainda que Israel acredita que terá uma aumento qualitativo da tecnologia de ponta sobre outros caças F-35 se puder instalar seus próprios sistemas de aviônicos. Israel estuda adquirir 25 aeronaves F-35, mas a data ainda não está definida.
Se houver um acerto sobre esses assuntos, estima-se que em seis meses o contrato deva ser assinado.
Fonte:moraisvinna/ The Jerusalem Post / Cavok
Um exemplo foi o contrato da Israel Aerospace Industries que ganhou um contrato para produzir as estruturas principais das asas dos caças F-16 feitos pela Lockheed Martin, também a empresa dos caça F-35.
Estima-se que cada caça F-35 custe cerca de US$ 130 milhões. O artigo do jornal diz ainda que Israel acredita que terá uma aumento qualitativo da tecnologia de ponta sobre outros caças F-35 se puder instalar seus próprios sistemas de aviônicos. Israel estuda adquirir 25 aeronaves F-35, mas a data ainda não está definida.
Se houver um acerto sobre esses assuntos, estima-se que em seis meses o contrato deva ser assinado.
Fonte:moraisvinna/ The Jerusalem Post / Cavok
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