Airbus A400 teve problemas no voo inaugural
O primeiro voo do Airbus A400, o projecto europeu de aeronave de transporte táctico de médio/longo curso não decorreu sem problemas ao contrário do que foi divulgado no dia 11 de Dezembro, após o primeiro voo do A400 em Sevilha na Espanha.
A notícia foi avançada no fim de semana pelo semanário alemão Der Spiegel.
Os dados divulgados pelo jornal alemão permitem concluir que o computador que gere os lemes e um dos sistema redundantes de backup do A400 falharam trinta minutos após a descolagem da aeronave.
Como resultado da falha, um dos quatro motores da aeronave teve que ser desligado.
Segundo fonte ligada ao fabricante, o problema foi resolvida e o A400 voltou já aos céus e completou mais de 30 horas de voo, tendo excedido as expectativas.
O lento desenvolvimento do A400, arrisca-se a deitar por terra o ambicioso programa europeu que pretende permitir à Europa dispor de alguma capacidade de transporte autónoma, sem ter que depender dos Estados Unidos.
O A400, tem quase o dobro da capacidade de transporte de um Hércules C130 e embora possa transportar muito menos carga que os C17 fabricados pela norte-americana Boeing, ele pode operar a partir de pistas pouco preparadas e de muito curta dimensão.
O programa de desenvolvimento encontra-se presentemente numa encruzilhada com o fabricante do avião a dizer que se não receber mais financiamentos por parte dos países europeus que encomendaram a aeronave, todo o projecto poderá ser cancelado.
Fonte:areamilitar/foto:G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação