P-3CK da Coréia do Sul serão entregues sem equipamento de guerra eletrônica
O jornal sul-coreano The Korea Times informou que a entrega dos oito aviões de patrulha marítima P-3CK modernizados a partir de células de P-3B está atrasada novamente, desta vez por causa de restrições de exportação do equipamento de guerra eletrônica escolhido para integrar os aviões.
O programa P-3CK, iniciado em 2005, já estava atrasado um ano e meio por causa de problemas de integração e reprojeto no processo de modernização dos P-3B, que entraram em serviço na década de 1960.
O cronograma inicial estabelecia a entrega da primeira aeronave em 2008 e a entrega da última em 2010.
Sendo assim, a agência sul-coreana Defense Acquisition Program Administration (DAPA) decidiu entregar o primeiro P-3CK sem o equipamento de ESM (Electronic Support Measures ou MAGE , Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, no Brasil), até que os EUA liberem a licença de exportação.
Um oficial da DAPA, que pediu para não ser identificado, disse ao jornal que os EUA levantaram uma barreira na exportação da licença para o sistema de ESM em junho de 2009, citando a proteção de tecnologia em alguns equipamentos relacionados a ondas eletromagnéticas.
Os EUA têm desenvolvido medidas para proteger sua tecnologia, mas foi dito que a licença será liberada logo para a Coreia do Sul.
A empresa americana responsável pela licença de exportação é L-3 Communications Integrated Systems (L-3 IS, que em 2005 ganhou a concorrência de US$ 300 millhões para prover os sistemas e a modernização dos oito P-3B Orion, elevando-os ao padrão P-3CK. O valor total do programa é de US$ 550 milhões. A L-3 bateu a Lockheed Martin na concorrência.
A L-3 é a responsável por reconfigurar os dois primeiros P-3B colocando-os no mesmo nível dos P-3C Update III da US Navy.
As demais aeronaves serão modernizadas pela Korea Aerospace Industries (KAI).
O primeiro P-3CK deve ser entregue em breve para os testes iniciais, mas os oficiais da ROK Navy estão reclamando, pois o equipamento de ESM é vital para aeronaves de patrulha.
O equipamento barrado é o ALR-95 da EOD Corporation, que aumenta o grau de sobrevivência da aeronave, com sua capacidade de detecção, identificação e localização de radares hostis, sem que sua presença seja notada pelo inimigo.
Nas fotos abaixo, os P-3B destinados à Coreia passando pelo trabalho de modernização.
fonte:Poder Aereo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação