Brasil Pretende doar helicópteros para Bolívia combater narcotráfico
Está em tramitação na Câmara Federal o Projeto de Lei 6176/09, do Executivo, que trata da doação de quatro helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) à Bolívia.
São Aerenoves do tipo "H-1H Iroquois", fabricadas nos Estados Unidos, que a Bolívia pretende usar em operações de combate ao narcotráfico.
São Aerenoves do tipo "H-1H Iroquois", fabricadas nos Estados Unidos, que a Bolívia pretende usar em operações de combate ao narcotráfico.
O Executivo argumenta que o Ministério da Defesa está empenhado em celebrar acordos com países amigos, visando a estreitar laços e a permitir a participação mais efetiva do Brasil em questões internacionais, por meio da colaboração militar.
O Comando da Aeronáutica, segundo o Executivo, acredita na possibilidade de doar aeronaves que possam suprir carências das Forças Armadas de alguns países.
Nas reuniões de cúpula de países da América Latina realizadas na Costa do Sauípe (BA) em dezembro de 2008, a Bolívia mencionou a necessidade de obter quatro helicópteros, com o propósito de facilitar o combate ao narcotráfico.
O Executivo alega que os helicópteros H-1H não atendem mais às necessidades operacionais da FAB, pois já estão disponíveis aeronaves mais modernas e de menor custo operacional. Além disso, esses helicópteros têm alto custo de manutenção.
O projeto tem caráter conclusivo, tramita em regime de prioridade e será votado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: desastresaereosnews/Agência Câmara via Tribuna do Norte - Foto: Luciano Porto (spotter.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação